Resenha 2x1: A probabilidade estatística do amor à primeira vista - Jennifer E. Smith - Viaje na Leitura

22/04/2013

Resenha 2x1: A probabilidade estatística do amor à primeira vista - Jennifer E. Smith



Sinopse:
Às vezes a gente tem um clic e percebe que tudo mudou. Por uma coincidência. Uma fatalidade. Ou algo trivial. Nada será como antes.  É exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. E quatro minutos podem MESMO mudar tudo...


 Resenha por Lipe Ralf


"O problema éaquele dia estranho e surpreendente. Nunca um dia parecera tão infinito. Apesarde saber que não de uma coleção de minutos, um após outro, nunca percebeu, comohoje, o fato que minutos viram horas, de que meses poderia rapidamente tervirado anos, o quão perto esteve de perder uma coisa muito importante para omovimento incessante do tempo"  Página 178

Uma leitura de 1 dia, sobre uma trama que ocorre em 1 dia. Com uma narrativa cheia de diálogos e uma história cativante, a autora soube conduzir o conflito de sentimentos e emoções sentidos pela nossa protagonista.

4 minutos podem mudar a vida de alguém. Essa é a premissa do livro. Hadley perde o avião que a levaria para o casamento do pai e na espera do próximo vôo conhece Oliver, um garoto britânico que está no mesmo voo com ela. A dinâmica dos dois foi muito interessante de se ler, parecem melhores amigos de tão bem que se lidavam.

Hadley acha injusto que seu pai case-se novamente. Ela se recorda de algumas boas memórias antes de seu pai trabalhar em Londres. Como eram tão felizes, e como se amavam tanto. Seu pai, sua mãe e ela, como devia ser para sempre. Com esse pensamento temos a impressão da personagem ser mesquinha e orgulhosa. Ela é apenas uma garota que amava muitos família e não esperava tudo acontecer da maneira que ocorreu. Com a notícia do casamento juntamente o fato de não ver o pai a tantos anos fica um conflito emocional pelo abandono e pela saudade involuntária do pai em sua vida.

Conhecemos mais sobre o motivo de Oliver estar no voo no final do livro. Foi um tanto diferente do que esperava. Imaginei algumas hipóteses e nenhuma delas foi certeira, mas o motivo não foi nada que viesse a comprometer o decorrer da história. Ele é um garoto legal que tenta ajudar uma até então desconhecida com sua claustrofobia durante o voo.

Declaro-o como um livro leve e fofo. Fofo pela razão da autora não forçar a leitura em nenhum momento, pelo motivo da autora focar-se mais no relacionamento filha-pai do que no novo relacionamento filha-madrasta, e principalmente pelos personagens serem pessoas normais. Nada de "ela é ruiva de olhos azuis", nada “exótico”. Personagens reais, dúvidas reais e uma trama que supostamente pode/poderia/poderá ser real.

Muitos reclamaram que a editora não manteve a capa original. Concordo que ela era bonita, só que a nossa contém uma das cenas de que mais gostei. A diagramação é acolhedora, prendendo mais ainda sua atenção para este livro.

Resenha por Thaís

"Estava dando para a filha a coisa mais importante que podia dar, a única que conhecia. Era um professor, um amante das histórias, e estava construindo uma biblioteca para a filha, da mesma forma que os outros pais construíam casas."  Página 146

4 minutos mudaram a vida de Hadley para sempre. Perder um voo por 4 minutos parecia tão improvável quanto o mesmo sair no horário, quando mesmo que um voo sai no horário? Nunca. Mas naquel fatídico dia ele saiu, e como pegaria o próximo voo ele chegaria em cima da hora em Londres, quase na hora do casamento do seu pai.

Conheceremos neste livro jovem e espirituoso uma garota de dezessete anos que, está angustiada com o casamento do pai, levando boas e más lembranças de outra vida, ela se vê em um dilema complicado e tenebroso, pela lógica não deveria estar no casamento do pai, mas a mãe insistiu tanto que no fim ela cedeu, mas toda a sua angústia e revolta e todo o conceito da sua situação atual está prestes a mudar.

Oliver é um garoto divertido e inteligente que se ofereceu para ajudá-la com as malas, mas terminou por sentar-se ao lado de Hadley e distrai-la contra sua claustrofobia. Ninguém espera a proximidade dos dois, ambos indo para um casamento em Londres, ela lhe revelando toda a sua história e ele encobrindo a sua. Duas histórias distintas. Dois mundos se encontrando.

— O que você estuda de verdade?
Ele se afasta para olhar para ela.
— A probabilidade estatística do amor à primeira vista.
— Que engraçadinho — diz ela. — Fale a verdade.
— Estou falando sério.
— Não acredito em você.

A probabilidade estatística do amor à primeira vista é um romance juvenil arrebatador. Adoro romances clichês, fofos e enigmáticos, Este livro possui todas estas qualidades e ainda o fato de nos surpreender com um fato a respeito de Oliver. Emocionante e perfeito! Ao contrário de muitos, eu me identifiquei com o livro todo, o único ponto negativo são as páginas, um romance como esse, deveria ter uma série inteirinha, tanto quanto merece ser lido e apreciado por amantes de lindas histórias de amor. Prepare-se para se surpreender, porque além do clichê água-com-açúcar, há uma reflexão elaborada e premeditada, que leva o leitor a pensar: Qual o tamanho do meu problema?

Cativante e emocionante! Recomendadíssimo!



Aprecie o primeiro capítulo aqui e assista ao booktrailer:



5 comentários

  1. Não vi muitas resenhas positivas sobre esse livro, mas agora vejo que pode ser bom sim, quem sabe ele não mereça uma chance na minha estante né... Talvez... Por isso adoro ler resenhas, sempre nos fazem mudar de ideia a respeito de algum livro que provavelmente ignorariamos.


    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  2. Ei, tenho esse livro há mais de um ano em casa, mas ainda não dei muita atenção para ele. Provavelmente porser uma leitura tão rápida deveria fazê-lo... Mas enfim, gosto dessa premissa, e amei a capa brasileira!

    ResponderExcluir
  3. Realmente a autora não forçou, e foi bacana mostrar melhor essa relação pai/filha, uma das coisas que mais gostei no livro.
    Também preferia a outra capa, mas essa é tão fofinha que na verdade o coração fica dividido, haha.
    beijos

    www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. E li esse livro em apenas algumas horas e achei ótimo. Não consegui parar de ler.
    É um romance juvenil,mas ao mesmo tempo tem uma linda mensagem sobre família e sobre como encarar a separação dos pais.
    Lindinho demais.
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Estou tão curiosa sobre este livro! Gosto de histórias que tem seus clichês e quando é juvenil, eu sempre me divirto. É ainda melhor quando o autor não enrola e consegue criar algo cativante. Lerei.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!