[Resenha] Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz - Viaje na Leitura

26/04/2014

[Resenha] Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz



Sinopse - Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.





Minha opinião - Narrado em primeira pessoa e divididos em partes que descrevem determinados momentos dos protagonistas "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" traz uma história envolvente, marcada pelo crescimento pessoal de Ari e Dante e o Universo que envolve os dois.

"Outro segredo do Universo: às vezes, a dor era como uma tempestade que vinha do nada. A mais clara manhã de verão podia acabam em temporal. Podia acabar em raios e trovões". (p. 287)
Angel Aristóteles, ou Ari, tem 15 anos é mexicano e vive com os pais. A dinâmica familiar é complexa, mas é perceptível o amor que seus pais tem por ele. Ari tem duas irmãs, que são gêmeas, e doze anos mais velhas. Ele se sente um pouco incomodado com elas pois o tratam mais como um filho do que como irmão. E nenhum adolescente quer lidar com três mulheres dizendo o que fazer..... Sua mãe é professora do ensino médio e além de uma paciência infinita é uma pessoa amorosa e cativante, mas que tem suas próprias cicatrizes, causadas pelas ações do filho mais velho. Seu pai, é um homem que retornou da guerra do Vietnã mudado. Lacônico, pensativo e que dificilmente demonstra o que pensa. Desde o início o leitor percebe que Ari sente um pouco de pena de si mesmo. Ele quer desesperadamente entender o que houve com o irmão mais velho que está na cadeia, mas toda a família nem ao menos pronuncia o seu nome. Ari é introspectivo, inteligente e mais sensível do que ele gostaria de admitir. Ele também é briguento e apesar de não buscar confusão sabe muito bem se defender com os punhos.

"Por algum motivo, achei que este fosse o verão em que descobriria estar vivo. O mundo - diziam minha mãe e meu pai - estava lá fora, à minha espera. Esse mundo não existe de verdade". (p. 166)
 
É nas férias de verão que ele conhece Dante. Dante é exatamente o oposto de Ari: ele gosta de falar sobre qualquer assunto, discutir o tudo e o nada, saber o que Ari sente e demonstra a todo instante a sua sensibilidade. Dante também é descendente de mexicanos, mas não sente-se incluído na cultura. Seus pais também são extremamente amorosos e demonstram a afeição, de modo que o leitor fica comovido com as demonstrações de carinho.


Os núcleos familiares demonstrados no livro são complexos. Acompanhar a família de Ari que em certos aspectos vive em negação (quando o assunto é o filho mais velho), o pai que tem suas próprias lutas internas para vencer e uma figura maternal forte e amorosa. A família de Dante também tem suas peculiaridades: o modo como a mãe de Dante consegue enxergar o íntimo das pessoas, o pai demonstra abertamente sua afeição, são exemplos fortes de famílias. Ao mesmo tempo o autor sutilmente faz uma crítica a sociedade patriarcal mexicana que ainda demonstra muito preconceito em relação a determinados assuntos (explicado pelo fato de Dante sentir que não se encaixa na cultura).

"Fiquei pensando que poemas são como pessoas. Algumas pessoas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende.... e nunca entenderá". (p. 40)

Um livro que fala sobre dois jovens que estão passando por aquela fase "estranha" da vida, onde ainda são parte meninos, querendo brincar e se divertir e começam a se tornar homens, com responsabilidades e autoconhecimento.

A escrita do autor envolve o uso de poesia, música, arte. O seu texto é de uma riqueza ímpar e ao mesmo tempo é escrito com tanta simplicidade que se torna impossível não se apaixonar pela história e pelos personagens.

Uma história de amizade, descobrimentos, perdão, amor e que mostra a capacidade do ser humano de seguir em frente, não importando as adversidades ultrapassadas.

"Pensei muito em Dante.
E me pareceu que seu rosto era o mapa do mundo. Um mundo sem qualquer escuridão.
Uau, um mundo sem escuridão. Não seria lindo?" (p. 67)


O enredo inteiro é cheio de sutilezas, que permitem ao leitor captar uma ou outra dica durante a leitura. A história fala de uma amizade genuína e de dois garotos que precisam passar por diversas situações para encontrar os segredos de seus Universos.
A capa é linda e combina perfeitamente com a trama.

"A música acabou tão cedo. A música acabou quando mal tinha começado. Era muito triste". (p. 14)

Em determinado momento do livro Dante compara Ari e ele mesmo a dois quadros lindos: Nighthawks do Edward Hopper e A balsa de Medusa de Géricault. Não irei dizer quem é quem segundo Dante, mas deixarei uma imagem dos quadros, que são impactantes não só pela beleza, mas pelas diferentes sensações que eles passam (vocês irão precisar ler o livro para descobrir qual é o quadro do Dante e qual é o quadro do Ari!)



Quadro: Nighthawks - Edward Hopper



Quadro: A balsa de Medusa - Théodore Géricault.





Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765350
Ano: 2014
Páginas: 392
Tradutor: Clemente Pereira
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 5/5  ♥

5 comentários

  1. Não conhecia o livro... Na verdade, não conhecia nem o autor. Parece ser uma história muito bonita (a parte da amizade, pelo menos), mas também sofrida.... Até eu fiquei curiosa com a história por trás da prisão do irmão dele.
    Ah, e só de ler a resenha, tenho uma desconfiança de quem é representado por cada quadro. Se for o que eu penso, apesar de um pouco óbvio, achei incrível a comparação!

    =)

    Suelen Mattos
    ____________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, tudo bem?
      A história é linda mesmo e agora fiquei curiosa em saber a sua opinião dos quadros rs...
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi, Carol! Menina, gostei muito da sua resenha. Não conhecia o livro e ele acabou de ir para a listinha de desejados! E a capa é realmente muito bonita.

    Um beijo grande,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni, tudo bem com você?
      Fico feliz em saber que gostou da resenha ;) O livro é um lançamento lindo e muito diferente, que vale a pena conferir.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi!
    Gostei muito da sua resenha! Você indicaria esse livro para a partir de qual idade (aproximadamente)?

    Obrigada

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!