[Resenha]: Música do Coração - Série Runaway Train - Livro 01 - Katie Ashley - Viaje na Leitura

13/10/2014

[Resenha]: Música do Coração - Série Runaway Train - Livro 01 - Katie Ashley




Sinopse - "Para Abby Renard, o plano era para ser simples, se juntar a banda de seus irmãos na última etapa da sua turnê de verão, e decidir se ela está finalmente pronta para a ribalta, tornando-se o seu quarto membro. É claro que ela nunca imaginou que tropeçar no ônibus de turnê errado na Rock Nation, teria acidentalmente pousado-a na cama de Jake Slater, o notório vocalista mulherengo da Runaway Train. Quando ele a confunde com uma de suas groupies, Abby rapidamente esclarece que ela com certeza não está na sua cama de propósito. Jake Slater nunca imaginou que o anjo que caiu na sua cama iria resistir a seus encantos, no mesmo instante o deixou de joelhos. Naturalmente, o fato de que ela parece uma menina certinha do coro poderia ser qualquer coisa, menos o tipo dele. Então, ele esta mais do que surpreso quando, depois de apostar com Abby que ela não duraria uma semana no seu ônibus de turnê, ela esta mais do que disposta a provar que ele estava errado. Com a vida pessoal de Jake implodindo a sua volta, ele encontra uma improvável aliada em Abby. Ele nunca conheceu uma mulher que pudesse conversar, brincar, ou o mais importante fazer música com ela. Quando a semana começa a chegar ao fim, nem Abby, nem Jake estão prontos para seguir em frente. Pode uma cantora de Country querida e um bad boy do rockn’roll, de verdade, terem um futuro juntos?"

Minha opinião -  "Música do Coração" é o primeiro livro da série Runaway Train publicado no Brasil pela Editora Pandorga. Narrado em primeira pessoa pela protagonista Abby Renard, a história irá contar o relacionamento de Abby com Jake. 
Abby tem 22 anos, passou os últimos três estudando para ser enfermeira e precisa descobrir se quer ser uma cantora profissional ou não. Seus irmãos, os gêmeos Gabe e Eli (de 26 anos) e Micah (de 28) formam a banda Jacob's Ladder, uma banda de rock cristão que está fazendo sucesso. Abby ficou de encontrar os irmãos em um evento chamado Rock Nation, onde iria terminar a turnê com eles, cantando e interagindo com o mundo musical. Acontece que Abby entra por engano no ônibus da Runaway Train, uma banda de rock que fazem jus a fama dos roqueiros e suas tietes. 
Após o primeiro contato tempestuoso (e engraçado) Jake lança um desafio à Abby, que concorda em passar uma semana no ônibus com a Runaway Train. A partir daí, a vida dos dois não será mais a mesma...
Abby é uma garota do tipo gentil e boazinha. Seus pais são missionários, então a família inteira passou grande parte da vida viajando (inclusive para o Brasil) e os pais a ensinaram sempre a estender a mão para o próximo. Além disso, como ela é a única garota da família e ainda por cima a caçula, ela sempre foi protegida e amada. Não que isso a transformasse em uma garota do tipo delicada, ela pode ser boca suja quando quer e tem atitude também. É o tipo de protagonista que o leitor se apaixona instantaneamente, seja por sua beleza ou por sua personalidade.
Jake é o típico roqueiro "não estou nem aí pro mundo". Claro que isso é uma grande fachada, já que todos só querem conhecer Jake por causa da fama e não por quem ele é. É por isso que quando Abby se mostra tão interessada em entendê-lo, Jake fica fascinado.
Apesar de ser uma história deliciosa, existe situações no livro que se tornam frustrantes. Desde o início fica claro que Abby é a personagem boazinha, que precisa perdoar e entender as contradições que Jake apresenta, mas existem momentos que as pisadas de bola dele é demais, e o perdão vem rápido e fácil. Claro que é uma questão de percepção pessoal e cada leitor irá concordar ou discordar desses acontecimentos.
Um dos pontos positivos do livro é que apesar da história se focar em Abby e Jake, o leitor conhece os demais integrantes da Runaway Train e se apaixona um pouquinho por cada um deles: AJ (esse rapaz é hilário!!). Brayden e Rhys. Conhecemos a família de Brayden e nos encantamos por seus filhos Jude, de quatro anos e Melody de 8 meses.
A escrita da autora é fluida e ritmada, o que combina perfeitamente com a trama, que apresenta elementos que envolvem a música, desde letras à algumas discussões mais acaloradas.
O enredo é cativante, o tipo de livro perfeito para se distrair, mas desde que não se tenha muita expectativa.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Foram encontrados alguns errinhos, como por exemplo nas páginas 194 e 285, mas nada que interferisse na leitura. A capa tem dois modelos lindíssimos, mas não apresenta nada que fale da história em si.

"- Abby, eu.. Uau.. - ele murmurou, por fim.- Hein?Um sorriso envergonhado surgiu.- Acho que uma garota nunca falou comigo como você. - Um estremecimento o tomou. - Nossa, isso é um tesão". (p. 140)


20 comentários

  1. A premissa do livro me parece bastante batida, mas a narrativa deve ser realmente boa.
    Minha impressão geral (pela resenha) é de que a personagem principal ficou um tanto estereotipada, com atitudes meio irreais (ainda que para uma pessoa que foi ensinada a perdoar os outros, afinal, a teoria é uma coisa, mas nem sempre é tão simples assim).
    Por hora, não pretendo ler o livro.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, foi essa a impressão que eu tive da protagonista. É lindo perdoar, mas mesmo que tenhamos enraizado esse conceito, é difícil aceitar facilmente o deixar pra lá.
      Bjkas

      Excluir
  2. Sei lá, mas ando um pouco saturada desses romances NA - me corrija se eu estiver errada. São sempre histórias um pouco absurdas, improváveis, e tudo se torna um drama. Sei que é ficção, que tudo pode acontecer, mas preciso acreditar no que to lendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois, então as cenas tem um ar de realidade, mas é a dinâmica do casal que me incomodou um pouco. É uma questão de gosto pessoal, mas acho que existem muitos dramas e uma protagonista boazinha demais.
      Bjkas

      Excluir
  3. Não gostei muito do livro... Apesar de você dizer que o enredo é cativante não gostei da história. Achei a resenha bem legal, mas acho que se eu ler não vou gostar muito... beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Novamente, o tipo de livro para se ler quanto você está estressada e precisando de um pouco de romance. Eu leria, sim. Não acho o tema musical muito comum e gostei da protagonista.
    Não gostei da capa nem um pouco. A fonte não me agradou e os modelos, como você disse: "não apresenta nada que fale da história em si". Mas estou trabalhando naquele ditado de não julgar o livro pela capa e tal.
    ótima resenha como sempre. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, eu ainda preciso trabalhar muito nesse ditado... confesso que muitas vezes fico fascinada com determinado livro graças a capa rs
      Bjkas

      Excluir
  5. Como vc disse, a escrita dela é bem fluida. Por mais que seja uma historia comum (no mundo YA, NA) foi bem legal de ler. Porem como tenho lido bastante esse genero, chegando no final eu ja tava ficando saturada...queria terminar logo a historia. Esse vai e vem deles tava me deixando irritada rs
    Mas ainda sim é legal. Uma boa sessao da tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, você definiu bem: é um livro sessão da tarde rs (Ps: fiquei irritada também).
      Bjkas

      Excluir
  6. Oii Carol :}
    Eu adorei o livro, não é a primeira resenha que leio dele e logo quando o conheci me apaixonei! Em primeiro lugar porque tem música envolvida o que me encanta demais .. Em segundo porque a gente sempre imagina os vocalistas de banda de rock todos uns galinhas não é? E esse livro prova ao contrário ! Adorei, e pretendo comprar no mês que vem, com certeza vai passar na frente de todas as minhas leituras atrasadas !
    Bj :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, venha nos contar o que achou do livro quando realizar a leitura ok?
      Bjkas

      Excluir
  7. Não gostei dela perdoar muito fácil as atitudes do Jake. :/ Mas gostei do fato da escrita da autora ser fluida e ritmada.
    Ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilza, fiquei extremamente irritada com o excesso de bondade da protagonista rs.
      Bjkas

      Excluir
  8. Eu tenho bastante curiosidade sobre esta serie, mas tenho medo de não gostar..pois me parece que a mocinha é meio boba, por que perdoar tudo e tão facil, é esta sensação que passa, mas uma hora leio vai que eu goste,
    os outros caras do grupo parecem ser melhor que o proprio 'mocinho' rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neny, eu estou super interessada no segundo livro, pois parece que os protagonistas serão mais divertidos.
      Bjkas

      Excluir
  9. Gente, como tem livros desse gênero =O
    Este tem uma capa linda.... mas mesmo assim, estou fugindo desse gênero então, infelizmente, não o lerei. Mas parece que foi uma leitura intensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, realmente existem inúmeros lançamentos desse gênero literário rs
      Bjkas

      Excluir
  10. Não senti muita firmeza no enredo, achei meio piegas, além do gênero não me agradar.
    Mas tem gente que adora e é bom que existem livros para todos os tipos de público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Georgia, se você não curte muito o gênero é melhor pular a leitura mesmo rs.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!