[Resenha] Excalibur - Organizadora: Ana Lúcia Merege - Viaje na Leitura

21/07/2014

[Resenha] Excalibur - Organizadora: Ana Lúcia Merege

Sinopse: Todos já ouvimos falar do Rei Artur. Desde as crônicas medievais até a literatura contemporânea, passando por meios como o cinema, teatro, quadrinhos e games, muito foi contado sobre ele, seus cavaleiros e o mago Merlin, reinventando o universo mágico cujo centro é a corte do reino de Camelot. A coletânea Excalibur – histórias de reis, magos e távolas redondas abraça esse imaginário, reunindo histórias inspiradas por versões das novelas de cavalaria e releituras contemporâneas, mas sem ignorar a sua origem na mitologia celta. O resultado é a diversidade de estilos, cenários e gêneros que vão da fantasia heroica ao dieselpunk, sempre unidos à atmosfera de magia e aventura que imortalizaram o Rei Artur. Na liderança dessa missão pelo Santo Graal está Ana Lúcia Merege, que divide a Távola Redonda com um conto ao lado dos destemidos Roberto de Sousa Causo, Liège Báccaro Toledo, Luiz Felipe Vasques e Daniel Bezerra, André S. Silva, Pedro Viana, A. Z. Cordenonsi, Ana Cristina Rodrigues, Marcelo Abreu, Melissa de Sá, Octavio Aragão e Cirilo S. Lemos. Batalhas, encantamentos, amores, intrigas e traições – tudo isso e muito mais se revela a cada página de Excalibur, uma homenagem à fantasia medieval e aos heróis que nunca morrem.


Minha opinião -   Rei Artur, Merlin, cavaleiros da Távola Redonda... A maioria já conhece a história dessas figuras lendárias, seja por livros, filmes ou até mesmo desenhos, onde um jovem retira a espada Excalibur da pedra e se torna rei.

A coletânea coordenada pela Ana Lúcia Merege reúne 12 histórias inspiradas nessa mitologia celta, de várias maneiras, ângulos, olhares, tempo, com diversos personagens, motivações, repletas de ações e surpresas para os leitores. Desde a idade média, passando até mesmo pelo espaço, o livro traz diferentes contos com a temática arturiana, com uma diversidade de estilos. Temos ainda um prefácio que explica um pouquinho sobre as primeiras aparições da lenda e como ela está presente na nossa cultura.

A capa e a edição do livro são lindas demais. Cada detalhe desde o início dos capítulos, do espaço entre parágrafo até a letra foram cuidadosamente feitos para remeter ao tema.

O único problema é que por ser contos, as histórias são mais curtas e quando você está se apegando aos personagens, ela termina. Você quer saber mais, ter um pouco mais da história, mas tem que passar para outra e esse ciclo recomeça.

É claro que dependendo do estilo da escrita que você gosta, vai acabar gostando mais de um do que de outro, mas todos são bem legais e os autores nos conquistam com finais surpreendentes e até mesmo dramáticos.

Recomendo.

2 comentários

  1. A capa está muito linda! sou completamente apaixonada por contos, e é um dos muitos porquês de eu estar tão empolgada por esse livro. Beijos

    ResponderExcluir
  2. A capa é muito linda!
    E sempre quis ler um livro nessa temática, pois ainda não li. E acho que ele deve ser bem agradável.
    Não sei, fico meio empolgada em conhecer o livro e ao mesmo tempo penso se vale mesmo a pena.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!