[Resenha] Half Bad - Meia Vida - Livro 01 - Sally Green - Viaje na Leitura

07/09/2014

[Resenha] Half Bad - Meia Vida - Livro 01 - Sally Green



Sinopse - Nathan, filho de uma bruxa da Luz com o mais poderoso e cruel bruxo das Sombras. O adolescente vive com a avó e os meios-irmãos e é visto como uma aberração por seus pares. O Conselho dos Bruxos da Luz vê nele uma ameaça, que precisa ser domada ou exterminada. Prestes a completar dezessete anos – época em que todos os bruxos passam por uma cerimônia em que seu dom é finalmente revelado bem, como sua denominação como bruxo da Luz ou das Sombras –, agora Nathan terá que correr contra o tempo para achar o pai, que jamais teve oportunidade de conhecer, e salvar a própria pele.


Minha opinião - O livro é dividido em seis partes, compostas por capítulos curtos. Narrado em primeira pessoa pelo protagonista, a história começa contando os dias de Nathan enjaulado. Isso mesmo.... ele se encontra enjaulado.

Preso há quatro meses, Nathan conta sobre o seu cotidiano e como passa por cada dia tentando não enlouquecer e também a fugir.

"O truque de não se importar é fundamental. É o único truque da cidade. Só que não é uma cidade. É uma jaula ao lado de uma cabana, cercada por vários morros e árvores e céu." (p. 14)

Depois da primeira parte, a trama é contada de forma mais linear, explicando sobre a família de Nathan e como ele vai acabar sendo preso.

Acontece que Nathan é vigiado e testado pelos Bruxos da Luz da Inglaterra, da Escócia e de Gales, pois seu pai biológico, Marcus Edge é um Bruxo das Sombras. Como é possível deduzir, não há amenidades entre Sombras e Luz e Marcus é considerado o pior deles. Na verdade, toda a linhagem tem uma história peculiar.

O protagonista é desde os poucos anos de vida repudiado e maltratado por todos, visto como uma abominação até mesmo pela sua meia irmã Jessica (a personagem mais insuportável do livro!). Ele não tem em quem confiar e seus conhecimentos sobre sua família (da parte de pai) é bem limitado. O leitor o acompanha nessas descobertas e observa que os existe inúmeros segredos e mentiras relacionados ao jovem.

A construção dos personagens secundários é muito bem elaborada. Eles são complexos, misteriosos e passam a impressão de que estão ocultando algo tanto de Nathan quanto do leitor.

O livro possui uma história diferente, e personagens que chegam ao ponto da crueldade (existem cenas fortes). A trama não chega a ser espetacular, o ritmo da narração é um pouco arrastado mas Nathan ganha os corações dos leitores.

"Half Bad" é o primeiro livro de uma série que fala sobre descobertas, sobre conhecer a si mesmo e formar sua identidade. Fala sobre amor e família, mas também tem todo um enredo voltado à magia e aventura.

O trabalho editorial é fantástico e desperta a atenção instantaneamente. Encontrei um único errinho de digitação (na página 281).

10 comentários

  1. Gostei bastante da resenha! O livro parece ser bem interessante! Esse negócio de bruxos da luz e das trevas é bem tenso. Fiquei curiosa agora! Além do mais, essa capa é incrível :D Beijos xx

    http://livros-nerdices-tudomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, fico feliz em saber que gostou da resenha.
      Bjkas

      Excluir
  2. O livro não me chamou muita atenção, mas confesso que a história de Nathan me deixou curiosa, como, por exemplo, ele querer descobrir mais sobre sua linhagem. Muito bom acompanharmos isso junto com ele. E, claro, tem a magia e a aventura que eu amo!
    Boa resenha! Bjs, Carol <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilza, tudo bem?
      Eu realmente espero que os próximos livros tenham detalhes bem interessantes sobre a história de Nathan ;)
      Bjkas

      Excluir
  3. Eu tenho curiosidade sobre esta serie, mas ja vi muita gente reclamando da falta da magia no livro..então tenho um pézinho atras com ele, vou aguardar sair o proximo e ver se melhora nessa parte dai eu vejo se vou ler, mas a capa em preto com as letras vermelho, acho lindo, tomara que melhore nesse quesito,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neny, tudo bem?
      Como é o primeiro livro da série, eu achei que faltou algo, mas quem sabe o desenvolvimento da trama não traga surpresas positivas?
      Bjkas

      Excluir
  4. O livro é ótimo, ele acaba e deixa o leitor procurando a próxima página, desesperadamente, sendo que o próximo volume só sai em meados do ano que vem. #sofri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lissandro, nem fale.
      É desesperador ter que esperar tanto tempo para ler uma continuação... fico muito ansiosa.
      Bjkas

      Excluir
  5. Logo de cara a capa me chamou a atenção!
    A sinopse me instigou e a resenha confirmou o meu desejo em ler este livro!
    Gosto de esperar alguns livros da série sair antes de começar a ler...sou mto ansiosa..hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo bem?
      Também sou mega ansiosa, mas quando os livros são lançados eu não me aguento de curiosidade kkk
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!