[Resenha] Tigana - A lâmina na Alma - Livro 01 - Guy Gavriel Kay - Viaje na Leitura

27/05/2014

[Resenha] Tigana - A lâmina na Alma - Livro 01 - Guy Gavriel Kay





Sinopse - "Tigana é uma obra rara e encantadora onde mito e magia se tornam reais e entram nas nossas vidas. Esta é a história de uma nação oprimida que luta para ser livre depois de cair nas mãos de conquistadores implacáveis. É a história de um povo tão amaldiçoado pelas negras feitiçarias do rei Brandin que o próprio nome da sua bela terra não pode ser lembrado ou pronunciado. Mas anos após a devastação da sua capital, um pequeno grupo de sobreviventes, liderado pelo príncipe Alessan, inicia uma cruzada perigosa para destronar os reis despóticos que governam a Península da Palma, numa tentativa de recuperar um nome banido: Tigana. Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, este épico sublime sobre um povo determinado em alcançar os seus sonhos mudou para sempre as fronteiras da fantasia".


Minha opinião - Tigana foi lançado como um livro único, mas aqui no Brasil foi dividido em dois volumes: "Tigana - A lâmina na alma" e "Tigana - A voz da vingança". Então o leitor não se surpreende muito ao saber que o final de "A lâmina na alma" o livro termina de forma um pouco abrupta.

Narrado em terceira pessoa, o início do livro (até mais ou menos a página 100, 110) é um pouco arrastado. Talvez pelo enorme número de nomes diferentes apresentados que acabam confundindo um pouco. A história tem início quando dois poderosos governantes, que são feiticeiros perdem pessoas que amam em meio a busca pela expansão das terras. A história tem um toque de Europa Medieval, com comerciantes de vinhos por exemplo. A Península de Palma é basicamente dividida em províncias do leste e províncias do oeste, onde Brandin e Alberico governam. Como é de se esperar, as consequências de uma guerra acabam prejudicando o povo, nesse caso, mais precisamente a província de Tigana.

Cabe ao príncipe de Tigana, Alessan bar Valentin, tentar recuperar a província, mas existe um detalhe: ele não possui magia. Então como derrotar dois magos sem ter poderes? É aí que entra vários outros personagens que vão adicionando "algo" na história. São tantos personagens, como o grupo de músicos, que fica difícil descrevê-los individualmente. O livro é dividido em partes, e cada parte foca um pouco mais em determinado personagem.

"Aquilo durou desde aquela primeira noite por toda a primavera, e durante o começo do verão. O pecado dos deuses, como era chamado o que fizeram". (p. 239)

Não existe personagem inteiramente bom ou inteiramente ruim no livro. Eles são movidos por sentimentos e são falhos, como todo ser humano. São essas nuances de suas personalidades que permitem que nos identifiquemos com eles.

O livro inteiro é muito interessante e traz ao leitor não apenas uma guerra mágica ou disputa de terras, mas também permite refletir sobre causas e consequências dos nossos atos, ou o motivo de pessoas boas tomarem decisões ruins.

Um livro fantástico e uma leitura indispensável para os fãs do gênero.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho incrível. Na parte interna da capa e contracapa temos um mapa muito colorido e que passa a impressão de antigo para acompanharmos melhor a história. A capa é simplesmente linda e atraí instantaneamente a atenção.


"Não tinha certeza de haver conseguido formar a palavra ou se tinha apenas pensado nela, mas foi então que uma escuridão mais envolvente que jamais conhecera cobriu-o, como um cobertor ou uma manta, e a diferença entre o dito e o não dito não mais importava". (p. 159)

7 comentários

  1. Me interessei bastante pela premissa do livro. Parece ser um livro ótimo. Tentarei lê-lo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie... eu gostei bastante do livro.
      Quando realizar a leitura, venha nos contar o que achou ok?
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi Carol tudo bem?

    Então gosto de enredos que nos deixam meio confusas em relação aos personagens, o que espera deles heim?

    Isso já me atraiu!

    Com certeza a dica esta mias que anotada

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joi, tudo ótimo por aqui e com você?
      Pois é, muitos personagens no livro tem certa ambiguidade que chama a atenção do leitor ;)
      Espero que venha nos contar o que achou do livro quando realizar a leitura.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  3. Nossa Carol, você me convenceu a ler o livro.
    Adicionei em meus desejados, e já vou preparada para ter os dois livros antes de iniciar a leitura. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que são só dois livros. Não aguento mais series intermináveis. Eu gostei desse livro e me interessei por ele, mas não é um livro que eu leria agora.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olha... não sabia q era um livro único dividido, confesso que achei q seria uma daquelas séries intermináveis. Os dois livros já saíram e vou tentar ler em seguida, assim não fico com a sensação de q não terminei a história.

    Andy_Mon Petit Poison
    #ResumoDoPoison http://bit.ly/1kvxixn

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!