E Se Fosse Verdade... Marc Levy - Viaje na Leitura

18/07/2013

E Se Fosse Verdade... Marc Levy

 Classificação
 
Sinopse:
 Autor francês mais lido em todo o mundo, Marc Levy deve em muito o sucesso de suas vendas e críticas positivas a E se fosse verdade..., livro que marcou sua estreia literária. O romance nasceu da ideia de Levy, à época um empresário de sucesso, escrever uma história para seu filho, para que ele a lesse quando chegasse à idade adulta. Lauren é uma jovem médica com muito potencial: faz residência no San Francisco Memorial Hospital, na Califórnia. Porém, sua carreira promissora é interrompida quando ela é vítima de um grave acidente de carro e fica em estado de coma. Com morte cerebral confirmada, ela acorda e descobre que está fora de seu corpo – incomunicável como um fantasma. De forma misteriosa, Lauren consegue ser vista apenas pelo solitário Arthur, o novo inquilino de seu apartamento. Cético, ele leva algum tempo para acreditar na história da invasora, mas logo o sentimento entre os dois se torna algo a mais. Sem esperanças, os médicos e a família da jovem decidem fazer a eutanásia. Agora, o casal terá que lutar para salvar o corpo de Lauren, e descobrir alguma forma de reuni-lo com sua consciência. Grande sucesso de vendas, a inusitada história de amor foi publicada originalmente em 1999. Seus direitos para o cinema foram comprados por Steven Spielberg e a adaptação homônima, estrelada por Reese Witherspoon e Mark Ruffalo, lançada em 2005, foi também sucesso de público e crítica.

Como vou escrever sobre esse livro? Como falar de algo quando simplesmente não se encontram palavras necessárias para exprimir sentimentos que nos proporcionaram uma ótima leitura? Com essa magnífica leitura eu me senti assim, sem palavras.

Vou tentar transmitir aos meus leitores ao menos a sensação fantástica que essa leitura me proporcionou. "E Se Fosse Verdade..." foi relançado recentemente pela Editora Suma de Letras, a capa é muito atraente, impossível não se apaixonar por ela, sempre ouvi falar do filme, mas o desejo de ler o livro veio mesmo com o relançamento, quando o livro chegou, folheei despretensiosamente quando dei por mim, estava devorando o mesmo. A sagacidade da escrita é incrível, a narrativa é deslumbrante e a história é de prender os leitores, literalmente.

Lauren é uma protagonista que cativa o leitor, médica residente e dedicada é exemplo em sua carreira, seus conhecimentos são utilizados em prol do benefício alheio, altruísta e exemplar. Porém, tido a capacidade de salvar muitas vidas, não pôde salvar a si mesma em um acidente de carro, está em coma desde então.

Arthur, que terminou um relacionamento  recente, aluga um novo apartamento, onde a ex-moradora é Lauren que está mantida viva por aparelhos. Ajeitando seu novo lar, ele se depara com Lauren, imaginando ser alguém mandada por Paul, seu melhor amigo, seu cansaço não será suficiente para mantê-lo em casa, ele terá de ver com seus próprios olhos o hospital, onde a moça tão linda que está em sua casa diz estar em coma há alguns meses.

 "O que vou contar não é fácil de ouvir, pois é meio inverossímil, mas se puder escutar minha história, se puder confiar em mim, talvez acabe acreditando e seria muito importante, pois, mesmo sem saber, é a única pessoa no mundo com que posso dividir esse segredo."

Quando ele a encontra, pensa estar sofrendo de algum tipo de transtorno mental, porque ninguém parece a ouvir e a enxergar... Acreditando relutantemente em Lauren ele se vê em torno de um mistério muito grande, onde haverá amor, carinho e descobertas, mas acima de tudo, um fenômeno especial que mudará a vida de ambos para sempre.

"Gostava da maneira que tinha de ser livre e independente dos modelos preestabelecidos. Talvez fosse isso que ela percebesse.
— Não pertenço a um sistema, sempre lutei contra. vejo as pessoas que gosto, vou aonde quero ir, leio um livro porque tenho vontade e não porque ele 'não pode deixar de ser lido'. Minha vida inteira é assim."

É muito mais do que uma linda e emocionante história de amor, é uma história de fé, esperança, amor e que traz mensagens lindas sobre lutar pela vida, viver com intensidade o presente e de acreditar em dias melhores. Virei fã do autor, vou ler mais livros de sua autoria!

"Esse banco mágico está à disposição de todos nós, é o tempo! A cornucópia dos segundos que se vão! A cada manhã, quando acordamos, temos um crédito de 86.400 segundos de vida para aquele dia, e quando dormimos, à noite, não há reposição. O que não se viveu naquele dia se perde. O dia de ontem já passou. Diariamente a mágica recomeça e temos um novo crédito de 86.400 segundos de vida, mas devemos nos virar com essa regra incontornável: o banco pode fechar nossa conta a qualquer momento, sem aviso prévio algum. De fato, a qualquer momento a vida pode ter fim. E então, o que fazemos com nossos 86.400 segundos cotidianos? Não acha os segundos de vida mais importantes do que os dólares?"

Fiquei me perguntando, porque não li antes? Como estava por aí o livro o tempo todo e nunca me interessei em lê-lo? Mas fico feliz pelo relançamento que trouxe a oportunidade de leitura em minhas mãos e vai trazer na vida de muitos leitores, então, se tiver a oportunidade, não a deixe passar, compre ou empreste, mas leia este livro, você não irá se arrepender! É o tipo de leitura que lhe faz perguntar quando termina de ler: O que faço agora? Cinco estrelinhas e favoritado no skoob! Boa leitura!

Adquira seu exemplar



8 comentários

  1. Eu acho q não me dou bem com o Marc, ainda tô na metade do livro e ainda não me apaixonei pelo livro... não é de todo ruim, todavia eu ainda acho que as partes reflexivas dele são aborrecidas e o romance nada convincente! hahahahah

    Mãããs, eu sei que ele é aclamadissímo, pode ser neura/birra minha, já que ele é quase unanimidade... hahahha

    Beijos,
    Lariane

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e o livro já está adicionado na estante do Skoob. ^_^

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei o filme, tenho certeza que vou amar o livro.
    Já quero o meu *-*

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu vi o filme, nem sabia que era adaptação de um livro! Tô meio atrasado das informações, rsrsrs. Gostei muito da resenha, fiquei simplesmente louco para ler o livro!

    Abraços!!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu amo livros e não é muito comum falarem de livros nos dias de hoje, o que para mim é muito triste.
    Continue escrevendo e quando eu tiver um tempinho passo para ler um pouco mais. Parabéns
    seguindo se puder seguir -http://jehpenteados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. AAHH, nossa, demorou pra cair a ficha de onde eu já tinha ouvido essa história! Eu já vi o filme baseado nele, e é um dos meus favoritos, aliás. Eu imagino o livro como deve ser lindo! Aah quero muuuuito finalmente ler *--*

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A nova capa é perfeita!
    Eu já vi o filme diversas vezes e sempre me emociono, certeza que com o livro não será diferente

    Beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que resenha linda!!! Adorei o filme e agora fiquei morrendo de vontade de ler o livro!
    Também gostei que tenham relançado e achei a capa muito bonita.
    Parabéns pela escolha das citações!
    Bjs

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!