[Resenha] Quatro - Histórias da Série Divergente - Veronica Roth - Viaje na Leitura

07/11/2014

[Resenha] Quatro - Histórias da Série Divergente - Veronica Roth


Sinopse - Reunindo quatro histórias da série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora. Com mais de 21 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, a série Divergente chegou aos cinemas com Shailene Woodley e Theo James nos papéis principais.









Minha opinião - Para os leitores fãs da distopia Divergente, a autora Veronica Roth trouxe uma ótima surpresa: o livro "Quatro" que conta com uma introdução + 7 capítulos (incluindo as cenas extras) focados no queridinho Quatro.
Na Introdução a autora explica o quanto Quatro é um personagem importante para ela, e que foi por conta disso que ela sentiu a necessidade de contar a história pela perspectiva dele.
* A transferência - narrado em primeira pessoa, conta a história de Tobias, sua vida na facção e sob o teto de seu pai Marcus. Observamos a cerimônia de escolha, até as primeiras provas da Audácia e a nomeação de Tobias como Quatro.
Conhecemos Amah, o instrutor de Quatro e também temos a possibilidade de ver Eric desde o início de sua formação.
"Isto é para o seu próprio bem, foi o que Marcus disse antes do primeiro golpe. Como se me bater fosse um ato de sacrifício. Como se doesse nele também. Bem, ele não estava mancando pela cozinha hoje de manhã." (p. 36)
* A iniciação -  uma semana se passa e Quatro começa a fazer amizades, como Zeke e Shauna, além do cotidiano na Audácia. Observamos também que Quatro começa a perceber a existência de uma grande conspiração, mesmo sem entender direito o que ocorre.
"Aqui, aprendi a me defender, aprendi a ser mais forte, mas há algo que não aprendi, que não me permitirei aprender, que é gostar de causar dor a alguém." (p. 92)

*O filho - Fala do aparecimento da mãe de Quatro, dos testes para líder da Audácia, onde Quatro e Eric competem e também sobre a intrusão de Jeanine Matthews, da Erudição nos negócios da Audácia. É nesse capítulo que o leitor descobre o motivo de Quatro ter se tornado instrutor.
"- Divergente?- É a palavra que usamos para descrever pessoas que ficam conscientes durante as simulações, que se recusam a ser categorizadas. Uma palavra que você não deve falar à toa, porque pessoas assim costumam morrer sob circunstâncias misteriosas." (p. 162)

* O traidor - Nesse capítulo se passam alguns anos desde que Quatro entrou na Audácia. É aqui que Beatrice/Tris, entra na facção e quando ocorre o golpe e o reencontro com Marcus.

"Neste momento, consigo aceitar a inevitabilidade do que sinto, embora não com alegria. Preciso conversar com alguém. Preciso confiar em alguém. E, embora não saiba por que, eu sei, sei que ela é a pessoa certa." (p. 221)
Os outros três capítulos do livro tratam de cenas exclusivas "A primeira a pular: Tris!", "Cuidado, Tris", e "Você está bonita, Tris". Todas essas cenas são sob a perspectiva de Quatro. É interessante ver como Tris despertou o interesse dele desde o início e a maneira como ele a enxergava. Quatro enxerga as pessoas pelo caráter e pela força interna, não julga pelo físico ou pela aparência, então acompanhar a maneira como Tris o conquistou deixa os leitores com um sorriso no rosto.
O trabalho editorial realizado é impecável. A revisão foi bem feita e existem páginas com os nomes das cenas para separá-las.

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579802218
Ano: 2014
Páginas: 272
Tradutor: Lucas Peterson
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5

10 comentários

  1. Oi Carol, infelizmente ainda não comecei esta série que é muito elogiada pelas resenhas que leio. Bom ver que o trabalho da autora mantem o nível mesmo em um livro que não é necessariamente uma sequência da série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem?
      Eu me apaixonei pela trilogia e esses livros independentes da série acabaram matando as saudades.
      Bjkas

      Excluir
  2. Não li ainda nenhum livro dessa série, tentei assistir o filme aqui em casa mas estava com voz de cinema, travando :/
    Mas vou ler primeiro, todo mundo fala tão bem e por último esse que li a resenha com medo de spoiles kk
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, depois venha nos contar o que achou do livro ;)
      Bjkas

      Excluir
  3. Tenho esse livro aqui e preciso ler, parece ser bem curtinho e direto ao ponto. Para quem é fã vale a pena dar uma lida para saber como foi que o Quatro se tornou essa pessoa que é nos livros da série divergente. Vou adiantar a leitura com certeza
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou.
      Bjkas

      Excluir
  4. Oi Carol,
    Ainda nem li a série já tem o extra e já já o segundo filme O.o
    Espero lê-la em breve porque quando começa os spoilers é complicado hehe.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem?
      Pois é, estamos super adiantados nos cinemas rs.
      Bjkas

      Excluir
  5. Ótima resenha adorei a autora de feito contos onde temos o Quatro contando e uma voz bem diferente e acabamos conhece do melhor os sentimentos do Quatro sempre tão difícil de desvendar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      Fico feliz em saber que gostou da resenha! Eu amo compreender as histórias por outras perspectivas, e o fato de que o Quatro é um fofo não faz mal algum né?
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!