A lenda dos Guardiões - A Captura - Kathryn Lasky - Viaje na Leitura

02/07/2013

A lenda dos Guardiões - A Captura - Kathryn Lasky




Sinopse:
Soren, uma coruja jovem e inteligente, vive na pacífica Floresta de Tyto. Ele nem desconfia que uma grande e inimaginável ameaça vai transformar sua vida para sempre. Depois de cair do ninho onde mora, Soren é sequestrado e levado à sinistra Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Lá, ele e outros filhotes são forçados a trabalhar e ficam expostos à Lua cheia, que os hipnotiza e transforma em seres vazios, sem lembranças de quem eram. Qualquer reação ou pergunta pode resultar em terríveis castigos ou até ser fatal!

Nunca fui muito fã de corujas, não são os animais mais cativantes nem os mais fofos, mas confesso que, após a leitura do livro (e do filme que assisti também) já as vejo com outros olhos.

A autora criou uma narrativa fantástica e belíssima, onde os protagonistas são principalmente as corujas-de-igreja ou Tyto. No livro, conhecemos como eles vivem, seus costumes, alimentação e socialização, não espere encontrar humanos por aqui, somos levados ao mundo fantástico das corujas em suas diversas espécies.

Soren tem apenas três semanas, seu irmão Kludd é algumas semanas mais velho que ele, mas está sempre implicando com Soren, quando nasce Eglantine, Soren encanta-se pela irmãzinha imediatamente, visto que não é  ranzinza igual o Kludd.

Um dia os pais de Soren vão caçar, ele cai inesperadamente do ninho e não há ninguém para ajudar, Kludd é claro, se nega a ajudar, afinal eles ainda não sabem voar! Quem vai atrás de ajuda é a cobra babá Sra. Plithiver que há anos trabalha para a família, mas não vem ajuda logo e Soren é sequestrado por corujas feias e más. Ele foi levado para a sinistra academia S. Aegoelius, onde as corujas sequestradas são dopadas pelo efeito da luz da lua e vivem como zumbis, esquecem de suas origens, de seus sonhos e tudo o mais.

Soren logo faz amigos, uma amiga em especial, que unidos resistirão ao efeito da luz do luar, pois seus sonhos continuam a povoar o desejo de saírem vivos de lá e uma lenda, onde guardiões poderosos lutam contra as forças do mal é tudo em que eles acreditam afinal...

O livro é muito melhor que o filme, a narrativa é simples, leve e concisa, especialmente narrada para o público juvenil, li em apenas uma noite e fiquei com desejo de continuar a ler os próximos volumes, mas o que desanima é o tamanho da série, mais de 15 livros! Enfim, se tiver a oportunidade, vou continuar acompanhando a história e o crescimento de Soren, porque além de entreter os leitores, o livro encoraja seus leitores a acreditar em seus sonhos e ideais, recomendo muito a leitura!




Adquira seu exemplar




4 comentários

  1. Oi Thaís,
    Já li quase todos os livros dessa série e fiquei surpresa. Não imaginava que fosse gostar tanto dessas corujas! Agora preciso começar a ler a nova fase!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais!

    Eu li a resenha inteira, gosto de corujas, mas não sei se leria o livro pelo fato de achar limitado se tratar somente animais. Não ter relação humana, acho difícil me entreter. Gosto tanto dos sentimentos e conflitos humanos...

    Beijos!
    Tesouro Literário

    ResponderExcluir
  3. Eu amoooooooooo corujas, minha primeira paixão foi a Edwiges (HP).
    Tenho muita vontade de ler essa série, apesar de ser composta por muitos livros, alguns ainda nem publicados no Brasil [segundo minha ultima pesquisa que já faz algum tempo, não lembro]
    Só vejo as pessoas comentarem positivamente sobre o livro e realmente estou interessada.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!