Resenha: "Por Toda A Eternidade" - Firefly Lane - Livro 02 - Kristin Hannah - Viaje na Leitura

04/03/2014

Resenha: "Por Toda A Eternidade" - Firefly Lane - Livro 02 - Kristin Hannah


Sinopse - "Tully Hart é uma mulher ambiciosa, movida por grandes sonhos que, na verdade, escondem as lembranças de um passado de abandono e dor. Ela acredita que pode superar qualquer coisa ao esconder bem fundo os sentimentos de rejeição que carrega desde a infância... Até que sua melhor amiga, Kate Ryan, morre. Então, tudo começa a mudar para Tully, que se vê escorregando em um precipício cheio de memórias melancólicas e remédios para dormir... Dorothy Hart — ou Cloud, como era conhecida nos anos 1970 — está no centro do trágico passado de Tully. Ela abandonou a filha repetidas vezes na infância. Até que as duas se separaram de uma vez por todas. Aos dezesseis anos, Marah Ryan ficou devastada pela morte da mãe, Kate. Embora seu pai e seus irmãos se esforcem para manter a família unida, Marah transformou-se numa adolescente rebelde e inacessível em sua dor. Tully tenta aproximar-se de Marah, mas sua incapacidade para lidar com os sentimentos da afilhada acaba empurrando a menina para um relacionamento infeliz com um rapaz problemático. A vida dessas mulheres está intimamente ligada, e a maneira como elas vão rever seus erros e acertos constrói um romance comovente sobre o amor, a maternidade, as perdas e o novo começo. Onde há amor, há perdão..."


Contêm Spoilers do primeiro livro "Amigas para sempre"

Minha opinião - Após os tristes acontecimentos do primeiro livro, "Por toda a eternidade" irá focar principalmente em três personagens: Tully, Marah e Dorothy. Três mulheres que sofreram muito cedo, seja pela perda de alguém amado, pelo abandono ou pela violência.

Um dos pontos positivos do livro é o fato que Kate continua presente do início ao fim da leitura, mesmo não estando mais entre os vivos. Se no primeiro livro Kate às vezes se sentia deixada de lado, nesse segundo livro observamos como ela era a "cola" de todas as pessoas ao seu redor, incluindo o seu marido Johnny, que não passava a certeza do seu amor por Kate, encontra-se devastado.

"Viro-me para Kate, vejo seu rosto e seus belos olhos verdes. Nele, vejo toda a minha vida. Tudo o que fui e que jamais quis ser. Isto é o que a sua melhor amiga é: um espelho". (p. 334)

A trama alterna o período em dois momentos principais: 2010 que é o momento atual da trama e 2006, que é o ano da morte de Kate. Com capítulos narrados em terceira pessoa e outros em primeira pessoa, temos a possibilidade de acompanhar de perto o remorso, os arrependimentos e a vida dessas três fortes mulheres.

Marah perdeu-se no instante em que a mãe faleceu. Ela têm consciência de que foi uma jovem difícil de criar e que nem sempre se deu bem com Kate. Repleta de arrependimentos e de sentimentos que não consegue expor ao pai, Marah entra em um espiral de destruição. No grupo de terapia para adolescentes em luto, ela conhece Paxton, um jovem sombrio que oferece a ela uma oportunidade de se libertar.

E Tully? Como ela pode continuar em frente quando a sua alma gêmea morreu? O constante sofrimento, a necessidade de cumprir as promessas feitas à Kate e as dores do seu passado começam a pesar demais.

Finalmente iremos entender Dorothy e toda a loucura que foi a sua vida. Veremos alguém que passa de irresponsável à alguém que é totalmente quebrada por dentro e o leitor se envolve com a personagem.

Vamos acompanhar também os pais de Kate, Margie e Bud, e seus gêmeos Lucas e William que perderam a mãe tão cedo.

Uma história que fala de perdão, amor, dor e superação. Personagens que cativam cada vez mais o leitor que tem dificuldades em se despedir de Kate e Tully.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho maravilhoso. A capa é delicada, combina com a trama e com a capa do livro anterior.

" - Há quanto tempo você finge não estar sofrendo?
A pergunta machuca.
- Por que você me pergunta isso?
- Porque, Tully, às vezes o poço se enche de lágrimas. E a água começa a transbordar". (p. 103)

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633206
Ano: 2014
Páginas: 400
Tradutor: Paulo Polzonoff Jr
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 5/5

10 comentários

  1. Que incrível, eu ganhei esse livro de um sorteio e ele ainda ta pra chegar. Se já estava curiosa antes, agora que li sua resenha fiquei mais ainda :D
    obrigada pela visita ao meu blog!

    leehlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leyliane, tudo bem?
      Prepare-se para ficar emocionada. Eu simplesmente fiquei com lágrimas nos olhos do começo ao fim da leitura rs
      Bjkas

      Excluir
  2. Ah, agora estou mais louca ainda pra ler esse livro, que tá pra chegar aqui em casa esse mês! Kristin Hannah arrasa!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem?
      Venha nos contar o que achou do livro quando terminar a leitura ok?
      Bjkas

      Excluir
  3. É o 2º livro que leio da autora e que adoro. Ela sabe nos envolver e emocionar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem?
      Eu também já havia lido um livro da autora e sabia que iria me emocionar com esse. Essa minha alergia que deixa os olhos marejados rs
      Bjkas

      Excluir
  4. Oi, Carol.
    Ganhei um exemplar desse livro de uma amiga e quase comecei a ler...
    Mas então descobri que tem um livro antes e agora estou correndo atrás de um exemplar de Amigas Para Sempre. Pior é que ele é de outra editora, né?!
    Que confusão! hehehe
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila.
      Eu também fiquei surpresa ao ver que foram lançados o livro 1 e 2 simultaneamente só que em editoras diferentes rs.
      Vale muito a pena você conferir o primeiro livro também ;)
      Bjkas

      Excluir
  5. Oiiiii, tudo bem???
    Adorando conhecer um cantinho novo... Quero te agradecer por sua visitinha em meu blog e quando quiser voltar fique sempre a vontade tá... Achei o seu blog bem aconchegante e super fofo... Parabéns... Estou seguindo, porque pretendo voltar... A resenha desse livro foi bem interessante embora seja a continuação dá para ter uma noção do que esses personagens passaram e como a morte de um ente querido pode ser devastadora... As personagens parecem que crescem e também parece ter alguns conflitos internos... batalhas a serem superadas... bem legal... gostei. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, tudo bem?
      Sim é uma continuação, mas mesmo quem não teve a oportunidade de ler o primeiro livro consegue entender sem problemas a sequência.
      Os personagens realmente amadurecem e passam por diversos obstáculos.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!