[Resenha] Inimigo Sombrio - Amada Imortal - Volume 3 - Cate Tiernan - Viaje na Leitura

28/01/2015

[Resenha] Inimigo Sombrio - Amada Imortal - Volume 3 - Cate Tiernan


Sinopse - "Nastasya está de volta a Rivers Edge, ainda se recuperando dos eventos traumáticos de Cair das Trevas. E, quem sabe, de um entendimento com Reyn, o gato escandinavo que fez parte da horda que destruiu o castelo de seu clã e matou toda a sua família. Só que quando representantes das oito casas imortais aparecem mortos e drenados de seus poderes, e os irmãos de River chegam ao retiro, ela descobre que há coisas muito mais graves em curso."








Minha opinião - "Inimigo Sombrio" é o último livro da trilogia Amada Imortal, onde temos como protagonistas a teimosa Nas e o Reyn, o enigmático guerreiro. 
O livro é narrado em primeira pessoa pela Nas. Quem já teve a oportunidade de ler "Amada Imortal" e "Cair das Trevas" sabe que a Nas tem o hábito de viajar um pouquinho enquanto analisa algumas situações séries. Seus pensamentos geralmente vão para um certo guerreiro escandinavo que mexe com a sua libido, criando diálogos internos engraçados.
A história de "Inimigo Sombrio" começa apenas alguns meses após o livro 2, quando Nas quase foi assassinada pelo seu até então melhor amigo Incy. Após o atentado, Nas retorna à West Lowing, Massachusetts para tentar clarear sua mente em River's Edge. Nem todos acham que o seu retorno é uma boa ideia, pois coincidentemente o uso de magia do mal acontece justamente após a chegada de Nas. Coincidência? Não! Mas que atire a primeira pedra o imortal que nunca teve um telhado de vidro!
Durante a sua estadia, o leitor é levado a conhecer as histórias dos outros personagens do livro. Como a história de Daisuke, um personagem que na maioria das vezes é introspectivo, mas que possui um passado de tirar o fôlego. O leitor tem direito a conhecer até mesmo a história (mesmo que resumida) do relacionamento de Asher e River. 
Falando em River, os fãs da série ouviram tanto sobre os seus terríveis irmãos que nada mais justo do que no último livro eles aparecem! Sim, um a um resolvem visitar a sua querida irmã e aproveitar para implicar com a Nas.
Começamos por Ottavio, o mais velho dos irmãos. Implicante, teimoso e até mesmo um pouco arrogante, ele tem certeza absoluta de que a protagonista está envolvida nas mortes de imortais que vem ocorrendo e vai ficar em River's Edge até descobrir a verdade. Em seguida, temos Daniel e Joshua fazendo uma visitinha. Nada como uma reunião familiar para deixar o ambiente tenso. 
"- Como está Ott?- Está deitado - respondeu River. - Passar pela manobra de Heimlich o deixou chateado.- Aquele pedaço de salsicha não caiu bem - concordei." (p. 81/82)
Em paralelo ao mistério temos a análise pessoal de Nas. Ela começa a compreender que precisa crescer e assumir suas responsabilidades, não apenas como imortal, mas também com os mortais com quem ela criou laços, como o velho Mac e a Meriwether. Veremos uma Nas mais humilde e ao mesmo tempo dedicada no bem-estar alheio. Mas é claro que ninguém é perfeito, então ela continua falando tudo o que pensa e criando alguns atritos, principalmente com Reyn, pois ela ainda não sabe muito bem o que fazer com ele. Nas também trabalha seu lado imortal e está cada vez mais consciente da sua responsabilidade como herdeira, principalmente agora que tem em mãos o amuleto Tarak-sin completo.
"- Alguns caras dão flores - observei.- É, e quando acertar a cabeça do inimigo com um buquê e falhar, não venha correndo atrás de mim - disse Reyn." (p. 93)
A narrativa está um pouco mais descritiva e lenta, com várias cenas sobre os passados dos personagens e algumas aulas de meditação que também contam histórias dos habitantes de River's Edge. 
Os personagens mantêm algumas das características principais de suas personalidades, adicionando bom humor e sarcasmo nos momentos certos. 
O desfecho foi interessante e inusitado! Descobrir quem estava por trás de todas as armações foi surpreendente. Mas de modo geral, o livro trouxe mais do mesmo. Não houve muitas inovações nesse último livro o que tornou "Inimigo Sombrio" um bom livro, mas não espetacular.
"Meus colegas, ao serem lembrados do meu passo, estavam tentando juntar o que sabiam sobre mim: Fracasso Imaturo e Constrangedor + História Familiar Trágica + Poder Potencialmente Grande = Nastasya. Bem, gosto de manter as pessoas em estado de alerta." (p. 34)

Edição: 1
Editora: Galera Record 
ISBN: 9788501092670
Ano: 2014
Páginas: 322
Skoob: clique aqui
Avaliação: 3/5


Resenha do Livro 1 - Amada Imortal: clique aqui
Resenha do livro 2 - Cair das Trevas: clique aqui

10 comentários

  1. Oi Carol,
    Embora a trilogia tenha um desfecho inusitado, a lentidão e descrição me desanimaram. Ainda tem a Nas, não gostei muito da sua personalidade, então não pretendo ler essa trilogia haha.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem?
      Existem realmente alguns contras nessa série, mas quem sabe mais para frente você não acaba mudando de ideia?
      Bjkas

      Excluir
  2. Esta é um das séries que quero mto ler. Li mtas resenhas dos dois primeiros e curti, mas, estava apreensiva pelo último e coloquei na cabeça que só teria a trilogia se as resenhas do último fossem positivas… estão sendo \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois, tudo bem?
      Acho que você mandou muito bem em esperar a trilogia terminar de ser lançada antes de decidir se irá ler ou não os livros.
      Bjkas

      Excluir
  3. Que bom que o livro fechou a série de forma interessante.
    O que mais gostei foi ver o amadurecimento dos personagens. No final das contas, depois de acompanhar suas peripécias e lutas durante alguns meses, é bom vê-los crescendo também.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, tudo bem?
      Acho que se os personagens não amadurecem dificultam a conexão com os leitores. Fica difícil acreditar neles, sabe?
      Bjkas

      Excluir
  4. A série não meu agradou muito e pelo que vi o último livro não lhe agradou 100 porcento não é Carol?! Não gostei muito das capas também não. Algumas amigas minhas que leram o livro insistem em me dizer que estou errado, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      A série realmente não me agradou 100%, mas é uma questão de gosto pessoal mesmo.
      Bjkas

      Excluir
  5. Ainda não li o primeiro volume e não sei se leria essa série agora.
    Estou querendo começar algumas séries e essa não está na minha lista no momento. =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, tudo bem?
      Quem sabe mais para frente você não comece a leitura dessa série?
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!