[Resenha Nacional] Alameda dos Pesadelos - Karen Alvares - Viaje na Leitura

29/12/2014

[Resenha Nacional] Alameda dos Pesadelos - Karen Alvares




Sinopse
- Vívian era apenas uma mulher solitária, com uma vida normal, presa em sua rotina sem graça, até a noite em que presencia um acidente. A partir daí seu pesadelo começa; ela passa a ter visões de um homem que conheceu no passado e desejava nunca mais encontrar. E o pior: ele quer vingança. Até que ponto um pesadelo é fruto da imaginação? Vívian descobre que o limite entre a alucinação e a realidade é tão pequeno que a loucura está a apenas um passo de distância e o pesadelo pode estar escondido na nossa mente, como um monstro à espreita, esperando sua chance de despertar. E para escapar do seu horror particular, Vívian precisará entender quais foram seus erros. E finalmente aceitar a própria culpa.




Minha opinião - "Alameda dos Pesadelos" é um livro composto de 16 capítulos + epílogo. A história se passa em São Paulo e é narrada em primeira pessoa pela protagonista Vívian, que nessa fatídica sexta-feira, não está tendo um bom dia.
Sempre ouvimos dizer que dias de chuva em São Paulo são dias repletos de transtorno para a população e Vívian não escapa disso. Saindo do trabalho sem guarda-chuva, para subir em um ônibus que normalmente já é lotado e pensando em diversas coisas ao mesmo tempo: atividades para fazer com Lucas, seu filho de 8 anos de idade, no final de semana, tarefas que precisa terminar e assim vai. Vívian vai seguindo o trajeto para casa até que o ônibus passa por um acidente de trânsito com vítimas fatais. Esse acidente desencadeia uma sequência de eventos que mudará a vida de toda uma família.
Vívian é uma mulher que como muitas outras, acaba sendo engolida pelas responsabilidades. Ela tem um filho pequeno para criar e sustentar, um pai idoso e um trabalho desgastante. Não sobra muito tempo para ela e o tempo que sobra ela prefere descansar ou então passar com o filho e o pai. É uma personagem humana, que comete erros e que luta diariamente para seguir em frente.
O mesmo acontece com o seu pai, seu Caetano, um senhor que tem mais de 70 anos, é viúvo e sente muita falta da esposa, dona Marta. Seus dias giram em torno do neto e em se preocupar com o futuro da filha. É um homem bom que tem a sua fé e vive de acordo com ela.
São esses personagens que conquistam o leitor. São suas lutas diárias, suas dúvidas, sua fé e suas imperfeições que fazem com que nos conectem e nos encantem.
O enredo é muito bem construído. Após o acidente, temos inúmeras cenas de suspense, em que ficamos na dúvida se Vívian está realmente passando por tudo aquilo ou alucinando.
A autora alterna tempo presente com o passado da protagonista, permitindo que tiremos as nossas conclusões e nos dando peças para entender o quadro geral.
Existe um outro personagem que mesmo quando não está na cena, tem uma presença marcante: Gabriel. Gabriel tem toda uma aura bad boy e suas atitudes são até mesmo insanas, mas nem tudo é tão óbvio como parece ser. E é quando percebemos o talento da Karen Alvares. Com sua escrita fluida, ela começa a tecer os elementos que darão uma reviravolta a obra.
A trama fala de perdas, recomeços e segundas chances, mas também demonstra o quanto nos apegamos ao sofrimento e nas dificuldades que temos em perdoar para seguir em frente. 
Vocês devem estar se perguntando: "Mas e a Alameda dos Pesadelos"? Só posso dizer o seguinte: quando virem a Rainha, não a encare e nunca, nunca, nunca, digam seu verdadeiro nome!  

"A vida é um jogo de tabuleiros; daqueles que você joga o dado e anda uma, duas, cinco casas. Se você não aprender o que tem que ser aprendido na vida, vai ser obrigado a voltar ao início e tentar de novo até conseguir." (p. 11)

8 comentários

  1. Oi, Carol.

    Não leio sinopses, acho que é um erro meu. Mas sempre vi a capa desse livro e não tive nenhum interesse pela leitura. A sua resenha fez nascer uma vontade de ler dentro de mim, ainda mais na parte final quando você pergunta a respeito do nome do livro e que temos que conhecer a Rainha. Agora eu tenho que conhecer a Rainha, affs.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, tudo bem?
      Que bom que a resenha despertou o seu interesse rs. Fico feliz em saber que deu certo, )
      Espero que goste da leitura.
      Bjkas

      Excluir
  2. Fiquei empolgada depois que li a resenha. Não esperava que fosse me agradar tanto assim. Esse parece ser um romance bem interessante. Com uma história rica e envolvente. Vou tentar ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, tudo bem?
      O livro realmente tem uma história rica e envolvente. Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou do livro.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oh GOSH!
    Até onde o real e o irreal pode nos confundir. Fiquei arrepiada aqui com a sinopse desse livro. Não gosto de pesadelos. Fiquei querendo saber o porque dela ter esses pesadelos, mas acho que apenas lendo.
    Bye

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nik, tudo bem?
      Você só saberá o motivo dos pesadelos lendo o livro mesmo, pois é um dos principais segredos da trama (e se eu te contar acaba com a graça da história).
      Bjkas

      Excluir
  4. Estou curiosa sobre o livro fiquei me perguntado o que aconteceu nesse acidente para munda a vida da protagonista e agora só lendo pra matar minha curiosidade vou colocar no topo de livro pra ser em 2015!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      Todos nós temos situações que realizam mudanças na nossa vida né? No caso da protogonista foi um cenário mais triste, mas ainda sim plausível.
      Espero que leia o livro da Karen e nos conte o que achou da história.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!