[Resenha]: "Cartas de Amor Aos Mortos" - Ava Dellaira - Viaje na Leitura

15/08/2014

[Resenha]: "Cartas de Amor Aos Mortos" - Ava Dellaira






Sinopse - "Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho".

Minha opinião - "Carta de amor aos mortos" conta a história de Laurel, uma adolescente que perdeu a sua irmã May de uma maneira misteriosa. A única pessoa que presenciou o que aconteceu foi Laurel e ela nunca disse o que aconteceu, nem mesmo para seus pais. 

Sentindo-se perdida, não apenas pela ausência de May, mas também pela confusão que é a sua vida familiar, a protagonista encontra em uma tarefa escolar uma maneira de desabafar sobre todos os acontecimentos de sua vida.

O livro é disposto inteiramente em cartas para celebridades que já faleceram. Enquanto Laurel discorre sobre a história da vida de cada um deles: Kurt Cobain, Judy Garland, Elizabeth Bishop, River Phoenix, Amelia Earhart, Amy Winehouse, Janis Joplin, Allan Lane, Jim Morrison, John Keats, Heath Leadger, ela começa a contar um pouco sobre a própria história.

A construção da personagem é impecável. Laurel é uma adolescente que tem nas suas lembranças uma irmã que era uma garota popular, feliz e amorosa com a sua irmã mais nova. May inventava histórias sobre fadas, contava "segredos" e dividia o seu gosto musical com Laurel. À primeira vista, é uma relação perfeita e muito bonita de se observar. Mas são as frestas que encontramos nesse quadro tão ilírico que faz com que o leitor perceba que a vida não era tão bonita assim.

Atualmente Laurel divide-se morando na casa da sua tia Amy e estuda no colégio do bairro, West Mesa e na casa de seu pai. Sua mãe é ausente, antes mesmo da filha mais velha falecer os pais já estavam separados e a mãe foi morar em um rancho na Califórnia.

A interação familiar é complicada: sua tia é extremamente religiosa e seu pai está desconectado do mundo, um borrão do homem que foi um dia. A nova escola é a saída de Laurel, que quer evitar a todo custo os olhares de "pena" dos alunos da escola antiga. Ela precisa de um recomeço.

Mas como ter um recomeço se o passado não foi resolvido?

Em West Mesa ela conhece alguns alunos: Natalie, Hannah, Tristan e Kristen. Mesmo que inconscientemente, a escolha desses novos amigos é perfeita. Eles se complementam... Cada um deles tem problemas familiares, pessoais e amorosos que farão com que Laurel perceba que ser imperfeito é a regra. 

"Nirvana" significa liberdade. Liberdade do sofrimento. Acho que algumas pessoas diriam que a morte é exatamente isso. Então, parabéns por estar livre, acho. O resto de nós ainda está aqui, agarrado aos cacos". (p. 197)
E é claro, não podemos esquecer o misterioso Sky, o rapaz que tem o poder de mudar toda a vida da protagonista novamente.

"- Sabe por que se apaixonar é o que pode acontecer de mais profundo com uma pessoa? Porque quando estamos apaixonados, estamos totalmente em perigo e completamente salvos, os dois ao mesmo tempo". (p. 158)

"Cartas de amor aos mortos" não é apenas um livro sobre lidar com a perda daqueles que amamos. É uma história sobre como lidar com a perda de nós mesmos, de enfrentar o mundo quando algo terrível acontece e de não se calar diante das monstruosidades que vivemos. É um livro que fala sobre como podemos sorrir após sofrer, sobre encontrar motivos para continuar e dar a volta por cima, não importa o que aconteça.

A escrita da autora é cativante, sedutora e apaixonante. A maneira como a trama vai evoluindo, a sutiliza com que os segredos vão sendo desvendados. Tudo isso contribuiu para que o livro se tornasse perfeito. A história é simplesmente maravilhosa. O leitor irá sorrir, chorar, sofrer e sentir uma necessidade absurda de acalentar a protagonista. 

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho excepcional. A capa está deslumbrante!

"Sei que escrevi cartas para pessoas sem-endereço neste mundo. Sei que vocês estão mortos. Mas posso ouvir vocês. Ouço todos vocês. Nós estivemos aqui. Nossa vida teve valor." (p. 324)

17 comentários

  1. Parabéns pela resenha! Já tinha lido algumas opiniões sobre o livro, mas nenhuma tão aprofundada. Fiquei com ainda mais vontade de ler a história.
    Gosto demais de tramas mais voltadas à reflexão. Nesse caso, temos uma família desestruturada enfrentando uma perda e no meio disso, uma adolescente tentando se encontrar novamente.
    Bonito é ver alguém se descobrindo, amadurecendo, admitindo suas dificuldades e buscando forças para continuar.
    obs: A ideia das cartas aos famosos falecidos é bem original, na minha opinião!
    Espero ler o livro muito em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, tudo bem?
      Fico feliz em saber que gostou da resenha!!!
      A história é realmente bonita e original. Existe uma fragilidade e ao mesmo tempo uma força na protagonista que atrai o leitor e se torna impossível largar o livro.
      Bjkas

      Excluir
  2. Oieee
    Adoro esse estilo de livro narrado por meio de cartas,As vantagens de ser Invisível é o que eu diga.Mesmo achando cartas para pessoas mortas um pouco estranho foi o jeito que Laurel encontrou de superar a morte da irmã,e a história é envolvente e sensível,quero muito ler.Ouvi uma notícia dizendo que o livro viraria filme mas não sei se é verdade,mas tomara que seja.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia, tudo bem?
      Não sabia dessa história do filme! Se isso realmente acontecer, vou ter que começar a estocar lencinhos rs....
      Bjkas

      Excluir
  3. Eu adorei essa ideia de cartas para celebridades que já faleceram. E gostei de saber que os personagens são bem construídos. O livro parece ser bem emocionante e estou querendo muito ler ele. Espero ler logo :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, tudo bem?
      Sim, é ótima a ideia das cartas. Fiquei impressionada com a construção do livro.
      Venha nos contar o que achou quando finalizar a leitura ok?
      Bjkas

      Excluir
  4. Confesso que não tinha interesse nesse livro mas depois da sua resenha fiquei bem curiosa.
    Achei a trama muito boa, não sei se vou gostar de ser disposto inteiramente em cartas mas deve ser legal.
    Ótima resenha! Bjs, Carol <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilza, tudo bem?
      Que legal saber que a resenha despertou a sua curiosidade ;)
      Se você gosta do gênero, dê uma chance ao livro. Existem personagens cativantes e uma história sólida, muito bem construída.
      Depois, venha nos contar o que achou ok?
      Bjkas

      Excluir
  5. Esse livro esta na minha wishlist desde que lançou aqui no Brasil. Apesar de ver muitas resenhas positivas do livro e ainda a capa ser atrativa, não consegui comprar ainda. Tenho medo de ler com muita expectativa e acabar não gostando...
    Mas pela sua resenha, o livro é realmente ótimo, e a história parece ser linda. Acho que vou parar de enrolar e comprar logo =)
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem?
      A capa é simplesmente fabulosa né? Eu me apaixonei por ela. Tem algo na imagem que desperta emoções.
      Espero que venha nos contar o que achou da leitura ok?
      Bjkas

      Excluir
  6. Parabéns! Nunca desejaria este livro somente pela sinopse. Sua resenha dá uma nova dimensão do que é a história, do que se trata. O que a princípio pareceu bobo, com a sua resenha se tornou interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois, tudo bem?
      Nossa, fiquei super contente com o seu comentário.
      Obrigada mesmo.
      Bjkas

      Excluir
  7. Amei a resenha. O livro parece ser bastante interessante!

    ResponderExcluir
  8. Achei linda essa capa, parece ser um livro bem emocionante, adoraria ler .

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha é simplesmente ENCANTADORA ! Ela me deixou ..... nem sei como dizer , esse livro parece ser otimo , a capa é muito linda , nunca li um livro em que a protagonista manda cartas aos mortos , e esses quotes , eles sao perfeitos , eu preciso ler esse livro , urgentemente !

    ResponderExcluir
  10. Não era um livro que eu tinha interesse quando vi seu lançzmento. Mas depois de algumas resenhas acabei mudando um pouco de ideia.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. A cada resenha que leio, fico mais tentada a ler este livro e a sua foi a cereja do bolo!
    Espero realmente ter a oportunidade de conferir a obra e me encantar também!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!