Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos - Viaje na Leitura

31/08/2013

Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos


Acedeu e começou a voltar devagarzinho comigo. Ele ainda era muito pequeno para adivinhar a verdade. Eu não queria chegar perto do valão ou do Rio Amazonas. Eu não queria deparar com o desencanto de Minguinho. Luís não sabia que aquela flor branquinha tinha sido o nosso adeus.
Um dia desses, comentei com a querida autora Eleonor Hertzog (ela me disse que já tinha lido livros do autor e eles são todos assim) o quanto tinha desabado em lágrimas durante toda (toda, todinha!) a leitura do livro Meu Pé de Laranja Lima, a edição que li é essa da Melhoramentos com a capa do filme. Para quem não sabe o livro foi lançado pela primeira vez em 1968 e já vendeu meio milhão de exemplares.

Como eu estava dizendo, eu derramei muitas lágrimas, ora de emoção e ora de não sei o quê! Porque você começa a ler e ninguém lhe afirma com certeza o que a leitura vai proporcionar, e somos envolvidos pela narrativa de um menino de cinco anos que aprendeu a ler sem ninguém ter ensinado, Zezé é muito inteligente e a primeira impressão de que temos dele é que se desenvolveu tão rápido a fim e cuidar do irmão menor, Luís. Quem cuida dele é Glória, uma das irmãs mais moças, na casa de Zezé cada irmão toda conta do outros, porque a mãe trabalha na fábrica e o pai está desempregado. Menino crescido e sabido pelas circunstâncias precárias de sobrevivência. Estão de mudança, pois o aluguel da casa anterior não foi pago e tiverem que arranjar outra casa, é nesta nova casa que Zezé conhecerá Minguinho, seu (a princípio ele não gostou, ama acabou por amar a pequena árvore) pé de laranja lima.

A amizade que surge entre o menino e o Sr. Manuel é tão linda e forte que é o ponto alto da história, que ensina os valores da verdadeira amizade. Mas, o livro é tão mais, muito mais...

É uma história linda, começando pela narrativa infantil e emocionante de Zezé. Ninguém vai terminar de ler o livro sem amar essa criança, tão levada e tão doce, uma antítese de menino que cativará até o coração mais duro que possa existir. Você ri com as travessuras dele e depois chora pela maldade com que essa criança tão sábia e singela é tratada, nunca antes tinha lido alto tão forte e impactante. Todos sabem que não gosto de livros que nos fazem ficar tristes, (tipo Nicholas Sparks), mas comecei a ler o livro porque queria saber como um livro assim podia ser tão famoso e lido no mundo (Foi traduzido para 52 línguas e publicado em 19 países) e não me arrependi.

" — Totoca, criança é aposentado?
— O quê?
— Tio Edmundo não faz nada, ganha dinheiro. Não trabalha e a Prefeitura paga ele todo mês.
— E daí?
— Criança não faz nada, come, dorme e ganha dinheiro dos pais."

O leitor irá se apaixonar por esse pequeno garotinho que mostrará ao longo do seu percurso como crescer pode ser cruel e a vida ainda mais...

Cinco estrelas! Magnífica e recomendada leitura!







6 comentários

  1. Esse livro é lindo demais, eu tenho uma edição bem antiga, porque a primeira vez que tive contato com Meu pé de laranja lima, foi uma novela que passava quando eu era criança, nunca mais esqueci, depois comprei o livro que é igualmente lindo, a amizade do Zezé e do portugues realmente é linda e genuina, é uma leitura que vamos lembrar pra vida toda! Linda e emocionante resenha! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse livro, li a primeira vez aina criança, com um dez ou onze anos, emprestao dda biblioteca e nunca esqueci a história. Tenho um exemplar bem antiguinho, comprado no sebo, com uma edição da Melhoramentos em formato de bolso mas acho a ilustração da capa linda e amo de paixão. Recomendo também outro livro ddo autor, Rosinha minha canoa, igualmente triste e melancólico. Uma bela leitura.

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO esse livro!!!!
    Ele marcou a minha infância, por isso já li diversas vezes e sempre me emociono, é uma história linda....dá vontade de trazer o Zezé pra minha casa...suas aventuras rendem boas risadas e muitas lágrimas também...crianças não deveriam passar por certas situações...
    Quero muito ver o filme, mas tenho medo de passar vergonha e chorar ainda mais do que com a leitura do livro. ;)
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Nossa esse livro parece ser muito bom!!! Eu gosto de livros que nos inspiram e esses parecem um deles!!! Se não me engano ele virou filme... parece ser incrível!

    ResponderExcluir
  5. Faz tanto tempo que li, que nem lembro da estória.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaís,

    Não imaginei que esse livro pudesse ser tão bom. Nunca tinha me chamado atenção, com certeza agora fiquei curiosa. =)

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!