Barba ensopada de sangue - Daniel Galera - Viaje na Leitura

09/02/2013

Barba ensopada de sangue - Daniel Galera



Classificação
 Sinopse:
Um professor de educação física busca refúgio em Garopaba, um pequeno balneário de Santa Catarina, após a morte do pai. O protagonista (cujo nome não se conhece) se afasta da relação conturbada com os outros membros da família e mergulha em um isolamento geográfico e psicológico. Ao mesmo tempo, ele empreende a busca pela verdade no caso da morte do avô, Gaudério, que teria sido assassinado décadas antes na mesma Garopaba, na época apenas uma vila de pescadores. Sempre acompanhado por Beta, cadela do falecido pai, o professor mergulha na investigação sobre o misterioso Gaudério, esquadrinhando as lacunas do pouco que lhe é revelado, a contragosto, pelos moradores mais antigos da cidade. Portador de uma condição neurológica congênita que o obriga a interagir com as outras pessoas de um modo peculiar, o professor estabelece relações com alguns moradores - uma garçonete e seu filho pequeno, os alunos da natação, um budista histriônico, a secretária de uma agência turística de passeios. Aos poucos, ele vai reunindo as peças que talvez lhe permitirão entender melhor a própria história. É também com lacunas e peças aparentemente díspares que Galera constrói sua narrativa alternando descrições sutis e detalhamento com diálogos ágeis e de rara verossimilhança, que dão vida a um elenco de personagens. 'Barba Ensopada de Sangue' se propõe a resgatar e levar às últimas consequências temas e conflitos das obras anteriores do autor tais como - a construção da identidade e, nesse processo, as dificuldades que se enfrenta para entender e reconhecer os outros; a necessidade inconfessa de uma reparação talvez inviável; a busca pela unidade entre mente e corpo; o consolo afetivo que o contato com a natureza e os animais é capaz de proporcionar; os diversos tipos de violência que podem irromper em meio a uma existência domesticada.

 Sei que não irei fazer uma resenha adequada a este livro, pois foi uma leitura diferente. Não esperava tamanho impacto que a história fosse me causar. Confesso que fui um pouco ignorante em pensar que pelo título, o livro se tratava de um assasino, ou de assasinatos. A verdade é que ele trata de um jovem que ouve uma história curiosa e cheia de fatos não esclarecidos de como seu avó morreu.


Com a morte do pai, o protagonista vai até Garopaba tentar saber como o avô morrera. E é lá que se passa a história. A chegada de nosso personagem, as dificuldades em se adaptar naquela cidade e como ganhar a confiança daquelas pessoas de que não são apenas mais turistas que resolveram prolongar as férias.


O desenrolar da história acontece de uma maneira calma, a narrativa não se apressou e isso torna a leitura prazerosa. A maneira que o autor retratou a história é diferente. O linguajar, as descrições... tudo isso me fascinou muito na narrativa do Galera.


Cada fato narrado não pôde passar despercebido, pois todos giram em torno da trama, temos que pegar os fios soltos e junta-los para realmente compreender a grandiosidade do livro. A natureza humana não é tão simples quanto parece, e sim perigosa.


Este foi o primeiro livro que leio do Daniel Galera e espero ler outros deste autor. Apesar da história ser muito profunda e a trama ser original, não gostei do final. Eu o entendi, fiquei com um sorriso após ler o livro, mas senti que o final não foi adequado e poderia ter sido mais elaborado.

 
 

4 comentários

  1. Eu simplesmente pirei com a escrita do Galera, achei o livro excelente não apenas pelo enredo, mas principalmente pela forma como foi contado e pela maneira profunda de nos mostrar o protagonista. Sabe que eu gostei bastante do final. Em algum momento eu confesso que esperei uma grande reviravolta, mas ao chegar no fim, de fato, concluí que o final foi bastante adequado. Gostei muito.

    Bjs
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o autor mas o livro anterior dele me interessou por conta de resenhas. Este o título instigou, mas não tanto qt. Percebi q é um tipo de leitura singular, ou agrada mesmo ou desgosta.
    Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha. Em breve, pretendo lê-lo. Abs

    ResponderExcluir
  4. Oi Lipe, tudo bem com você?
    Não conhecia o livro nem o autor e achei a sua resenha muito interessante.
    Anotei já o nome na minha listinha rs
    Beijos

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!