O Projeto Rosie - Graeme Simsion - Viaje na Leitura

25/09/2013

O Projeto Rosie - Graeme Simsion


O Projeto Rosie prometia ser uma leitura leve, engraçada e rápida, então, completamente atraída pela proposta do livro e pela capa (capa lindíssima!) eu embarquei nesta leitura.

Infelizmente, para mim, não atingiu as expectativas que eu tinha confiado para ele. O começo da narrativa foi muito lenta, sabe aquela leitura que demora a engrenar? O Projeto Rosie começou assim, a leitura ficou melhor do meio para o fim, mesmo assim, não consegui sentir afeição pelos personagens, principalmente pelo protagonista masculino.

Don Tillman é nerd, inteligente e já na faixa dos quarenta anos, decide que precisa de uma companheira e para tal, desenvolve um projeto que visa, dentro das suas probabilidades, encontrar a mulher ideal, sua cara metade. Então, em sua vida exata, Don sabe que se encontrar uma mulher que se encaixe em suas exigências, será feliz e viverá adequadamente bem.

Mas, quem é que pode prever as estatísticas do amor? Que é tão improvável e inexato?

Tendo o questionário em mãos, vamos à caçada da companheira de Don! O que, logicamente que ele não esperava, era encontrar tudo e nada em Rosie, com quem ele não combinava de forma alguma.

Se os opostos se atraem, se podemos viver ou não conforme as regras da pessoa amada, Don não sabe, mas Rosie irá abalar suas estruturas lógicas e alienadas demonstrando o quão ilógico é o amor.

Ele é organizado, inteligente, meticuloso, egocêntrico e quer a esposa perfeita.

Ela é fumante (ele odeia quem fuma!), desorganizada (ele odeia desordem!) e possui um quociente de inteligência dentro da normalidade.

Confuso, ele vai à procura do seu projeto de vida, o Projeto Rosie.

A história tinha um potencial enorme, mas o desenvolvimento não me cativou. Também não consegui me identificar com nenhum personagem em específico, nem torcer por eles. Don é maçante, chato e entediante. Claro que, o meu ponto de vista baseia-se na narrativa e facilidade de leitura.

Don não sabe, mas é portador da síndrome de Asperger. Ou seja, naturalmente não demonstra afeições e afetividade. Este é um ponto alto do livro, e não foi trabalhado como merecia. Após concluir a leitura, podemos pensar de forma mais clara e objetiva o comportamento do protagonista, seu perfeccionismo e rotina, então, a leitura não foi maravilhosa, mas razoável.

A capa é linda e chama a atenção para uma construção mais divertida e a diagramação está ótima. Quem já leu? O que achou? Compartilhe com a gente!

Galera Record, 2013. 320 páginas.

12 comentários

  1. Thaís, que pena que não te empolgou tanto! Foi bom ler a sua opinião, porque em geral só li elogios. Bom que agora vou com menos sede ao pote!


    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela,

      Ir devagar e sem ter expectativas ajudará a leitura ser muito melhor, sem dúvida!

      Bjs

      Excluir
  2. OI, Thaís.
    Eu simplesmente adorei esse livro e acho que o lance de não terem dito diretamente que o Don é portador da síndrome ficou muito interessante. Algumas pessoas que leram o livro disseram que nem perceberam isso! hehehe
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que curtiu Camis!
      A leitura é eclética e os gostos também, não é mesmo?

      Bjss

      Excluir
  3. Achei a capa linda,eu ainda não sabia do que se travava a narrativa, mas ainda assim quero dar uma linda para saber mais detalhadamente sobre a historia e saber se vou gostar ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Caroline, os livros podem ser os mesmos, mas as entrelinhas nunca!

      Bjs

      Excluir
  4. Ai Thais, que pena que a historia nao cativou voce!!! Li muitas resenhas positivas desse livro, e isso foi predominante pra eu me interessar por essa leitura, a capa também foi, porque é linda demais né! Espero gostar quando ler, porque ter expectativas em relação a um livro e se decepcionar é terrível né, bjão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,

      Colocar expectativas em demasia pode estragar toda a leitura =(

      Beijos!

      Excluir
  5. Que pena Thaís que não gostou tanto, mas acredito que é assim que são as coisas. Estou lendo, e amando. Sim, ele se enquadra no Espectro Autista e não sabe, ou sabe e não tem interesse de levar isso adiante. Estou rindo demais de várias coisas que ele faz, e da Rosie, dois personagens totalmente diferentes. Ri demais da história dos coquetéis, não vou falar muito para não estregar a leitura de ninguém.
    Até o momento só tenho tido muita diversão ao ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oliveira,

      Ele é divertido, isso não posso negar, fico feliz em ver que gostou do livro mais do que eu hahaha

      Bjss

      Excluir
  6. Eu comprei o livro do nada, sem ter lido nada a respeito antes, então, pode ser que tenha sido por essa "falta de expectativa" que eu tenha amado ele! Achei a narração super divertida, ri em voz alta várias vezes. Foi uma leitura super gostosa =)

    ResponderExcluir
  7. Thais, fui atraída pela capa e pela sinopse do livro como você, e como você acabei e decepcionando... Não achei que foi uma leitura que valeu a pena, apesar de em algumas partes eu achar muita graça, infelizmente acabei dando apenas 2 estrelas para ele no skoob :/
    Mas, enfim, ótima resenha, beijos (:

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!