[Resenha] "Amante Revelado" - Irmandade da Adaga Negra - Livro 4 - J. R. Ward - Viaje na Leitura

10/09/2014

[Resenha] "Amante Revelado" - Irmandade da Adaga Negra - Livro 4 - J. R. Ward



Sinopse - Butch O'Neal é um lutador por natureza. Ex-policial da divisão de homicídios, durão, ele é o único humano que já foi admitido no círculo da Irmandade da Adaga Negra. E deseja mergulhar ainda mais fundo no mundo dos vampiros, na guerra contra os redutores. Não tem nada a perder. Seu coração pertence a uma vampira, uma beldade aristocrática inatingível para ele. Se não pode ter Marissa, então, pelo menos, quer lutar lado a lado com os Irmãos. O destino o amaldiçoa realizando precisamente o seu desejo. Quando Butch se sacrifica para salvar um vampiro dos assassinos, cai vítima da força mais sinistra dessa guerra. Deixado para morrer, é encontrado por um milagre, e a Irmandade recorre a Marissa para trazê-lo de volta. Mas, mesmo o seu amor pode não ser suficiente para salvá-lo...

Contêm Spoilers


Minha opinião - Talvez fossem as altas expectativas para descobrir sobre o futuro de Butch na IAN, mas o quarto livro da série decepcionou um pouco.

Narrado em terceira pessoa, a história acontece alguns meses após os acontecimentos do último livro. Butch é um ex-policial, está com 37 anos de idade e sente que não está sendo muito aproveitado, pois os irmãos se preocupam com a sua vulnerabilidade. Além disso, Butch está sem ter notícias de Marissa, que aparentemente o dispensou de vez.

Em uma das suas saídas ao clube de Revenghe conhece Xhex, a segurança do clube que tem um estilo meio andrógino. Xhex aparentemente terá um papel a desenvolver nos próximos livros e também auxilia o leitor a entender um pouco melhor a realidade de Revenghe como sympatho.

Em paralelo a essa situação o leitor acompanha Marissa na Glymera. Apesar de ser uma fêmea de valor, vinda de uma família de respeito, ela se sente um pouco "distante" da sociedade, graças aos olhares de pena pois ainda é uma inthocada, e o que é pior, foi abandonada pelo rei em troca de uma mestiça. O leitor observa o sistema patriarcal da sociedade, onde as fêmeas ainda precisam da aprovação da família e até mesmo podem ser proibidas de realizarem determinadas atividades se os responsáveis da família assim quiserem.

Outro lado da história que é desenvolvido é a história de John, que agora vive cheio de raiva graças a perda de seus novos pais. O jovem sente-se mais deslocado e sozinho do que nunca.

E também é claro temos a visão da Sociedade Redutora. Nada de extraordinário acontecendo no momento, com exceção do retorno do Sr. X (a obsessão do Sr. O pela Bella pelo visto chegou aos ouvidos do Mestre) e o sensei está de volta aos recrutamentos.

Butch vai levando essa vida de auto-flagelo até que ele tem um encontro com o Ômega. Desse encontro o ex-policial terá sua vida alterada.

Apesar da ideia central para o Butch ser interessante, acredito que o resultado final de toda a ação que o envolve nesse livro resultou em um caminho "fácil", pois se não tivesse acontecido o que aconteceu no final não seria possível manter o personagem.

A história teve alguns furos, como a falta de comunicação entre o casal protagonista do livro, que não foi bem explicada, ou o passado da mãe do Butch. Certas informações poderiam ter sido melhor desenvolvidas.

Mostrar a família biológica do Butch foi uma boa jogada da autora para fazer o leitor entender o seu comportamento turrão e um pouco brusco.

No quesito química do casal, Butch e Marissa combinam. Ele desde o início se mostrou interessado na inocência dela e Marissa por sua vez mostrou-se bem desinibida com ele. Outro detalhe que chama a atenção do leitor é a dinâmica entre o Butch e o Vishous, que acaba mudando um pouco e trazendo confusão até mesmo para os personagens.

Mesmo entendendo que Marissa tem séculos de um histórico de criação opressivo, a maior parte do livro ela é uma personagem bem chatinha, reclamando e se lamentando. Quem sabe nos próximos ela se torne mais autossuficiente e defenda com clareza seus pontos.

Como nos livros anteriores, temos no início o glossário de termos e nomes próprios e a capa combina com a capa dos livros anteriores.


" - Mas sempre será Butch para nós - Rhage interrompeu. - Espertão. Sabichão. Um pé no saco. Sabe como é, o que vier na hora. Qualquer coisa que tire sarro de você tá valendo". (p. 480)


Edição: 1
Editora: Universo dos Livros
ISBN: 9788579301605
Ano: 2010
Páginas: 495
Avaliação: 3/5
Skoob: Clique aqui
 
Irmandade da Adaga Negra
 

9 comentários

  1. Olá, Carol
    Tudo bem?
    Nunca me senti tão atraída com a série, não sei porque. O livro não me chama tanta atenção apesar de parecer ser legal. Amei a resenha!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana, tudo ótimo por aqui e com você?
      Eu gosto da série, acho que o principal motivo é que quando comecei a leitura dela, a IAN não tinha nem sido lançada no Brasil e vampiros não eram tão modinhas rs.
      Fico feliz em saber que gostou da resenha ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. Eu sou suspeita para falar desta serie pois adoro.
    Mas esse irmão é o que menos gosto de todos lançados até aqui...não gosto do Butch e a Marisa...sono....mas este livro acho que foi valido, pois nele entendemos mais como funciona a sociedade. Mas tenho comigo que Butch tinha que ter ficado com o V..a autora amarelou no final..acho rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neny, tudo bem?
      Pois é, pensei nas mesmas possibilidades que você. Além disso, o final do Butch nesse livro foi tãooo forçado rs
      Bjkas

      Excluir
  3. Como eu ainda não li nenhum lido da irmandade da adaga nega e quero muito ler apenas fiquei de olho na sua opinião e não no resumo do livro e fico triste em saber que você tenha se decepcionado, espero que não seja assim comigo.
    Os livros da irmandade são sempre bem grandinhos né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lissandro, tudo bem?
      Acho que é normal em uma série tão longa ter um ou dois livros que acabam decepcionando um pouco. É muito difícil escrever tantos livros e todos agradarem 100%
      Bjkas

      Excluir
  4. Não conhecia essa série...
    A sinopse n me chamou mto a atenção e fiquei mais desinteressada ainda em saber q vc achou este livro fraco...
    É complicado qnd criamos mts expectativas..
    Não gostei mto da capa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo bem?
      A IAN é uma série que já faz sucesso há um bom tempo, e eu concordo com você sobre a capa. Mas como todos os livros tem capas parecidas, não acredito que vão mudá-las.
      Bjkas

      Excluir
  5. OI Carol, também achei a Marisa bem chatinha, faltou personalidade para a personagem. Fora isso, gostei.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!