Resenha: "Limiar" - Jessica Warman - Viaje na Leitura

04/12/2013

Resenha: "Limiar" - Jessica Warman





Sinopse
Liz Valchar sempre teve tudo o que poderia desejar. Dinheiro, beleza, um namorado perfeito e, agora, uma festa de aniversário no iate particular, na companhia de seus cinco melhores amigos. Mas quando ela acorda no dia seguinte, percebe algo errado. Boiando na água, bem ali, entre o barco e o cais, está o corpo de uma adolescente. Ao observar melhor, Liz percebe horrorizada, que aquele é o seu corpo. E que ela está morta. A única companhia dela é Alex, um menino que morreu um ano antes em um acidente de carro. Juntos, tentarão solucionar o mistério da morte dela, reconstruindo seus últimos dias de vida.


"Limiar" têm um enredo simples: Liz, a garota popular da escola morre no seu aniversário e o seu fantasma irá tentar descobrir o que realmente aconteceu, já que a sua memória tem uma lacuna dos acontecimentos. Para isso, Liz irá contar com a ajuda de Alex, um outro fantasma que morreu atropelado um ano antes.

"Vi você crescer e virar essa... essa garota consumida pelos bens materiais, pelo status social das pessoas ao redor. Sei que isso não é quem você é de verdade". (p. 109)

Apesar dos diversos comentários positivos em relação a esse livro, Limiar não é uma trama espetacular. Já nos primeiros capítulos narrados por Liz, o leitor consegue perceber o que realmente aconteceu a ela e quem é o culpado. A ligação de Liz com Alex vai se tornando clara também ao avançar os capítulos e perto da metade do livro os dois mistérios já são resolvidos.

Liz começa a ver através de Alex, que estudava na mesma escola que ela, que o seu grupo de amigos não era exatamente muito gentil com os não populares. Richie, o namorado de Liz, não desperta muita simpatia do leitor, seja por ser um pouco passivo demais em suas ações ou por sua atividade paralela.

A parte mais interessante do livro está relacionada com o passado dos pais de Liz. Quando viva, Liz sabia dos rumores que rodeavam seu pai e sua madrasta, mas nunca quis acreditar. Agora, terá a oportunidade de rever alguns acontecimentos sobre outra perspectiva.

"No primeiro dia depois que morri, tive que me concentrar muito para me levar a uma lembrança. E, quando estava assistindo a uma delas, ela parecia muito distanciada da minha consciência no presente". (p. 65)


O livro não tem romance e foca nas verdades que a Liz precisa discutir, o que torna a leitura um ponto positivo porque a autora não deixou a trama muito enrolada.

Porém, o leitor não tem um desfecho realmente "cármico" por assim dizer: o final não teve um momento clímax intenso, e o descobrimento do culpado foi muito morno, sem muitas emoções. Os amigos de Liz realizaram interações rasas durante a trama, sendo bem mais ativos nos flashbacks da Liz pós-morte do que no dia-a-dia deles.

É uma leitura que deve ser realizada sem pretensão. A escrita da autora é fluida e muito bem desenvolvida, o que prende a atenção do leitor. Tanto o quesito "mistério" quanto o quesito "sobrenatural" poderiam ter sido melhor elaborados.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa chama a atenção e está relacionada à trama.

"Desde a minha morte, as pessoas comentam com frequência sobre o que ia querer para elas. Muitas dessas vezes se enganaram. ... Tudo o que eu quero é que vivam. Que sigam em frente com a compreensão de que cada momento é precioso, cada dia é uma bênção. Que vejam a vida pelo que ela realmente é: uma série de possibilidades infinitas, não só de grandes sofrimentos, mas também de grandes alegrias". (p. 388)


Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501091406
Ano: 2013
Páginas: 392
Tradutor: Regiane Winarski
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 3/5

4 comentários

  1. Carol, parece um bom livro para ler sem grandes expectativas e para passar um tempo relaxando. Gostei da resenha!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, tudo bem?
      É um livro realmente para se ler sem muitas expectativas. Sabe aqueles filmes de sessão da tarde, que assistimos quando ficamos mudando de canal? É a mesma coisa com esse livro kkk
      beijos

      Excluir
  2. Até hoje não li um livro de fantasma como A Mediadora - Meg Gabot, e amei!
    Esse, desde o lançamento, não me ganhou, ou chamou atenção, e nem nada.
    E a cada resenha que leio isso só intensifica. É um livro que não leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira!
      A série A mediadora realmente é ótima e estabeleceu um patamar muito alto mesmo.
      Beijos

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!