Resenha: "Doce Procura" - Kevin Alan Milne - Viaje na Leitura

16/11/2013

Resenha: "Doce Procura" - Kevin Alan Milne



Sinopse - Sophie Jones possui uma loja de doces em Seattle. Porém, sua vida não é muito açucarada. Uma série de tragédias, desde a morte dos pais em seu nono aniversário, a transformou em uma pessoa amarga. Agora, Garrett, seu ex-noivo, a procura para explicar por que a abandonou. Diante da recusa dela em conversar, os dois fazem uma aposta. Garrett colocará um anúncio no jornal pedindo provas de que a felicidade duradoura existe. Se conseguir cem respostas verdadeiras, ele terá a oportunidade de se justificar... e, quem sabe, recuperar o coração de Sophie.



A trama apresenta basicamente três períodos da vida de Sophie, a atualidade que se passa no ano de 2009, o início do relacionamento de Garret e o dia 21 de setembro de 1989, o dia que mudou a vida de Sophie.

Sophie em 2009 é dona da "Chocolat' de Soph" uma loja que tem como sucesso os Biscoitos de azar, uma versão pessimista dos biscoitos da sorte, com mensagens tão amargas quanto o cacau que o biscoito é feito. Essa amargura toda é o modo como Sophie passou a enxergar a vida. Quando criança, esteve em um acidente em que perdeu toda a sua família. Criada pela policial que estava presente na cena do acidente e crescendo junto com Evi, sua irmã de criação, Sophie nunca mais confiou em ninguém além dessas duas mulheres em sua vida, até o momento em que conhece Garret em 2007.

Garret é fofo, romântico e totalmente apaixonado por Sophie. Então porque ele simplesmente termina tudo com ela de modo repentino, faltando apenas alguns dias para o casamento?

"Garrett parecia ter levado um soco. Olhou com saudade para a bela mulher que roubara seu coração um ano antes. Mas ele havia tomado o coração dela também, segurando-o nas mãos como um tesouro, e depois, quando Sophie menos esperava, o largou feito uma pedra e o pisoteou". (p.43)

Garret retorna à vida de Sophie pedindo um encontro para explicar o que aconteceu. Claro que Sophie recusa, pois não quer ver a pessoa que esmagou o resto de confiança e esperança que tinha. A insistência de Garret resulta em uma aposta: se Garret conseguir 100 respostas sobre a felicidade, respostas sérias, que precisam passar pela aprovação de Sophie, ela aceitará ter um encontro com ele e ouvir o seu lado da história.

"A minha era de um cara da Pensilvânia que disse que a felicidade é um rolo de papel higiênico quando se está perdido na floresta". (p.201)

Os personagens secundários possuem histórias pessoais bem desenvolvidas e emocionantes como Evi e Justin, e a dificuldade de Evi em se ver como mãe. Ou Alex, filho de Jacob Barnes, que mesmo em meio a tantas dificuldades que a vida impôs a ele, consegue viver dia após dia sorrindo e vendo o melhor da vida e das pessoas.

Um dos únicos pontos que não agradaram muito durante a leitura foi fato de Sophie ficar se culpando tanto pela morte da família. É claro que o fato de uma criança se culpar é normal, mas é a repetição no texto que torna cansativo esse detalhe.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho. A capa é simples, mas representa muito a história.

O livro é lindo, com uma trama emocionante que fala de traumas, perdas e a necessidade de confiar em alguém e ser amado. Uma lição de amor, recomeços e amizades verdadeiras.

E para você leitor, qual é a definição de felicidade?


"Pensei muito em felicidade desde que li o seu anúncio no jornal, e não consigo pensar em felicidade maior do que esta: ter a coragem, como a de minha amiga Marion, de fazer a coisa mais difícil por amor, mesmo ficando de coração partido". (p.198)


Edição: 1
Editora: Record
ISBN: 9788501097255
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Ana Carolina Mesquita
Avaliação: 4/5

Skoob: Clique aqui

14 comentários

  1. Estou curioso para saber mais sobre o desenvolvimento do livro... valeu pela dica ;)

    ResponderExcluir
  2. Quem é Jacob Barnes? rs
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e achei interessante. Já li outros livros com esse tema de reconquistar o amor de ninguém, mas não foram muito bons. Fiquei curiosa ler esse agora!

    Beijos,
    www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Natália... Jacob é um personagem muito importante rsrs
      É uma trama muito bonita mesmo ;)

      Excluir
  3. Oi Carol,
    Nossa que proposta após ter feito algo que praticamente nenhuma mulher perdoaria, fiquei curiosa com as respostas que as pessoas deram. Sobre a parte repetitiva creio que dependo do livro, já li livros em que pra mim foi essencial essa repetição e outros que eu pensava qual o motivo de repetir se eu já sei...shauhua....mas como dizem há leitura e leituras. Bela resenha.

    Beijokas Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisandra...
      Pois é, é uma questão de gosto mesmo... Acho que sou um pouco impaciente rsrs e a repetição me cansa.

      Excluir
  4. a capa desse livro é bem fofa!
    achei interessante o livro, e eu nem conhecia :)
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice... pois é, foi um livro que não fizeram muita propaganda, mas tem uma trama muito boa ;)

      Excluir
  5. Caramba, não conhecia o livro e fiquei encantada com a premissa dele.
    Preciso colocar na minha listinha de próximas leituras.
    Passei por uma situação parecida com meu marido, mas tivemos um final feliz.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline.
      O livro é fofo mesmo, e mostra que não estamos sozinhos no mundo com os nossos sofrimentos.
      Obrigada pelo comentário ;)
      Beijos

      Excluir
  6. Esse livro está na minha lista de leitura, ele parece ser maravilhoso!
    Só de ler sua resenha já fiquei mais encantada do que antes. Deve ser lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira.
      Me conte o que achou do livro quando terminar a leitura ok?
      Quero muito saber a sua opinião.
      Beijos

      Excluir
  7. Respostas
    1. Concordo plenamente com você Sunny ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!