O Lado Avesso - Nornes, o Mago - Marcos Henrique Matos - Viaje na Leitura

06/02/2013

O Lado Avesso - Nornes, o Mago - Marcos Henrique Matos

O Lado Avesso
Classificação
 Sinopse:  
Imagine um mundo fantástico onde Elfos, Dragões, Guerreiros, Magos, Ciclopes, em fim, várias criaturas da literatura fantástica transitem com seres do folclore brasileiro como, Curupiras, Caiporas, Flor-do-mato, Alamoas entre outros. Já imaginou um Curupira montado num dragão alado? Ou uma Alamoa seduzindo um guerreiro para depois devorá-lo? Não? Então leia: O Lado Avesso – Nornes, o Mago e descubra esse novo universo. O Lado Avesso – Nornes, o Mago, mostra que através dos seres do folclore brasileiro uma emocionante estória de fantasia pode ser contada. 


Theo é um homem que não sabe bem quem realmente é, de onde veio ou o que precisa fazer, quando acorda em uma floresta em Fargo, uma terra governada pelo tirano Basef. Há muito tempo o povo está em guerra, muitos não se lembram nem mais o porque. Não há muita esperança, mas com a chegada desse estranho, todos parecem enxergar uma nova chance de sobrevivência. Theo logo se mostra um excelente guerreiro e descobre que pode ser o escolhido para salvar a todos das monstruosidades do atual rei, ele pode ser o homem da profecia que estava quase sendo esquecida. Ele terá que enfrentar trolls, ogros, alamoas, caiporas, curupiras e outros, mas também terá importantes aliados para ajudar a cumprir sua missão.


“A magia do Lado Avesso simplesmente despertará um brilho de criança nos olhos daqueles que tiverem a felicidade de conhecer esse Universo.”

Como vocês podem ter percebido pelas resenhas que eu fiz sobre os livros de fantasia que eu já li, O Lado Avesso é um tipo de estória que me encanta muito. E sabe o que é mais legal nessa obra? A mistura de seres fantásticos. Sempre observei que nosso folclore é pouco valorizado, não que eu seja uma daquelas pessoas extremas que querem de vez acabar com todas as influências externas que sofremos, mas gostaria de ver mais coisas relacionadas com a nossa cultura. É o primeiro livro que eu vejo com esses personagens que eu citei anteriormente, ainda mais misturados e convivendo com os nossos já conhecidos elfos, trolls, dragões entre outros. Achei a proposta bem legal mesmo. Não sei se existem outros livros que seguem essa mesma linha, se vocês conhecerem podem me indicar ;D.

O livro também tem um mapa nas primeiras páginas, amo isso, e no prefácio e no prólogo o autor explica como o livro surgiu, sobre os personagens e outros detalhes da história, o que eu achei atencioso por parte dele em se preocupar com isso, em situar o leitor antes da leitura de fato, o que nos aproxima ainda mais de todo esse universo.

Porém, apesar de todos esses pontos positivos, algumas coisas realmente me incomodaram e me deu a impressão de que o livro não passou por uma boa revisão. Erros de ortografia graves, letras trocadas, muitos erros de pontuação e por aí vai. Alguns diálogos não foram muito bem construídos e por vezes eu tive que reler a frase para entender o que está sendo dito. Fora que alguns pensamentos e conclusões foram sem sentido e há muitas repetições, tanto de palavras, quanto de ideias ao decorrer do livro. Por isso o livro perdeu muitos pontos comigo e eu dei somente 2 estrelas. Apesar disso eu recomendo sim, pois como eu disse no começo, a proposta foi diferente e valoriza nossa cultura brasileira.

A estória não termina por aqui, como o próprio autor diz no posfácio, todas as dúvidas que restaram nesse livro serão respondidas em “O Lado Avesso – O Sexto Cavaleiro”.


Compre aqui! 

 Resenha Premiada

Que tal concorrer a um exemplar do livro? Basta comentar (adequadamente) nesta resenha! Aceitaremos comentários participantes até o dia 24/02/2013! Boa sorte!



18 comentários

  1. Acredito que todo tipo de leitura te acrescenta algo, te transforma em algum sentido, te modifica no íntimo do pensamento, aprofundando sua imensa percepção da vida, existindo dentro do coração.

    ResponderExcluir
  2. Bom eu tbem amo seres mitologicos tanto nacionais como internacionais..rsrs e essa ideia deles estarem num mesmo livro realmente é inovadora para mim, pena que a revisão deixou a desejar, mas gostaria muito de ler, a sinopse me lembrou o filme de Narnia e o Principe Caspian sei lá, acho q pq tem um rei querendo acabar com os seres magicos...

    ResponderExcluir
  3. Um mundo onde as lendas são, comprovadamente, reais? Fantasia e mitologia de todos os tipos misturadas numa mesma estória? Tenho certeza de que vale a pena!

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro muito bom!Amo livros om personagens representados por dragões,elfos e criatura do gênero.Acho os livros que contém o mapa e toda essa explicação do livro!Ainda não li muitos livros assim,mas acho eles muito bons!Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dessa!

    Até leio livros assim, mas não é o meu gênero favorito! Mas achei bem legal isso que você falou: do livro misturar vários elementos do nosso folclore! Acho que também nunca li nada assim!

    Beijos,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  6. Também nunca li nenhum livro que abordasse essas personagens da mitologia brasileira. Achei super válido essa ideia.
    Realmente é uma pena esses erros grotescos que as editoras deixam passar. Mesmo assim, espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Esse parece exatamente um livro que eu adoraria ler, a história dele me encantou logo de cara, Também gostei muito de ter "lendas " nele, acho que isso deixa o livro mais interessante e transforma o cotidiano numa coisa mais animada!
    liviagabi4@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Acredito que um livro como esse desperta em nós a criança adormecida, traz de volta personagens que conhecemos com Monteiro Lobato e intercala com personagens mitológicos da história mundial.
    Um Curupira montado em um dragão alado? Fascinante!!! É o nosso Brasil na terra encantada dos sonhos, que nos emociona, diverte, contagia...
    Penso que um livro desses é pra adultos, jovens e crianças e só por isso fiquei louca pra ler.
    Muito criativo esse autor!
    E que bom que tem blogs como o Viagem divulgando essa literatura.

    @lira_juu

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  9. Gostei, livros com magia e seres mágicos são comigo mesmo. Mas confesso que não conheçia o livro, pretendo ler esse e o segundo livro.

    ResponderExcluir
  10. Achei interessante a proposta, e gostaria de ler! confesso que acho meio estranho misturar nossa folclore com criaturas medievais, mas gostaria de conhecer a história.
    Apesar dos erros ortográficos (o que me pertuba um pouco numa leitura), espero que a ideia de valorizar nosso folclore com a literatura fantástica ganhe mais adpetos entre nossos escritores.

    =)

    ResponderExcluir
  11. Resenha muito interessante, destacando os pontos importantes do livro, despertando a curiosidade de quem lê, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  12. A resenha despertou meu interesse, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  13. Bom,durante a resenha tive algumas sensações.
    No começo realmente pensei,que poderia ser um bom livro,já que sou uma amante da literatura fantástica,com cavaleiros,dragões e tudo mais,e misturado ainda com o nosso folclore,poderia dar uma ótima mistura.
    Me decepcionei um pouco quando você fala dos defeitos do livro,acho defeitos graves,mas enfim quem sabe não sirva de alerta para o autor melhorar um pouco a revisão e a editora também!

    ResponderExcluir
  14. A proposta do livro é, realmente, bem interessante, acrescentar os seres fantásticos da cultura local aos já tão explorados trolls, dragões... Interessante. Uma pena os erros não? Tira muito o brilho da obra.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    Camila – Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante da sua resenha!!
    É bem legal a ideia desse livro, misturar seres fantásticos com folclore brasileiro, nunca tinha um visto com essas 'criaturas' reunidas, deve ser muito legal!!

    ResponderExcluir
  16. Achei a sinopse bem interessante, pois gosto muito de livros de fantasia. Porém, não gostei de saber que o livro possui esses erros e diálogos que não foram muito bem escritos. Isso desanima qualquer um. :(

    bjs

    @marimoreno_
    http://marianaesuaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Concordo que os nossos seres mitólogicos daqui da terrinha merecem mais destaque na literatura.

    Também gosto desse tipo de histórias fantásticas, seres mágicos... mas, eu gosto mesmo quando o assunto é abordado de forma mais realista (confuso?). Como seria se acontecesse de verdade no nosso mundo. Um bom exemplo são os filmes do Shyamalan, onde os personagens são muito reais (psicologicamente falando) e conseguimos comparar facilmente com pessoas que conhecemos de verdade. Sem heróis natos ou ingênuas donzelas, afinal, todos temos defeitos. E as vezes, são até uns defeitos bem feios...

    Mas, enfim. Fiquei curiosa. =)

    ResponderExcluir
  18. Adoro o nosso folclore brasileiro, aliás pouco valorizado. A junção desses seres é muito interessante e me deixou curiosa em ler o livro, apesar de todos os erros encontrados no livro, não consigo entender como essas coisas passam despercebidas em uma revisão.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!