Adeus, por Enquanto - Laurie Frankel - Viaje na Leitura

06/05/2013

Adeus, por Enquanto - Laurie Frankel

Classificação

Sinopse:
A talentosa autora de Atlas do amor inova em seu segundo romance, no qual conta a história do jovem casal que estendeu seu amor para além dos limites da vida. Não é milagre e nem magia, é pura ciência da computação. Graças ao software que Sam Elling, um divertido programador do MIT, desenvolve, torna-se possível conversar com projeções perfeitas de pessoas queridas que morreram. Assim, ele ajuda sua namorada a superar a perda recente da avó, mas não esperava que um dia fosse precisar se tornar usuário de seu próprio programa...

Eu sei autora, você se esforçou mesmo, mas é que não rolou. Em relação aos personagens é que eles fizeram muita bobeira. Sam criou um algoritmo perfeito, o qual acha o par perfeito para todos. E é assim que ele conhece Meredith. Mas pelo algoritmo ser perfeito demais ele é demitido. Ao invés de ser autônomo e receber muita grana  para as pessoas acharem o par perfeito, ele não faz isso. Fica esperando algo acontecer para mudar sua vida.

Acontece não da maneira que esperava. A avó dela morre, percebendo que Meredith está em um luto muito intenso, Sam cria um software que utiliza todas as informações (vídeos, e-mails) sobre a pessoa morta e cria uma nova interface baseados no que está armazenado no HD. Mas é somente para aliviar a perda de um familiar ou um amigo. Meredith gostou tanto de poder conversar com sua avó, e passa a desejar que outras pessoas saibam disso, pessoas que precisam de um tempo a mais para dizer adeus.  E assim eles criam uma empresa.  

Até neste ponto gostei muito do livro, a temática é ótima enão foi muito explorada ainda no meio literário. Mas então o livro começou a cair do meu conceito, tudo se tornou tão previsível, as ações dos protagonistas ficaram sem sentido. Forçaram nas amizades recentes, e um tema como esse iria gerar muita polêmica, alias não é todo dia que você fala com um conhecido morto. Mas até que ponto você estaria pronto para dizer adeus?

Como disse, a premissa é ótima e contém vários pontos que poderiam ser muito bem explorados. Infelizmente a autora não soube utilizá-los.A narrativa é leve e consegue conduzir o leitor pelo resto da trama sem ficar monótona. Infelizmente não gostei de como a autora levou a trama, os personagens se perderam e antes mesmo de ler o livro inteiro já sabia o que ia acontecer de tão previsível que estava. Caso você se interessou pelo livro leia-o, sua opinião pode ser diferente da minha.




4 comentários

  1. Pra te ser sincera, eu gostei até a parte que eles criaram a empresa, nao consigo termina-lo,devem faltar 100 paginas mas to achando tao chato, tao monotono tao previsivel como vc disse que estou pensando seriamente em abandona-lo. :(

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente não é o tipo de história que me atrai, não senti vontade alguma de ler, por isso que gosto de resenhas sinceras!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lipe.
    Que pena que não gostou do livro.
    Achei a premissa interesaante, mas depois de seus comentários, resolvi procurar mais informações e ver a opinião de mais gente antes de me decidir.
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. oii, bem eu gostei da sinopse, uma pena que não funcionou bem para vc. Espero ler para tirar minhas conclusões, mas gostei de saber que não é um livro perfeito, assim vou esperando um pouco menos dele. =)
    Essa questão de perder o emprego pq sua criação foi perfeita foi de doer, viu? Meio que o medo das máquinas substituírem todos os humanos. Seria uma catástrofe.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!