Resenha: Fortuna - A Saga da Riqueza - Cassia Cassitas - Viaje na Leitura

06/12/2013

Resenha: Fortuna - A Saga da Riqueza - Cassia Cassitas





Sinopse: Fortuna a Saga da Riqueza, versão em português de Saga of Wealth, narra a história de Ricardo e Carolina em meio à crise econômica mundial de 2008. Falando sobre a busca da prosperidade, o livro é repleto de fatos históricos e de muita ação.O romance aborda a saga de uma família que conheceu as evoluções socioeconômicas do século XX abalado pelas guerras mundiais, embalado pelo capitalismo e consolidado pela sociedade de consumo. Os personagens têm identidades e trajetórias muito claras e definidas, personificando as diretrizes econômicas e sociais que nortearam os acontecimentos das últimas décadas. Ao longo de suas trajetórias, o leitor tem a oportunidade de conhecer um pouco da educação, do estilo de vida, do pensamento político e das ideias que norteiam o pensamento popular do Brasil. Quando a bolha imobiliária estoura, Ricardo luta para impedir o contágio no Brasil. Lucratividade, ética e responsabilidade social são algumas das questões que veem à tona. Todos se confrontam com a nova realidade e a formação sociocultural de cada personagem determina as reações. Fortuna a Saga da Riqueza é um livro vivo, a historia não acabou. Ela continua nos países que lutam contra a instabilidade e o desemprego.

Minha opinião - Conforme a sinopse explica, a livro gira em torno de discussões econômicas focando-se em alguns personagens, como o casal Ricardo e Carolina, e Ana. Os capítulos alternam entre esses dois núcleos. Mas se engana o leitor que acredita que o livro aborda apenas economia. Através da trajetória de Ana, conhecemos também a mudança na estruturação dos valores familiares e como passamos de uma sociedade familiar para nos tornarmos uma sociedade consumista.


Casados há dois anos, Carolina e Ricardo vivem uma vida tranquila e amorosa até pouco tempo atrás. Carolina, uma arquiteta grávida de seis meses, tenta a todo custo apoiar Ricardo, um economista que começa a se decepcionar profundamente com a falta de "honra" de seus chefes, inseridos no mercado econômico. Tal decepção é tão grande que acaba causando impacto em sua vida pessoal. Ricardo é um personagem que se torna "refém" de si mesmo. A incapacidade de entender que nem todos pensam e agem como ele, ou como é o correto, fazem com que ele deixe de ver o quadro geral da vida. Carolina é mais otimista, protetora, amorosa. Mas como toda pessoa que sofre muito na vida, começa a ver que nem sempre o amor e as boas intenções são capazes de curar todas as feridas.

"Carolina via o mundo de Ricardo ruir e não conseguia alcançá-lo, impedi-lo de arrastar nessa derrocada o mundo de amor que os unia". (p.30)

Em capítulos alternados, temos a história de Ana, que é filha de imigrantes italianos que praticamente fundaram o Brasil. Através dela vemos a história de diversas famílias que vieram para o país em busca de trabalho e condições melhores de vida, mas que encontraram muita dificuldades tanto econômicas quanto culturais. Ana, apresentada ao leitor aos 12 anos, sempre sonhou e se esforçou muito, mostrando-se centrada e ao mesmo tempo ciente de que deveria buscar oportunidades para uma vida melhor. Em 1940, com 14 anos, Ana vê sua vida mudar. A história desses três personagens centrais são repletas de reviravoltas, algumas com resultados tristes, outras felizes.


É um livro de conteúdo denso, com explicações sobre economia, mas graças a escrita fluida e de linguagem simples , torna-se um livro de fácil entendimento.

Uma trama diferente, que fala de valores e traz personagens reais ao leitor, fazendo com que ele se identifique.

Alguns erros de gramática e digitação foram encontrados, mas a autora explicou que uma nova edição está sendo realizada para corrigi-los. Sobre a diagramação e o layout foram realizados um ótimo trabalho, desde a escolha da fonte. A capa é simples, mas define bem a trajetória dos personagens: embaixo observamos o passado, representado pelo campo, e em cima, o futuro, com os prédios e a "cidade grande".


"Utilizar o tempo, o intelecto, as próprias forças para conquista o que se quer, é como encontrar um tesouro". (p. 26)


Ficha Técnica:
Título: Fortuna A Saga da Riqueza (2ª edição)
Autor: Cassia Cassitas
Páginas: 262
Amazon

2 comentários

  1. Gostei do que se trata no livro, retratar a passagem de sociedade familiar para sociedade consumista. Ele aborda um ponto que por um tempo tenho pensado. Gostei muito do assunto abordado no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem?
      A temática é bem interessante mesmo, pois estamos em uma sociedade altamente consumista, tecnológica, que esquece os princípios básicos familiares.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!