[Resenha]Boneca de Ossos - Holly Black - Viaje na Leitura

13/12/2014

[Resenha]Boneca de Ossos - Holly Black



Sinopse - "Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo..."

Minha opinião - "Boneca de ossos" é um livro voltado para o público juvenil, então os leitores mais adultos podem achar o livro um pouco "fraco", então deve se ter em mente o público alvo para qual o livro é destinado. 

A sinopse é bem explicativa. O trio de amigos vivem juntos, inventando brincadeiras onde o uso da imaginação é imprescindível. Os jovens vivem aventuras com piratas e sereias, guerreiros e o que mais eles puderem inventar. Dentre as bonecas que eles utilizam nas brincadeiras, existe uma que se torna a líder, que eles a chamam de a Grande Rainha.

O problema é que o pai de Zach não acha que é adequado o filho com a idade que tem continuar brincando com as garotas, ainda mais brincadeiras que envolvam boneca, então passa a exigir que o filho se envolva em outras atividades.


"Por um momento, Zach se esqueceu de que não havia mais brincadeiras. Era um choque desagradável lembrar disso. Não importava quão tentador fosse, Zach não podia brincar". (p. 49)


Sem contar o real motivo da mudança, Alice e Poppy ficam desnorteadas, sem entender a causa do abandono repentino. Como se isso não bastasse, Poppy começa a ter sonhos com a boneca Grande Rainha e uma menina morta. A partir daí, o trio terá sua última grande aventura...

A leitura é rápida, não apenas pelo fato do livro ser curtinho, mas também pela dinamicidade que a autora Holly Black deu à trama. É possível ler diversas páginas sem nem perceber que avançamos rapidamente na leitura. 

Uma história que fala de amizades, com uma grande pitada de aventura e companheirismo.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina perfeitamente com a trama e chama a atenção. A parte interna do livro ainda conta com ilustrações e detalhes no início dos capítulos que enriquecem ainda mais o trabalho.


"Ele também ia supor que tinha se assustado e por isso pensou ter visto alguma coisa no espelho...Algo que claramente não estava lá". (p. 199)


10 comentários

  1. Oi, Carol.

    Desde que eu vi o lançamento desse livro eu fiquei interessada na leitura. A sua resenha é a primeira que leio, já sabia que o livro era pra um público mais jovem, mas isso não me desanima. As vezes eu gosto de quebrar os gêneros de leitura e acabo procurando esse tipo de livro. Espero conseguir ler ele em breve, já o tenho em casa. >.<

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, tudo bem?
      Eu também gosto de mesclar as leituras e de vez em quando pego um livro voltado para um público mais jovem. São leituras leves que acabam divertindo. Acho que você terá essa impressão em "Boneca de Ossos".
      Bjkas

      Excluir
  2. Vou tentar não ler pensando que é uma coisa mais adulta pra aproveitar a leitura. ;D
    Gosto de livros que trata da amizade, com muita aventura e tudo o mais.
    A resenha está muito boa! Bjs, Carol <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilza, tudo bem?
      Que bom que gostou da resenha! Leia sem pretensão, lembre-se de como eram suas amizades na infância e você vai amar o livro!
      Bjkas

      Excluir
  3. Estou ansiosa pra ler este livro. De começo já fui conquistada pela capa. Achei linda. E agora pela história. Seus comentários me deixaram mais afoita pra ler. Não vejo a hora de tê-lo em mãos. Vou devorar cada página.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, tudo bem?
      Sobre a capa, até o momento não houve um lançamento do selo Irado que a capa deixou de me chamar a atenção. São todas tão fofas!!
      Espero que quando realizar a leitura venha nos contar o que achou.
      Bjkas

      Excluir
  4. Esse é um tipo de leitura que não me agrada. Já li algumas resenhas que foram positivas, mas não tenho interesse em ler esse livro.
    Bye

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nik, tudo bem?
      Espero que as próximas resenhas sejam de livros que chamem a sua atenção.
      Bjkas

      Excluir
  5. Não gosto muito desse tipo de leitura acaba parando no meio do livro mas para quem gosta me parece um bom tipo de leitura com uma boa historia !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      Que pena que essa história não chamou a sua atenção =\
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!