Resenha: "Boneco de Neve" - Série Harry Hole - Livro 07 - Jo Nesbo - Viaje na Leitura

16/12/2013

Resenha: "Boneco de Neve" - Série Harry Hole - Livro 07 - Jo Nesbo


Sinopse - Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.



Minha opinião - "Boneco de Neve" é o sétimo livro da série que leva o nome do personagem principal, o inspetor Harry Hole. Apesar disso, a leitura fora de ordem não interferiu no compreendimento da trama, pois cada livro apresenta um caso diferente.

Harry Hole é um homem de 40 anos, inspetor da Divão de Homicídios na sede da polícia de Oslo. Um personagem forte, em alguns momentos carismático graças as suas imperfeições: seu problema com bebidas, sua obsessão e alienamento toda vez que mergulha em um caso, sua interação com a ex-namorada Rakel e o filho dela Oleg. Um homem angustiado com a morte de seu parceiro Jack Halvorsen. Além de tudo isso, os seus colegas de trabalho aparentam ter um certo ressentimento por ele ter feito um treinamento no FBI, e sua obsessão por serial killers faz com que inicialmente a sua teoria não seja levada muito a sério.

Sua nova parceira, Katrine Bratt, é bonita, inteligente e misteriosa. Vemos nesse personagem uma discussão do autor sobre as dificuldades das mulheres em exercerem profissões consideradas masculinas, através de assédio e grosserias que Katrine sofre de alguns outros membros da polícia.

A trama é dividida em partes, e faz com que o leitor precise ficar atento aos detalhes escondidos em cada capítulo para descobrir quem é o culpado. Até mesmo um simples documentário sobre a vida animal contêm pistas importantíssimas para o caso.

Dentro dessas partes, temos capítulos curtos que inicialmente alternam a data e os personagens. Temos Sara Kvinesland em 5 de novembro de 1980, temos o ano de 1992 e o arrogante inspetor Gert Rafto até o ano de 2004, que é o ano em que acompanhamos o caso com Harry.
Os detalhes dos assassinatos são bem descritos e o modo como o autor entrelaçou os casos e o assassino foi genial.


A escrita do autor é envolvente e viciante. O modo como ele espalha as pistas nos capítulos, a linguagem fácil e fluida e o toque de insanidade que cada personagem possui, faz com que o leitor fique atento do começo ao fim da leitura.


Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Existem alguns errinhos de digitação, mas nada que atrapalhasse a leitura. A capa é simples, mas relaciona-se com uma característica peculiar encontrada em cada cena do crime: o boneco de neve.
Para os fãs do gênero, é uma leitura imperdível, e sem dúvida tentarei correr atrás de outros livros do autor.


"Medo. Adrenalina tem um cheiro bem peculiar. Mas você sabe tudo sobre o assunto. Tenho certeza de que você sentiu esse cheiro nos presos que espancava. Laila tinha o mesmo cheiro. Especialmente quando viu as ferramentas que eu iria usar. E Onny ainda mais. Provavelmente porque você tinha contado a ela sobre Laila e ela sabia o que aconteceria. É uma cheiro bastante estimulante, não acha? Eu li que é o cheiro que alguns carnívoros usam para encontrar suas presas. Imagine a vítima, trêmula, tentando se esconder, mas sabendo que o cheiro do próprio medo irá matá-la". (p. 53)


Edição: 1
Editora: Record
ISBN: 9788501094803
Ano: 2013
Páginas: 420
Tradutor: Grete Skevik
Avaliação: 4/5
Skoob: Clique aqui

6 comentários

  1. Oi, Carol.
    Apesar de não ser necessário seguir a ordem de publicação, sempre prefiro ler esse tipo de livro acompanhando a evolução do personagem principal! É uma pena que as editoras não pensem nisso! hehehe
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila. Eu também prefiro ler na ordem, mas infelizmente essa série está totalmente desordenada =\
      Beijos

      Excluir
  2. Quero muito ler esse livro, mas vou aguardar primeiro a editora lançar os outros, pelo que vi, ela lançou fora da sequencia e por mais que não atrapalhe a leitura prefiro fazer na sequencia para saber de tudo em todos os aspectos. Mas, creio que a editora acertou com esse livro, ele é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem?
      O livro é bom sim, mas concordo com você, gostaria que fosse publicado na ordem
      Beijos

      Excluir
    2. Olá, vi a resenha do livro em um blog e me interessei muito por ele. Estou lendo e já estou entrando na parte 3. Posso dizer que é muito envolvente e que nos obriga a ler de forma intensa, em busca do fim. Não li os demais livros, nem sabia que se tratava de uma séria e, ainda bem, o conhecimento da vida anterior do detetive Harry não foi necessário. Para quem quer ler somente após o lançamento dos demais, acho que não precisam. Boa leitura!

      Excluir
  3. Que maluco! Acabei de ler aqui e, assim como outros, não fazia ideia que se tratava de uma série quando comprei. Estou em meados da parte 4 e tinha dado uma parada, mas agora quero saber o que acontece no final, a trama é muito boa. Inclusive, obrigado pela informação dos outros volumes da série. Ficarei de olho. :)

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!