Simplesmente Ana - Marina Carvalho - Viaje na Leitura

06/07/2013

Simplesmente Ana - Marina Carvalho

Classificação

Sinopse:
Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha... Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex.
Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro.
A não ser... A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam.
Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta. 

Simplesmente Ana é um romance nacional, a história desenvolvida pela autora é tão clichê e quase idêntica ao livro O Diário da Princesa da autora Meg Cabot. Durante a leitura, fiquei comparando as situações dos personagens, seus costumes e modos, um conto de fadas moderno...

No entanto, a autora desenvolveu muito bem a narrativa, os personagens e os eventos que se sucederam, fiquei tão absorta na leitura que não parei de ler até chegar à última página. O livro seria perfeito se não se parecesse tanto quanto o livro que mencionei acima. Ana, simplesmente Ana, ela não gosta do nome duplo, conheceu seu pai através do facebook, na verdade, ele viu a mãe dela em um programa e depois foi fácil encontrá-la, viva a internet! Enfim, o pai que a rejeitou segundo a mãe, Andrej Markov, rei da Krósvia! Para tudo! Além de encontrar o pai, Ana descobre que é uma princesa! Surreal! A história ganha a versão do pai, enganado pela mãe de Ana, e tudo toma rumos diferentes. Ana vai trancar a universidade, pedir para o namorado esperá-la e se despedir da melhor amiga e dos amigos, pois vai passar uma temporada em Krósvia!

Lá, ela conhece o enteado do pai, sim, seu pai se casara com uma mulher que tinha um filho, mas ele mesmo nunca tivera outro herdeiro, só Ana, que até então, ele nem sabia que existia. Alex é insuportável, torna a vida de Ana bem complicada por lá, depois descobre que não suporta ele nem a namorada dele Laika (nome de cachorro, segundo Ana). Os dias vão passando, ele se oferece para lhe apresentar as redondezas e eles começam a se dar um pouco melhor.

Não posso falar que a autora não escreve bem, ela sabe conduzir uma narrativa que prende o leitor, o que faltou mesmo, foi a originalidade, era impossível não comparar a história com a mesma de Meg Cabot, só trocou mesmo os personagens, em vez da avó, era o pai e por aí em diante. A autora tem potencial e poderá ainda nos surpreender com novos romances, Simplesmente Ana, é clichê e precisava ser mais elaborada, mesmo assim, me prendeu em suas páginas e me proporcionou vivenciar um belíssimo conto de fadas moderno. Se possuísse uma história original, seria perfeito, mas vale três estrelinhas!


7 comentários

  1. Estou super curiosa para ler esse livro. A capa é tão linda que já me conquistou de primeira! Acho que também vou fazer essa comparação com O Diário da Princesa, mas espero que isso não atrapalhe minha leitura.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  2. Euu imaginei que seria uma historia clichê, mas mesmo assim eu tenho tanta vontade de ler! *-*
    E é nacional né.. eu adoro obras nacionais :)

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Logo que li a sinopse, também pensei de cara no Diário da Princesa. Realmente, essa sensação de "já li isso" é bastante incômoda (a não ser quando se está conscientemente relendo um livro). Mas é bom saber que, ainda assim, o livro tem pontos positivos - ainda mais se esses pontos estão na habilidade da escritora. Acho que todos têm direito de errar - ainda mais no começo. Tomara que a autora não pare por aí.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu não achei nada parecido com "O Diário". Eu acho que a trama vai para um lado totalmente diferente, sabe?
    Eu gostei MUITO de Simplesmente Ana e assim como você, acredito que a autora ainda vai ter MUITO sucesso. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Olá, Thais!

    O pior que Laika realmente é nome de cachorro, a minha tia tinha uma. rsrsrs. Desde que li a sinopse do livro eu já achei bem semelhante à Diário de princesa, mas mesmo assim não desanimei. Espero ainda gostar e principalmente por se tratar de livro nacional.

    Beijos
    Tesouro Literário

    ResponderExcluir
  6. Concordo completamente com você. A narrativa da autora é muito boa. Li super rápido! Mas, realmente, é idêntico ao da Meg Cabot.
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. A história é parecida com o Diário da Princesa, mas não é idêntica, a começar pela personagem que não é tão irritantemente infantil quanto a Mia, ela é mais madura e bem resolvida. A história pode ser clichê (E que história sobre princesa não é?), mas na minha opinião não é uma mera cópia, teve sua cota de originalidade e eu gostei bastante da leitura, me prendeu do começo ao fim.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!