XVI Bienal do Livro do Rio – (2013) - Viaje na Leitura

22/08/2013

XVI Bienal do Livro do Rio – (2013)


Release e informações Sobre a Bienal 

A Bienal do Livro é o principal evento do mercado editorial e mais importante evento cultural do país. A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é uma iniciativa do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros - em parceria com a Fagga Eventos e ocupa três pavilhões do Riocentro, em uma metragem de 55 mil m². O evento espera receber em torno de 600 mi visitantes; 170 mil estudantes. 
A Bienal do Livro do Rio de Janeiro conta com 950 expositores e uma programação cultural plural, abrangente e sempre atual, que inclui bate-papos, sessão de autógrafos e apresentações de autores nacionais e internacionais.

30 anos de Bienal do Livro do Rio 

Em 2013, ao evento chega  a 16ª edição e comemora 30 anos de sucesso. O SNEL e a Fagga I GL events exhibitions realizam a Bienal desde a 1ª edição, em 1983, que aconteceu no Copacabana Palace.
São três décadas aproximando e estimulando o contato do público com o livro, promovendo a leitura e a educação.

Edições da Bienal

XVI Bienal do Livro do Rio – (2013)

Com uma programação cultural desenvolvida para aproximar ainda mais o público do universo literário, a XVI Bienal do Livro Rio aposta em novos ambientes de interação com os leitores e prepara uma grade de eventos ainda mais diversificada e dinâmica. Consolidada como um dos principais marcos do calendário cultural do Rio de Janeiro, a Bienal acontece em 2013 entre 29 de agosto e 8 de setembro.

Alemanha, país homenageado

A Alemanha é o país homenageado da edição de 2013 – realizadas em parceria como o Goethe-Institut. Em sintonia com a Feira de Frankfurt, que este ano homenageia o Brasil, a presença alemã na Bienal tem como objetivo intensificar o intercâmbio entre as duas nações, enriquecendo o encontro por meio de uma ampla oferta de atividades artísticas e literárias.
Além da presença dos escritores alemães na programação cultural, o que promoverá uma gama de diálogos com suas contrapartes brasileiras – tendo como pauta assuntos como ilustração de livros infantis, poesia, linguagens inter mídia, literatura e viagem, Graphics novels e multiculturalismo –, a Alemanha terá um estande de 400 metros quadrados do qual fará parte a exposição multimídia Alemanha de A a Z. As 26 letras esculpidas do alfabeto alemão, quatro delas em 3D, vão oferecer aos visitantes uma perspectiva bem-humorada do país – de “Alltag” (cotidiano) a “Zukunft” (futuro). 

Placar Literário – novidade 2013

Dois espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. No clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo, o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo, será dedicado à literatura de futebol. 

Conexão Jovem – novidade 2013

Já os leitores adolescentes terão um novo território: além de, mais uma vez, poderem encontrar seus ídolos no Conexão Jovem, eles conhecerão o Acampamento na Bienal, que, comandado por João Alegria, terá como foco a tecnologia e a cultura de convergência − o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro –, mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia.

Planeta Ziraldo

Mantendo o tradicional ambiente dedicado aos pequenos leitores, a XVI Bienal do Livro Rio prestará uma homenagem lúdica e interativa a Ziraldo, autor que, presente em cada edição, se tornou parte indissociável do evento. Seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

Café Literário

E os espaços que mais fizeram sucesso em outras edições permanecem na programação. O tradicional Café Literário, pelo terceiro ano com curadoria do escritor e crítico Italo Moriconi, convidará o público a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias dos quais farão parte os mais celebrados autores − prosadores, poetas, ensaístas − nacionais e estrangeiros. 

Mulher & Ponto 

O Mulher & Ponto terá à frente a jornalista Bianca Ramoneda, que levará novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas últimas edições.

Autores

Mais de 100 escritores, dos mais variados gêneros e nacionalidades, estarão entre os convidados. Três nomes internacionais já foram confirmados para o Encontro com Autores: Emily Giffin, um dos maiores expoentes da chamada chic lit, que lançou este ano Presentes da Vida (Novo Conceito); Allan Percy, do sucesso de Nietzsche para estressados (Sextante); e James C. Hunter, do fenômeno O monge e o executivo (Sextante). 

Salão de Negócios

A Bienal do Livro Rio terá pela primeira vez, em sua 16ª edição, um salão de negócios (agent center). Atendendo a uma demanda do mercado, o espaço receberá agentes literários e profissionais do livro de várias partes do mundo.
O salão de negócios acontecerá nos três primeiros dias da Bienal, no mezanino 2 (Pavilhão Verde). Em 29 de agosto, dia da abertura da Bienal, o horário de funcionamento será de 13h às 18h, enquanto em 30 e 31 de agosto o espaço permanecerá aberto das 10h às 18h. Já estão confirmados representantes de editoras dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Chile, Gana e do Brasil.

Visitação escolar

Com o objetivo de incentivar desde cedo o hábito da leitura, a visitação escolar convida alunos de sete a 14 anos das redes pública e particular do ensino fundamental a conhecer a 16ª edição da Bienal. São seis dias destinados ao programa: 30 de agosto e 2, 3, 4, 5 e 6 de setembro. Este ano as inscrições foram realizadas em tempo recorde: em apenas duas horas em meia as instituições de ensino do Rio de Janeiro cadastraram 170 mil alunos para a visitação escolar.
Na chegada ao evento os estudantes receberão a Nota Bienal, que, no valor de R$ 5,50, pode ser trocada por um livro do mesmo valor. Com isso, o projeto possibilita aos visitantes a oportunidade de pesquisar títulos, manusear exemplares e ainda criar posteriormente uma rede entre colegas para troca de títulos, criando uma verdadeira roda de leitura. 
Em 2002, a visitação escolar recebeu o Prêmio Caio, na Categoria Evento de Terceiro Setor, pelo compromisso com o futuro das crianças e por sua responsabilidade social. 

Bienal do Livro 2011 – Rio de Janeiro 

Na edição, 640 mil visitantes prestigiaram o evento, percorrendo os corredores, participando da programação cultural e comprovando que o público brasileiro tem investido cada vez mais no prazer e no aprendizado propiciado pela leitura. 

Fonte:  Kindle


20 comentários

  1. Estou louca para ir e encontrar autores, e claro, promoções boas, rs.

    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu como não poderei ir, ficarei louca pelo feedback da Bienal, me conta tudo depois! =)

      Excluir
  2. Oi Thaís!

    É a primeira vez que eu vou a Bienal e estou surtando de tanta felicidade! Serio, mal posso esperar! Encontrar tantos blogueiros amigos e conhecer as editoras mais de perto! *----*

    Beijos
    Aline
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  3. Estou surtando por não poder ir, é muito mais caro do que ir para SP, ano passado fui para lá, e fiquei maravilhada *----* esse ano me dá um apertinho no coração por não poder ir.....
    mas ano que vem já estou me programando outra vez :D vou ficar aqui junto contigo Thais, esperando o Feedback pelas reder sociais por todo mundo que for!
    Boa Bienal para todo mundo que for lá!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mesmo Nattacha!
      Vamos ficar só aguardando o feedback!

      Bjss

      Excluir
  4. Queria muito ir, vai ser super massa, pena que sou de São Paulo. :/

    abraços

    http://livrostrip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também queria ir Luis Gustavo, mas ir para o RIO é complicado nesta época =)

      Excluir
  5. Realmente é um sucesso absoluto, 30 anos de Bienal e todo ano é melhor que o anterior...esse ano não vou poder ir por ser no Rio, mas vou ficar aqui ligadinha na net pra saber as noticias né...:)

    ResponderExcluir
  6. Tenho tanta invejinha dessas pessoas que vão à Bienal....invejinha do bem, é claro!!!
    Nunca fui e isso é uma grande frustração pra mim, tenho certeza que aproveitaria muito e gastaria horrores...rs
    Quem sabe um dia, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jenniffer,

      Eu também nunca fui, é tão complicado por causa das crianças, do trabalho =(

      Uma hora, a gente vai! Tudo na preparação divina ♥

      Bjs

      Excluir
  7. Thais só de ver o release me bateu uma tristeza. Moro longe, não é? É uma pena! Vc também não vai? Pensei que fosse...
    Enfim... Terei de me conformar em ouvir a galera falar como foi.

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  8. Eu vou!!!! feliz d+, vai ser a minha primeira vez!!! Espero pegar muitos autógrafos e marcadores,rs

    ResponderExcluir
  9. Oi Thais!

    Estou meio bola murcha com esta bienal, de São Paulo foi tão fantástica! Fui levando um monte de livro para autografar e chegando lá comprei mais. Mas está não está sendo assim, de qualquer forma não vou desanimar e procurar tudo de melhor que ela tiver para oferecer. Não sabia desta relação com a Alemanha, gostei desta novidade. É sinônimo de crescimento cultural do nosso país.
    Beijos
    Márcia Desirée
    http://www.tesouroliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia,

      Queria poder ir, é o paraíso dos bookaholics! E tem mais, tem que ir com as malas vazias e os bolsos cheios haha

      Bjs

      Excluir
  10. Thais, que pena que vc não vem...

    Eu estou SUPER empolgada e gostaria de estar de férias para ir todos os dias *___* O Café Literário sempre arrasa nos debates que traz, estou ansiosa!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!