[Resenha Dupla]: "Os Doze Guardiões da Luz" - Luiz Henrique Batista - Viaje na Leitura

13/03/2014

[Resenha Dupla]: "Os Doze Guardiões da Luz" - Luiz Henrique Batista


Sinopse - Ambientado num mundo de fantasia, "Os Doze Guardiões da Luz" narra as histórias de heróis imortais que encarnam os doze signos do Zodíaco. Séculos após a grande guerra, que expulsou a Escuridão dos reinos do oeste, o povo e os heróis parecem ter se esquecido da ameaça que reside lá fora, além da fronteira das terras da Luz com os países da neblina. Alheios ao alcance dos tentáculos do inimigo, os Guardiões são pegos de surpresa quando a ameaça vem não de fora, mas de dentro do reino, justamente daqueles em quem mais confiavam: eles próprios.


Opinião da Carol - Narrado em terceira pessoa "Os Doze Guardiões da Luz" apresentam os doze guerreiros do zodíaco que tem como missão evitar que a Escuridão infiltre-se no mundo, e dessa forma prevenindo uma nova "Era da Grande Escuridão". Cada um desses doze guardiões são apresentados ao leitor, de forma que é possível conhecer suas peculiaridades, como a bondade de Virgem, a teimosia de Aquário, a força de Touro.


Quando esses guardiões começam a perceber que os dias de paz estão terminando vão descobrir que uma grande traição dá o pontapé inicial em todo o caos.


Um dos pontos positivos do livro foi a caracterização dos guardiões, pois é de se esperar que sejam guerreiros valentes e até mesmo "superiores" aos humanos, mas a verdade é exatamente o oposto: eles são totalmente humanos, repletos de debates internos, amores impossíveis, ódio, arrogância, bondade. Conforme são apresentados ao leitor é possível se identificar com um ou mais dos guardiões graças a essas imperfeições.


Apesar de ser discutido a história de todos os guardiões, dois deles acabam se destacando: Áries e Peixes, pois desde o início da história vamos nos familiarizando com a honra de Áries e a bondade de Peixes, que é considerada a guardiã mais fraca por não ser guerreira como as demais.


Os personagens são extremamente cativantes inclusive os vilões. Toda a caracterização deles permite ao leitor sentir empatia por aqueles que lutam pela Escuridão. O enredo é coeso e bem desenvolvido e a escrita é fluida e detalhada. O escritor não poupou palavras para descrever cenários, sentimentos e conflitos, mas a obra não ficou densa a ponto de cansar. É uma história bem descrita mas que estimula o leitor a avançar pelas próximas páginas.


É um livro que traz uma grande aventura, que discute a eterna batalha entre o bem x o mal, mas que também fala de amores, amizades, força, coragem e perdão. Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Foram encontrados uns dois errinhos de digitação mas nada que interferisse no ritmo da leitura. Existem detalhes na parte interna do livro, como os símbolos do zodíaco no rodapé que enriqueceram ainda mais a obra.

"Doze estrelas caíram em diferentes partes do mundo e dissiparam a Escuridão. Corrompidos em corpos e espírito, os gigantes recuaram em massa rumo ao leste, para além da neblina. Os que permaneceram, descobririam que as estrelas vindas do céu tornaram-se homens e mulheres que lutariam por liberdade e justiça. Eram os Doze Guardiões da Luz, guerreiros imortais que trouxeram esperança aos povos oprimidos, dando fim à Era dos Gigantes e início à Era dos Reis". (p. 32)


Opinião da Thaís - Fantástico!

Os Doze Guardiões da Luz é um livro com enredo fascinante e envolvente, se você espera ação, emoção nas batalhas e uma ligação especial com os personagens, esse livro deve ser a sua escolha.

Iniciei a leitura sem maiores pretensões, apesar da sinopse ser bastante instigante, jamais poderia imaginar a originalidade da trama. O autor utilizou como mote o Zodíaco e fez de seus personagens, doze guardiões representando cada signo zodiacal, guardiões que foram enviados ao mundo para proteger diversos povos, cada Guardião era responsável por determinada região. Seres imortais, estes guardiões viviam tranquilamente até o dia em que a escuridão começou a avançar sobre o mundo, trazendo desolação. A barreira foi quebrada e os Guardiões terão que impedir a iminente destruição. E ao longo do caminho, encontrar novos desafios...

"Mas então foi como se as páginas de um velho romance de cavalaria tivessem sido abertas sobre a mesa e delas saltasse o mais nobre cavaleiro de que o mundo já tivera notícia." Pág. 94

O autor utilizou de muitas descrições, nenhuma foi em vão e de nenhuma forma cansativa, através destas descrições podíamos observar como era o temperamento, a personalidade e a vida de cada Guardião. Observei que, alguns personagens eram mais decididos, outros mais receosos a princípio, mas todos encontraram seu caminho no decorrer da história. Nenhum fio da história ficou emaranhado, nenhuma ponta ficou solta, os acontecimentos foram sendo ligados um a um, e tudo foi se encaixando no decorrer da história.

" — Não acredito em almas gêmeas. Acredito em pessoas que se sentem atraídas umas pelas outras e que, com o tempo, encontram semelhanças, superam diferenças e transformam essa atração em amor verdadeiro." Pág. 142

Áries era forte, determinado e protetor, sua paixão é grande pela Guardiã Peixes, são o casal mais emocionante deste livro, temos outros dois, que o leitor irá descobrir no decorrer da leitura. Descobrirá o quanto Peixes é considerada a Guardião mais fraca e o leitor notará o seu crescimento ao longo da narrativa. Temos Aquário, Guardiã guerreira e destemida, não esperará ninguém lutar por ela. Temos Leão, o rei dos reis, inteligente e desbravador. Capricórnio me causou arrepios, assim como Escorpião (apesar de ser o meu signo haha), impossível não observar o cuidado que o autor teve ao determinar e idealizar a personalidade de cada um dos doze guardiões. Alguns se destacaram mais, outros pouca participação tiveram, uma continuação poderia abordar mais dos que não tiveram muita exposição neste volume.

"Quando dava por si, vivenciava um breve momento em que tudo, incluindo sua própria existência, parecia irreal." Pág. 165

Estruturado e bem escrito. A leitura prende do inicio ao fim, não larguei o livro até concluir a leitura. O final impactante deixa indícios de uma possível continuação, adoraria que tivesse...

Acompanhe a página do Livro Os Doze Guardiões no Facebook e conheça cada personagem e mais sobre esta história fascinante.

3 comentários

  1. Oie tudo bem,gente que livro curioso não conhecia ainda o autor, e adorei como a história se desenrola, ainda mais falando do signo de virgem que sou eu .... kkk
    Parabéns pela resenha e indicação.
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  2. Conhecia o livro apenas de ver a capa, mas nunca tinha parado para ler a resenha. Parece ser excelente. Vou ler em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  3. Thaís e Carol!
    Livros de ficção/fantasia sempre nos permitem imaginar o porvir do enredo.
    Uma batalha zodiacal deve ser bem interessante, como me interesso muito por astrologia, já que meus pais eram astrólogos o livro está entre as minhas necessidades de leitura.
    Muito boa as duas opiniões.

    Desejo uma semana plena de paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “A gente não faz amigos, reconhece-os.”(desconhecido)

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!