[Resenha] O que faço com esses Versos de Amor? - Edmir Carvalho Bezerra - Viaje na Leitura

30/05/2014

[Resenha] O que faço com esses Versos de Amor? - Edmir Carvalho Bezerra


Sinopse
“A poesia de Edmir não é tricotada com fios da mesmice, insossa. É concreta sem perder a calentura. Sua poética perpassa quase todas as substâncias do encantamento verbal, de maneira tocante, cortante, original... É ler para crer.” - Benny Franklin Terceiro livro de Edmir, a obra reúne poemas e textos poéticos curtos, como é o caso da pequena carta-poema “O que faço com esta carta de amor?”. Com uma poesia caminheira ao encontro da prosa com leveza e imagens que vão à deriva, mostrando de forma tocante que do poema à poesia há uma solidão que não se explica, são imagens vistas por quem conduz faro nos olhos. Os textos de “O que faço com esses Versos de Amor?” têm o destino de sonhar, de encantar, de ter mil almas que choram ou riem. Edmir é um silencioso alado que corre e voa em direção ao desconhecido, ao que se deve adivinhar, às imagens eternas escondidas na ferrugem do tempo, no lixo das horas, atrás de nuvens, pedras, sóis, luas, olhos, risos e pesares, eternizando silêncios em metáforas em prosa ou verso. Suave e rude, pleno de doçura nas lembranças do menino dentro de sua pequena linda cidade, tendo consciência de que os poetas nada mais são que sujeitos dispostos a reaprender a ser criança, inventa vocábulos e dizeres que definem muito mais que a tradição o que passa pela alça de mira da sua poesia de reaprender a olhar para as coisas. É o franco atirador de pequenas coisas que se tornam grandes nas suas explosões de ternuras e rugidos à solidão a que se destina o homem. "O que faço com esses Versos de Amor?" é um livro que promete dizer ao leitor, e somente a ele: "Sim, esses versos são para você, devore-os!”. O livro, publicado pela Smile Editorial, apresenta na capa a fotografia de uma bela escultura em lápis de cor do artista colombiano Federico Uribe e orelha do poeta e compositor Renato Gusmão. Na contracapa, o texto do poeta Benny Franklin funciona como flecha certeira na alma do leitor que espera mais do que a palavra, o olhar, o caminho de não chegar jamais ao procurado.


Minha opinião - "O que faço com esses Versos de Amor" é uma coletânea com quase 60 poesias e textos poéticos, divididos em três partes: 1 - Esses Versos de Amor; 2-  Águas e anoitecimentos (com uma linda cidade dentro) e 3 - A poesia que me atrai.
Com um tom bem intimista e pessoal, o escritor Edmir Carvalho Bezerra convida o leitor a desfrutar de uma leitura que desperta sentimentos de saudade, amores não correspondidos e amores sofridos. Na primeira parte do livro temos a perfeita mescla dos temas citados anteriormente desde o início, com "Esses versos de amor":

"Sonhei tão puro e bom.
Deu pra ver que a saudade ainda dói.
Um gole de sol, uma porção de mar,
Um pedaço de rua, metade do ar,
O frio da noite velando dentro de mim.
Deu pra ver que dói sonhar com você.
E mais não sei acordar sem doer.
É como se a natureza morresse,
frágil, frágil o desamor doendo,
solidão que insiste em acender" ("Esses versos de amor") .

A saudade, que é um tema recorrente em alguns textos demonstra que o ser humano compartilha mesmo que de maneira diferente suas angústias e dores, como a perda de um ente querido, uma época que não retorna mais, um amor que se apaga aos poucos. Mas também existem textos que despertam o saudosismo de maneira alegre, que evoca aquelas lembranças que colocam sorrisos  nos rostos dos leitores.
Com uma prosa marcante e uma linguagem poética brilhante o livro "O que faço com esses Versos de Amor" são textos que acalentam o coração e alma do leitor.
Um livro com uma escrita delicada que permite realizarmos uma reflexão ao mesmo tempo em que nos emocionamos.



"Quanto mais eu leio, mais aprendo a fazer silêncio, mais
entendo sobre tolerância, mais eu gosto de riscar com o dedo
as coisas quase invisíveis.
Quanto mais eu leio, mais bonito o mundo fica, mais as
imperfeições me observam, me ensinam.
Quanto mais eu leio, mais meus olhos veem, mais os
mundos pousam nas minhas mãos."


SOBRE O AUTOR:

Edmir Carvalho Bezerra nasceu em Monte Alegre-Pará, mora na capital paraense, Belém. Além de “O que faço com esses Versos de Amor?”, é autor de Dizerudito - Poemas e de Breves Cartas de Amor.

  Compre seu livro autografado diretamente com o autor:
edmirveropoema@gmail.com

PERFIL NO FACEBOOK | FAN PAGE

Um comentário

  1. Thaís, o poema é bonito, gostei bastante: "Quanto mais eu leio, mais aprendo a fazer silêncio..." Uma poesia concreta.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!