Novidades da Gryphus Editora - Viaje na Leitura

02/11/2014

Novidades da Gryphus Editora








Gryphus Editora lança segunda parte de Cinema ou Sardinha, de Guillermo Cabrera Infante


O cubano Guillermo Cabrera Infante nunca teve dúvidas quando sua mãe perguntava na infância se ele preferia ir ao cinema ou comer sardinha. A fome pelos filmes sempre foi maior e o levou a se tornar um dos mais celebrados escritor, roteirista e crítico de cinema do mundo. Toda a paixão de Cabrera pela sétima arte pode ser conferida na segunda parte de Cinema ou Sardinha, que ganha o subtítulo de Vivas, bem Vivas, e será lançado em breve pela Gryphus Editora.
Dando continuidade à primeira parte, editado também pela Gryphus em 2013, a obra é uma verdadeira aula, onde o autor transportou para o papel todos os pensamentos sobre o cinema, num processo, na maior parte das vezes, inverso ao do que costuma acontecer. É o cinema inspirando a literatura.
Nas páginas da coletânea, está reunido o melhor de Cabrera Infante, um memorialista, fã de filmes, capaz de misturar vida e ficção com um olhar, às vezes suave, sempre irônico, de alguém que não concebe um mundo sem cinema. Com capítulos curtos e tradução de Gilson B. Soares, o autor lembra com bom humor das principais personagens do cinema, reunindo histórias memoráveis de nomes como James Mason, William Holden, Hitchcock, Cary Grant, Orson Wells, Fellini e Charles Chaplin , tanto dentro quanto fora das telas.
“A última obra de Chaplin é sua autobiografia que, para que não restem dúvidas, se chama Minha autobiografia. Este é um livro que narra uma vida e é inexplicável como Charles Chaplin não percebeu antes de publicá-lo que é o retrato de um homem pequeno (não só de físico), fútil, ególatra, implacável com seus amigos e profundamente desagradável. É, inclusive, um livro stalinista”, escreve Cabrera Infante em uma das passagens.
As divas do cinema também ganham destaque no livro. Histórias como o falso passaporte de Gloria Grahame, que escondia a verdadeira idade, passando por capítulos sobre Ava Gardner, Rita Hayworth, e Marilyn Monroe, até chegar à geração de louras dos anos 80, com nomes como Melanie Griffith e Sharon Stone, a quem o autor questiona: “É Sharon Stone um bimbo (mulher tonta, vazia e frívola) ou uma bomba?”

Alguns trechos do livro:

“Nada além de uma sombra foi e será Marilyn Monroe para todos. Agora se trata de explicar a fascinação, obsessiva e recorrente como a lua, dessa sombra, dessas sombras ou dessa única sombra pálida que dura mais de um quarto de século nas reticentes retinas....”

“Orson Welles era ator de teatro, diretor de cena, mágico amador, escritor, adaptador, produtor, diretor de cinema, ator de cinema e uma personalidade única de quem é preciso dizer que sentiremos falta até o dia em que nos reunirmos de novo no céu de celuloide.”

“Quem se atreveria sequer a imaginar que Greta Garbo em seu apogeu repeliu um dia Laurence Olivier e evitou que ele fosse seu amante espanhol em Rainha Cristina? Quem recorda a Garbo em sua última cena, fazendo as vezes de uma figura de proa, meio imperial, meio varonil, entende por que o repeliu: a beleza de um Olivier muito jovem teria feito luz e sombra à máscara sueca.”

“Ainda recordo de quando François Truffaut não foi convidado para o festival de Cannes (temiam suas críticas, duras, terríveis) e de como escreveu sobre isso no periódico Arts. No ano seguinte — coisa curiosa — Truffaut era a figura máxima de Cannes e não houve outro remédio senão dar-lhe um prêmio por seu filme Os incompreendidos.”

“Em 1941, Lucy, já transformada em Ava Gardner, casou com Mickey Rooney, uma grande estrela à época. Pensar que essa beleza nova teve uma lua de mel com um anão escandaloso ainda revolta os fãs ardorosos. Felizmente o casamento só durou um ano.”

Sobre o autor - Guillermo Cabrera Infante nasceu em Cuba em 1929 e faleceu em Londres em 2005. Foi escritor, roteirista, crítico de cinema. Em 1960 escreveu seu primeiro livro,Así en la paz como en la guerra. Mais adiante, após ganhar em 1964 o prêmio Biblioteca Breve com Três tristes tigres, decide fixar residência na Europa, afastando-se do regime castrista. Ganhou em 1997 o prestigioso prêmio Miguel de Cervantes.

Título: Cinema ou Sardinha – Vivas, bem vivas
Autor: Guillermo Cabrera Infante
Editora: Gryphus
Tradução: Gilson B. Soares
124 Páginas
ISBN: 978-85-8311-026-2
Preço: R$ 34,90


Gryphus Editora lança o livro Supernatural – Guerra dos Filhos

Romance é baseado na série de sucesso mundial, que chega à 10ª temporada em outubro


Lançada nos Estados Unidos em 2005, a série americana Supernatural, ou Sobrenatural (título em português), é um dos programas de maior sucesso da Warner Bros. Television há quase dez anos, visto por milhões de pessoas no mundo inteiro. Às vésperas do início da décima temporada da série, prevista para outubro, a Gryphus Editora embarca mais uma vez na história dos irmãos Sam Winchester e Dean Winchester, que atravessam os Estados Unidos caçando demônios, fantasmas, monstros e outras criaturas sobrenaturais, e lança um novo livro Supernatural- Guerra dos Filhos. A série criada por Eric Kripke é mania entre os adolescentes e jovens em todo mundo, que fazem do seriado um fenômeno também na internet, com blogs, discussões em redes sociais e fóruns sobre o programa. Escrito por Rebecca Dessertine e David Reed, com tradução de Gilson B. Soares, o livro se desenrola pouco depois do episódio My Bloody Valentine. A trama conta sobre o apocalipse na Terra.  Na caçada a Lúcifer, estranhos presságios atraem os irmãos Winchester para uma pequena cidade na Dakota do Sul, EUA, onde encontram Don – um anjo com uma proposta... Don envia-os para muito longe de casa, numa missão para descobrir o segredo que o Mal nunca desejou que eles descobrissem. Com mais de 60.000 exemplares vendidos desde 2012, a Gryphus Editora tem os direitos de publicação dos livros da série no Brasil.Supernatural – Guerra dos Filhos é o quinto título lançado pela editora. Já foram publicados Supernatural – O diário de John Winchester; Supernatural – O livro dos monstros, espíritos, demônios e ghouls; Supernatural – O guia de caça de Bobby Singer; e Supernatural – nunca mais. 
Sobre os autores: Após completar quase a metade do curso superior em ciência de computação, David Reed percebeu que programar computadores é menos interessante do que observá-lo praticar o mal e matar pessoas na televisão. Com isso em mente, partiu para Los Angeles, onde teve a chance de trabalhar em Battlestar Galactica, posteriormente escrevendo a minissérie em quadrinhos Battlestar Galactica: Final Five, juntamente com Seamus Kevin Fahei. Desde então, ele se ramificou da violência robótica para a violência geral, escrevendo o filme original Syfy Lake Placid 3 e a história para o episódio de Supernatural “Hammer of the Gods”.
Rebecca Dessertine trabalhou para Supernatural por três anos. Como escritora, foi coautora da segunda série em quadrinhos Supernatural: Rising Son. Também foi coautora da história para o episódio “Swap Meat”. Fora do domínio Supernatural ela produziu um filme independente,Loveless in Los Angeles, que pode ocasionalmente ser visto no canal Comedy Central.

SOBRE A EDITORA: Gryphus é um animal mitológico que tem a cabeça e as asas da águia e o corpo do leão. A Gryphus Editora nasceu desse conceito e imagem, unindo a dupla qualidade de sabedoria e força, buscando abordar as questões fundamentais para o mundo contemporâneo. As áreas mais importantes de atuações são: biografia, cinema, espiritualidade, esporte, ficção, infantil e juvenil. Entre os títulos já publicados estão O Vendedor de Passados (José Eduardo Agualusa), Catálogo de Luzes – os meus melhores contos (antologia de contos escolhidos por José Eduardo Agualusa), Em Águas Profundas  criatividade e meditação (David Lynch), O Búfalo da Noite (Guillermo Arriaga) e as biografias de Domingos da Guia, Telê Santana, Guinga, Cartola, Pixinguinha e Maria Martins. Recentemente, a Editora publicou Jogada Ilegal – os negócios do futebol, os grandes casos de corrupção, uma viagem aos bastidores da Fifa, do jornalista português Luís Aguilar, com prefácio de Juca Kfouri, e O médico alemão, da escritora argentina Lucía Puenzo.

Título: Supernatural - Guerra dos filhos
Autores: Rebecca Dessertine e David Reed
Editora: Gryphus
Número de páginas: 256
Formato: 14 x 21 cm.
ISBN: 978-85-8311-014-9
Preço de capa: R$ 34,90

6 comentários

  1. O primeiro livro me interessou um pouco!! O segundo, talvez por eu não ver a série, não me despertou tanta curiosidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Não fiquei muito interessada nos livros não. :/
    Bjs, Carol <3

    ResponderExcluir
  3. não conheço essa editora, mas esse livro sobre os irmãos Winchester tem tudo para conquistar os fãs da literatura sobrenatural
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho tantaaa vontade de ler supernatural e assistir e tudo mais mas ainda não tive tempo :/
    Tudo bem, está nos meus planos de férias, mas primeiro os livros e só depois a série né!? ;)
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a editora e infelizmente não me interesse pelos lançamentos.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a editora mas o livro Cinema ou Sardinha me pareceu muito engraça adorei o fato de ser escrito por um cubano porque nunca li um livro dessa nacionalidade pretendo ler sim!!!!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!