Resenha: "Arthannya" - Vera Lucia Cervi Mattei - Viaje na Leitura

26/09/2013

Resenha: "Arthannya" - Vera Lucia Cervi Mattei


"Arthannya" é sem dúvida um livro misterioso. Com um nome diferente e uma sinopse intrigante, o leitor precisa mergulhar em sua trama para descobrir o que acontece na obra da escritora Vera Lucia Cervi Mattei.

O universo criado nesse livro nos apresenta seres fisicamente semelhante aos humanos, mas biologicamente diferentes: uma alta expectativa de vida (mais de 300 anos), a necessidade de uma alimentação com suplementos (para aqueles que vivem na Terra) e "habilidades" diferenciadas.

O núcleo dos arthannyanos concentra-se principalmente em Minas Gerais, pois é onde se localiza o N.A.P.E. (Núcleo Avançado de Pesquisas e Estudos). Lá conheceremos Toran/Henrique, seu melhor amigo Zomar e Soray. Zomar é mais descontraído, sempre se expressando de modo mais expansivo e trazendo mais leveza a trama. Soray é a típica personagem que acaba provocando reações fortes nos leitores, por sua capacidade de agir em benefício próprio. Toran é um líder nato, sempre sério e difícil de demonstrar seus sentimentos.... quando o assunto não é Lúcia.

Lúcia é uma jovem que não conhece o seu passado. Abandonada quando bebê foi criada por uma mulher incrível, batalhadora e que não deixou a vida levar a melhor. Ainda tem dois irmãos: Fábio, que já formou sua própria família e Clara, a "aborrecente" do clã. Apesar de todo amor recebido, Lúcia ainda sofre com o seu passado.

"Era lógico que, nessas horas, a sua vontade era de não pensar em nada mais, além do tempo presente, além do hoje e do agora, esquecendo por completo a existência de um passado sem raízes, sem formas e sem cores. Mas o buraco estava ali, lhe mostrando que a velha feriada ainda estava aberta, chegando, às vezes, até a sangrar". (p.15)

Criada em Porto Ferreira, uma cidade de São Paulo, Lúcia não faz ideia de como o seu passado é importante e quando Toran invade a sua vida, ela fica dividida entre a atração que existe entre eles e a desconfiança de que ele esconde algo.

O livro ainda é composto de outros personagens como Hazec, sua esposa Geranda e filha Bryanna, Carlos, Antônio, chefe de Lúcia e Beatriz ou Bia, melhor amiga de Lúcia, que irão estruturar a trama de modo que não fique "pontas soltas".

Um dos pontos positivos da trama foi o modo como a escritora "mesclou" os costumes arthannyanos aos terrestres, deixando o leitor intrigado a cada momento que descobria uma "habilidade" de Toran. Também foi positivo o fato de ter sido criado algumas classificações, por exemplo: as pessoas que conhecem parcialmente ou totalmente a existência de outros seres são chamadas de Sarãs. Essa linguagem própria da história trouxe o leitor para dentro do livro, deixando-o encantado com os personagens. Um terceiro ponto positivo a abordagem de personagens mal intencionados nas duas raças. É interessante observar que não são apenas os humanos que possuem falha de caráter no livro.

Alguns detalhes fizeram um pouco de falta na trama, como por exemplo saber mais sobre os irmãos de Lúcia, sobre a vida de Zomar e Soray, as intenções de Geranda e é claro, como Adryna sentiu-se após alguns acontecimentos relacionados diretamente a ela.

A escritora ainda cita alguns personagens, como o Rasdro, que aguça a curiosidade do leitor que termina a leitura esperando por mais.

"Definitivamente calor, sono e cansaço são coisas que deveriam ser abolidas da humanidade". (p. 13)

Um livro que retrata romance, ação, intrigas e muito mais.

Em relação a revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A sinopse misteriosa foi um detalhe muito inteligente, pois aguça a curiosidade do leitor junto com o título.

"É nesses momentos da vida que segundos viram minutos e horas se tornam dias ou anos. Qualquer que seja o sentimento ou a emoção que queremos descrever em poucas palavras, corremos o risco de sermos vagos e pouco fidedignos. A sensação é de que o eixo da Terra se deslocou, mas na verdade foi o seu próprio eixo que saiu do lugar. Você sabe que algo ficou diferente, mas não dá para explicar como, porque, quando e onde. Fogo e gelo passam rapidamente por suas veias ao mesmo tempo em que terremotos e redemoinhos se manifestam em seu íntimo". (p. 41)



Edição: 1
Editora: Dracaena
ISBN: 9788582180945
Ano: 2013
Páginas: 492
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

8 comentários

  1. amei a capa e quero muito ler,adorei a resenha,estou curiosa para saber mais sobre os personagens a historia sobre tudo,mais um pra minha lista <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, tudo bem?
      A capa é linda né? Chamou a minha atenção logo de cara. Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijos

      Excluir
  2. Ualllll, esse livro parace incrivel. Acaba de entrar na minha lista de desejados. Espero Comprar esse super livro até novembro, rs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      O livro é muito bom sim. Caso leia, venha nos contar o que achou dele ;)
      Até mais

      Excluir
  3. Muito boa essa historia, é muito bom quando um autor ambienta a historias em algumas cidades do nosso Brasil, isso me dá um orgulho imenso, também gostei de saber que ela mesclou na historia, romance com ação, essa dobradinha junto é sempre certeza de sucesso, se tiver oportunidade quero ler esse livro, adorei! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, tudo bem?
      Pois é, eu concordo com você: é ótimo ver os locais nacionais sendo descritos no livro.
      Beijos

      Excluir
  4. Depois que me deparei em seu blog tenho visto muitos livros bons lançados de autores brasileiros que até então eram desconhecidos por mim. Isso é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem?
      Nossa, fico feliz em saber disso.
      Beijos

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!