[Resenha] "Um Caso Perdido" - Hopeless - Livro 01 Colleen Hoover - Viaje na Leitura

21/10/2014

[Resenha] "Um Caso Perdido" - Hopeless - Livro 01 Colleen Hoover

Sinopse - "Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras... Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente".

Minha opinião - "Um caso perdido" é o primeiro livro da série "Hopeless" e traz mais do que uma história de amor entre dois adolescentes. A trama do primeiro livro ocorre em um período de dois meses, sendo que o prólogo começa a contar a história do final e depois os capítulos apresentam todos os acontecimentos que levaram os protagonistas a chegarem à cena do prólogo.
O livro é narrado em primeira pessoa sob a perspectiva de Sky. Sky tem 17 anos de idade e nunca frequentou a escola. Sua mãe adotiva Karen Davis, uma mulher de 30 e poucos anos, sempre a educou em casa e não estimula o uso de eletrônicos como televisão e celular. Acontece que Sky está no último ano do colegial e graças a sua insistência e a insistência de Six, sua melhor amiga e vizinha, Karen autoriza Sky a frequentar o último ano do colégio.
Sky tem uma característica "peculiar", ela não sente nada com os garotos. Quer dizer, ela beija vários deles, essa é uma de suas distrações (além de ler muito), mas nunca sentiu a excitação ou ansiedade quando está beijando um garoto. Ela apenas se desliga. Mas existe mais em Sky que faz com que o leitor se apaixone por ela. Quando ela ingressa no colégio, as garotas aprontam várias situações incomodas com Sky, mas ela não se deixa abater. É o tipo de pessoa que tem uma força interior fantástica e uma humildade apaixonante. Mesmo sentindo falta de sua única amiga (pois Six foi fazer um intercâmbio), Sky faz amizade com Breckin, um aluno novo na escola que é simplesmente cativante! É impossível não ficar feliz com a amizade dos dois.
"- Sou novo aqui. E, se não deu para deduzir pelo meu estilo impecável, acho que posso afirmar que sou.... - Ele se inclina para a frente e coloca as mãos em concha ao redor da boca, para revelar seu segredo. - Mórmon - sussurra ele". (p. 25)
A vida de Sky muda quando ela cruza no supermercado com Dean Holder, um jovem que pode ser considerado um bad boy (se ela levar a sério todos os rumores na escola). A partir desse encontro a vida dos dois nunca mais será a mesma. 
Para os leitores que esperam por um romance, não irão se decepcionar. A autora construiu bem a relação de Sky e Holder, mesmo que em muitos momentos Holder frusta o leitor por ser (perdoem o francês) um idiota. Mas não é o romance que se sobressai na trama. Existe um tema oculto que ao ser revelado mostra uma realidade tão sombria e macabra que deixa o leitor angustiado. E mesmo não sendo momentos bonitos de se ler, são eles que ganham destaque e permitem que enxerguemos o quadro geral da história.
Um livro que fará o leitor rir, chorar, se apaixonar e se indignar com a crueldade humana.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa tem uma modelo muito bonita e dá a impressão de descrever os momentos em que Sky se desliga.
"Ainda não consigo saber se é frio na barriga ou vírus estomacal, mas, de qualquer maneira, não gosto do jeito como a voz dele penetra no meu estômago até o fundo. Mesmo tensa, me viro lentamente, percebendo, de repente, que minha antiga confiança ficou quase toda para trás". (p. 31)

22 comentários

  1. Geralmente não curto romances adolescentes, mas o que me atraiu nessa história foi o background que você citou. As situações vividas pelos personagens, suas histórias de vida e processos de amadurecimento são elementos que me agradam demais!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, eu sou fã de livros com diferenciais e foi isso que me agradou nessa leitura.
      Bjkas

      Excluir
  2. Oii :)
    Faz algum tempo que estou louca por esse livro .. Esperava um enredo totalmente diferente então me surpreendi ! Gostei do livros por dois motivos, primeiro por ser tratar de um romance de dois adolescentes totalmente diferente, e segundo por esse mistério que envolve a história ! Não vejo a hora de iniciar a leitura ..
    Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória espero que venha nos contar o que achou do livro quando realizar a leitura.
      Bjkas

      Excluir
  3. O que me chamou não foi o romance, e sim esse tema oculto.
    Gostei do fato do livro que fazer rirmos, chorarmos, nos apaixonar e nos indignar com a crueldade humana.
    Ótima resenha! Bj <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilza que bom que gostou da resenha. O que chamou a atenção foi o tema oculto mesmo, que é bem intrigante.
      Bjkas

      Excluir
  4. Oi Carol, este livro não me interessava quando soube do lançamento dele. O legal é ler as resenhas e ir mudando de ideia. Um livro que nos faz ter tantas emoções, com certeza é um livro que vale a pena ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, eu sei como se sente. Às vezes alguns livros são lançados e passam despercebidos até eu começar a ler resenhas positivas deles rs
      Bjkas

      Excluir
  5. Gostei do livro, não posso dizer que adorei. Mais gostei. Parece uma leitura que precisa de foco e é bem viciante hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, eu fiquei vidrada no livro, só larguei quando chegou na última página rs
      Bjkas

      Excluir
  6. Esse livro me surpreendeu. Nao tinha gostado de Métrica e por isso tava com um pé atras com esse.
    Qdo lançaram o livro aqui, resolvi dar uma chance. E ainda bem que eu dei. Nao me arrependi.
    Aconteceram coisas que eu nao imaginava!
    E mesmo sendo longo, eu li em um dia.
    Vc devia ler o novo dela Ugly Love.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, aconteceu o mesmo comigo. Eu tinha um pré-conceito sobre a autora graças a série Métrica que foi totalmente dissipado após a leitura desse livro. Vou procurar essa indicação.
      obrigada
      Bjkas

      Excluir
  7. Oi.
    Ainda não me interesso muito por este livro, mas confesso que tenho uma certa curiosidade em lê-lo e descobrir porque se fala tanto dele. Espero ter uma boa surpresa.


    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, espero que se surpreenda de modo positivo mesmo. Eu posso dizer que eu me surpreendi.
      Bjkas

      Excluir
  8. Não curto romance adolescente. Tudo, por mais simples que seja, vira um dramalhão.... maaaaaaaaaas não posso negar que a curiosidade bate qdo leio resenhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois, esse é um livro com diferencial, vale a pena dar uma conferida viu?
      Bjkas

      Excluir
  9. Eu amei este livro e achei este casal tão fofo,
    e concordo com vocÊ o romance não é o principal aqui neste livro, mas não deixa a desejar.
    O tema abordado no livro é forte e me causa repulsa, mas a autora conduziu de uma forma que não ficou tão pesado a leitura, eu gostei e quero mais livros dela,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neny, eu fiquei chocada quando descobri o que aconteceu. Fiquei brava, chorei, sofri...
      Bjkas

      Excluir
  10. Apesar do gênero estar ficando bem cansativo, estou lendo esse livro no momento e estou até que gostando. Vamos ver se no final vou gostar da história kkkk
    Mas até que está legalzinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, quando terminar o livro venha nos contar o que achou. Queremos muito saber sua opinião após as revelações rs.
      Bjkas

      Excluir
  11. Não sei se amo ou odeio o livro, isso que nem li! Mas preciso decidir através de resenhas como esta, se leio ou não. Estou super na dúvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Georgia, quando fico na dúvida, decido pelo sim rsrs
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!