A Garota Que Eu Quero - Markus Zusak - Viaje na Leitura

18/08/2013

A Garota Que Eu Quero - Markus Zusak

"A Garota que eu quero" é o primeiro livro que leio do autor Markus Zusak, famoso pelo livro: que pretendo ler ainda A Menina que Roubava Livros.

Neste livro, somos apresentados a história pelo narrador e protagonista masculino: Cameron Wolf. Até aí, tudo bem. Percebi durante a leitura que Cameron contava sua própria história, mas que personagens secundários como seus dois irmãos mais velhos pareciam não se ajustar muito em minha leitura, sabe quando você vai lendo e percebe que está faltando algo? Alguma informação?

Pois é, só fui perceber que este livro era um terceiro volume de uma trilogia no Blog da Nanie. Eu, leitora sem noção! Então a ficha caiu, e pude prosseguir na leitura sem mais desconfianças. Para quem não sabe, como a desinformada aqui, os dois primeiros volumes da trilogia Os irmãos Wolf foram lançados pela Editora Bertrand. Então, se puderem ler os dois volumes antes de iniciar a leitura de "A Garota que eu Quero" leiam, mas saibam que a leitura não depende dos livros anteriores, só fica aquele questionamento básico de como é a vida dos irmãos mais velhos de Cameron Wolf.

Como eu gostei muito pouco desse livro, é bem provável que não procure os livros anteriores para ler, esse é um dos motivos ruins de se ler o último livro de uma trilogia sem ler os primeiros volumes, porque se não gostarmos, é improvável que leiamos os livros que o precedem. Até hoje, nenhum narrador masculino me conquistou, mas quando a Editora Intrínseca anunciou este lançamento, fiquei ansiosa em conhecê-lo, porque o autor é conhecido por fazer das palavras, cativante escrita poética.

A leitura da obra não foi excelente. Foi boa, simplesmente boa. O livro não tem aquele mote que prende o leitor, neste caso, a chave da leitura cativante e rápida foi a narrativa suave e delicada de Zusak. Cameron mostra-se um irmão caçula que não possui nada de especial em relação a seus irmãos mais velhos, mas que mesmo assim, tem um desejo incontrolável por crescer, por aparecer para eles. Tanto que, em determinado trecho do livro, visualizamos um confronto com um dos irmãos, onde Cameron tenta mudar a aparência de que seu irmão e cunhada tem dele. Um novo Cameron. Só por este trecho, eu fiquei bem curiosa em ter lido os livros anteriores da trilogia, para saber quem Cameron demonstrava ser aos irmãos.

Em suma, o livro traz a vida de Cameron por ele mesmo, narrando sua experiência ao se apaixonar pela namorada do irmão, e como ser ele mesmo teve papel fundamental para conquistá-la. Como eu já havia dito, um mote simples em uma narrativa que cativa o leitor por ela mesma. Ponto para Zusak.


14 comentários

  1. muito bacana, achei muito bonita a capa, um all star, adoro esse tenis, alias quase todo mundo ja teve neh?! mas muito bacana, fiquei curioso.

    abraços

    http://livrostrip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis Gustavo,

      Também adoro capas com All Stars! Tipo Perdida da Carina Rissi ♥

      Excluir
  2. Thais, sabe que também fiquei bem chocada quando descobri que esse lançamento da Intrínseca é um terceiro volume de uma série... acho meio sacana das editoras fazerem isso sem nenhum avisozinho sabe... você começa a leitura e percebe informações meio desconexas e nem faz ideia...
    Quando ao livro, eu não sei ainda se me arrisco na leitura primeiro pelo fato de ser o terceiro da serie e eu não ter os dois primeiros, e segundo porque eu comecei a ler o tão famoso livro dele A menina que roubava livros, e foi a única leitura na minha vida que eu abandonei =/ Então acho que vou esperar um pouco para lê-lo!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nattacha, preciso ler A menina que roubava livros urgentemente! E seria ótimo ser avisa de trilogias assim, que são lançadas por uma e outra editora.

      Excluir
  3. A capa desse livro tbm me chamou atenção por causa do All Star, mas a sinopse nao me convenceu muito e agora depois da sua resenha acho que não vou lê-lo tão cedo. Achei engraçado vc ter falado que nenhum narrador masculino tenha te conquistado, pois todos os livros com narradores masculinos que eu li foram incriveis, talvez pelo fato de eu ser um garoto eu me identifique mais né!? Vc ja leu Quem é voce, alasca? do John Green, é meu livro favorito do autor e é narrado por um garoto, fiz uma resenha dele no meu blog, se quiser dar uma passada la http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/2013/05/quem-e-voce-alasca-joh-green.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erick,

      Me falaram super bem desse livro Quem é voce, alasca?, preciso lê-lo e superar esse agouro contra narradores masculinos hahaha

      Obrigada!

      Excluir
  4. Ei Thaís,

    Eu por enquanto decidi não ler esta trilogia. Ela foi escrita bem antes de A menina que roubava livros ne, que amo de paixão, e imagino que não tenha a mesma qualidade. Tbm vi umas resenhas falando que eram bem mais ou menos, os dois primeiros livros, ai desanimei total rs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,

      Quero muito ler A Menina que roubava livros! É infelizmente, não deu uma boa leitura esse livro =(

      Excluir
    2. Humm, quem sabe um dia eu leio, afinal, Markus é um ótimo escritor. Vocês já leram Eu sou o mensageiro??
      bjs

      Excluir
  5. Thaís, não procure mesmo os anteriores... eu li os dois primeiros e não gostei! Aliás, ainda estou pensando se leio ou não o terceiro... quem leu os três me disse que esse terceiro (que já não te agradou tanto) é o melhor da série. Ainda estou pensando se vale a pena ou não (afinal de contas, tenho tanta coisa boa aqui em casa...).

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  6. Eu já li A Menina que Roubava Livros e é uma história bem bonita, mas não me interessei de jeito nenhum por A Garota que eu Quero, sei lá, fiquei com a impressão de ser um livro bem chato...haha
    Não preciso nem dizer que não tenho intenção alguma de lê-lo, né? ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Acho que não é que a historia seja tão ruim, talvez, se voce tivesse lido os 2 volumes anteriores, a leitura fluiria melhor, mesmo que um livro não influencia na leitura do proximo, é aquilo que voce disse, alguma coisa faltando,a alguma informação não revelada! Mesmo assim, é uma pena o livro não ser tão bom, a capa é tão linda e só por ela eu já compraria, sério mesmo, até porque, sendo o autor Markus Zusak e eu amei A menina que roubava livros...mas até os bons autores estão sujeitos a fazer algo não muito bom né, rsrs! Parabéns pela honestidade na resenha! Super beijo! :)

    ResponderExcluir
  8. Thais,

    A menina que roubava livros é uma leitura muito densa e interessante. Pra começar quem narra a é a Dona Morte, acredita? Emociona.
    QUando eu li a sinopse desse percebi que o Zuzak tava pegando outro caminho, fiquei curiosa pra saber se era um caminho bom e apesar de vc não ter curtido muito, ainda vou ler ele rs
    Também não sabia que era o terceiro livro de uma série. Muito obrigada pelo favor que vc me prestou kkkkkkkkkk

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thaís.

    Sou apaixonada por "A Menina que roubava Livros" e "Eu sou o mensageiro", mas infelizmente o primeiro volume da trilogia dos irmãos Wolf, que é O Azarão não me conquistou.

    Estava com altas expectativas, sabe? Acabei frustrada pelo fato da trama não ter um objetivo, ser completamente sem sentido.

    Nem sei se vou aventurar-me a ler o segundo e terceiro volumes. Só se for futuramente, mas por enquanto deixarei passar.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!