Resenha: "O Que Fez Minha Melhor Amiga" - Lucy Dawson - Viaje na Leitura

11/08/2013

Resenha: "O Que Fez Minha Melhor Amiga" - Lucy Dawson


"O que fez minha melhor amiga" é o tipo de livro que ao ler a sinopse a trama não desperta o interesse. Eu fiquei pensando: "ah, é mais um livro bobinho, sem ter muito o que acrescentar". Não se enganem, o livro é muito bom! É o tipo de livro que você não entende as ações de determinado personagem, mas quando começa a ligar as peças, começa a soltar vários palavrões durante a leitura. O livro mostra o que tem de mais insano em um ser humano, até que ponto ele é capaz de ir para conseguir o que quer.

A trama gira em torno de quatro personagens principais: Alice, Gretchen, Bailey, que é o irmão da Gretchen e Tom. Cada personagem traz uma personalidade que serve para complementar o outro. Por exemplo: Alice é serena, sossegada, até certo ponto meio bobona enquanto Gretchen é expansiva, dinâmica, divertida. Bailey é descompromissado, desapegado e um pouco egocêntrico e Tom é totalmente certinho, carinhoso e um pouco ingênuo.

Os leitores ainda conhecem um pouco mais sobre a família de Alice: seus pais, seu irmão mais novo Phill e a irmã mais velha Frances, além de uma grande amiga dela, a Vic.


"Tom é do tipo que resolve todos os problemas, alguém em quem se pode confiar. É o tipo de pessoa para quem os amigos telefonam quando precisam de conselhos para vender um carro, de ajudar para preencher o formulário de imposto de renda ou para mudar móveis pesados de lugar. Meu pai queria que eu casasse com Tom no minuto em que descobriu que ele tinha uma caixa de ferramentas completa - sem faltar nenhuma peça - e sabia como usá-las. Tom consertou uma torneira que estava pingando no primeiro dia em que o conheci. Incrível!" (p.21)


E é exatamente por serem tão diferentes um dos outros que o livro funciona tão bem. Quando começamos a perceber que alguma coisa está errada, do tipo seriamente errada, já é tarde demais.
A autora conseguiu elaborar uma trama repleta de... insanidade. Isso mesmo. Algumas situações, principalmente a que é discutida no final do livro deixa o leitor de boca aberta, sem conseguir acreditar no que aconteceu. O final é ao mesmo tempo libertador e frustrante. Você torce para saber uma coisinha a mais, mas a autora não fornece a informação.
Em relação a revisão, diagramação e layout a editora fez um ótimo trabalho e apostou na simplicidade, deixando as páginas do livro clean e a capa também.
Uma trama que fala de comportamento humano, segredos e mentiras. Uma leitura rápida e alucinante, que torna impossível para o leitor largar o livro antes de chegar ao fim.



10 comentários

  1. Deve sre um livro bom, eu li a sinopse e realmente não gosteo! rs Mas como voc6e disse.. vários personagens que se completam... acho que vale a pena invetir nele mais tarde.

    beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariádne, tudo bem?
      Pois é, a sinopse não havia chamado a minha atenção mesmo, mas é sempre bom darmos uma chance ao livro.
      Beijos

      Excluir
  2. Ai, eu adorei a capa e saber que a sinopse não faz jus ao livro me aliviou, HAHA. Espero conseguir lê-lo em breve!
    Boa semana!
    literallypitseleh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Schrotz, tudo bem com você?
      A capa é bem diferente, apesar de que ainda não sei explicar o que me chamou a atenção nela rs.
      Beijos

      Excluir
  3. Fiquei curiosa sobre esse livro, mas nada que me chame muita atenção na história mesmo. É uma leitura para fazer mais para frente mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa. Realmente se não chamou a atenção, leia mais para frente.
      Beijos

      Excluir
  4. Uau!
    Que coisa esse livro, hein!!! Deve ser ums doideira só, fiquei com curiosidade de ler!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais é uma doideira mesmo. Eu fiquei lendo e discutindo com o livro, não acreditando em algumas coisas que lia rs.
      Beijos

      Excluir
  5. Eu já tinha ficado intrigada com o título desse livro,mas não procurei saber mais sobre o mesmo.Adorei a resenha, me deu vontade de ler e saber logo do que se trata essa trama cheia de insanidades. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmin me conte o que achou quando terminar a leitura rs.
      Pois eu achei algumas partes loucuras ao extremo.
      Beijos

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!