[Resenha Nacional] Além dos Olhos - Elisete Duarte - Viaje na Leitura

22/01/2015

[Resenha Nacional] Além dos Olhos - Elisete Duarte




Sinopse - "Stefani fica aterrorizada quando sai do banho e mãos fortes tocam em seu ombro e a empurra em direção à cama. Em pânico e nua, ela quer gritar, pedir socorro, sabia que seus pais estavam em algum lugar no andar de baixo da casa, mas o seu corpo não obedecia às ordens de sua mente. Quando de repente sente um toque em sua face, ela podia sentir o calor daquela mão suave de encontro à sua pele que em segundos desciam pelo seu pescoço chegando ao seu ombro e com muita delicadeza e suavidade desliza até sua barriga fazendo-a explodir em emoção sobrepondo o medo e a razão."





Minha opinião - "Além dos olhos" é um romance com um toque sobrenatural, onde temos como protagonista a jovem de 21 anos de idade, Stefani Dilucca. Ela mora com os pais em Coral Way, Miami e sua vida tem algumas peculiaridades: ela sofre de amnésia e não tem lembranças da sua adolescência. Como se isso não bastasse, ultimamente ela sente uma "presença" quando se encontra sozinha.
A amnésia é decorrência de um acidente que ela sofreu aos quatorze anos de idade e por mais que isso a deixe frustrada, a personagem é um pouco indiferente. Como assim indiferente? Em várias passagens do livro fica claro que seus pais estão ocultando a verdade, mas Stefani não insiste. Na verdade, ela tem alguns momentos em que age como uma criança, fazendo birra e não como a adulta que deveria ser. É uma personagem que não desperta uma conexão com o leitor. Ela tenta levar a sua vida normalmente, contando com a melhor amiga Lillian Ashton e durante a sua rotina, alguém desse passado nebuloso ressurge: Henry Marques. Henry insiste em dizer que foi um namorado de escola de Stefani, mas seus pais o querem o mais longe possível dela.
Em paralelo a isso, temos a história de Benjamin, um anjo que está em uma "missão especial". Nem ele próprio sabe qual seria a sua missão, apenas que deve ficar próximo à Stefani. Acontece que essa proximidade acaba cultivando sentimentos amorosos dele em relação à protagonista. Mas como todos nós sabemos, não pode existir um relacionamento entre um ser angelical e um ser humano. Lutando contra todos e contra tudo, Benjamin irá tentar cada vez mais um contato com Stefani.
"- Isso me intriga - Benjamin continuou. - Ela me sente com toda a intensidade. Deve existir uma maneira disso dar certo.Só preciso descobrir qual é." (p.49)
O enredo do livro possui alguns pontos criativos e interessantes, mas no geral, precisa ser trabalhado. Houve várias situações diferentes em um único livro envolvendo a protagonista e faltou um amadurecimento dos personagens. Não apenas de Stefani, mas também de seus pais, da Lillian e do próprio Henry.
A parte angelical é a que mais desperta a atenção durante a leitura. Temos explicações sobre a Ordem dos anjos, inveja e traições que tornam um passeio ao céu uma grande aventura. 
"Os anjos da guarda não acompanhavam o humano na Terra o tempo todo. Eles observavam tudo à distância, da Ordem dos Anjos, ligando-se ao mundo terreno e aos seus protegidos por fios prateados visíveis apenas no mundo celestial. Os anjos somente desciam em situações de perigo iminente." (p. 59)

A capa possui dois modelos muito bonitos, mas não diz muito sobre a trama. Existem alguns errinhos de digitação (como por exemplo, na página 101), mas nada que interfira na leitura ou entendimento do texto. No início de cada capítulo existe a imagem de um par de asas muito delicado.

Edição: 1
Editora: Pandorga
ISBN: 9788561784638
Ano: 2014
Páginas: 296
Skoob: clique aqui
Avaliação: 3/5

10 comentários

  1. Geralmente eu gosto de histórias que envolvem amnésia e mistério. Curto descobrir as coisas com os personagens. O toque sobrenatural também é interessante. Mas pelo visto faltou muita coisa nessa trama, tanto na construção dos personagens (meio imaturos, realmente), quanto na coerência da história.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, tudo bem?
      Essa foi a impressão que eu tive durante a leitura, mas se você curte o tema, dê uma conferida e venha me contar o que achou. Quem sabe não tem uma visão completamente diferente?
      Bjkas

      Excluir
  2. Que pena que o livro não te agradou Carol. Ele também não me agradou muito apesar de ter uma sinopse bem envolvente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Pois é, senti que ficou faltando "algo" na construção da história.
      Bjkas

      Excluir
  3. Haha, essas protagonistas irritantes me tiram do sério =(
    Sou apaixonada com histórias que envolvem anjos, mas não consegui sentir interesse por esse livro.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem?
      Eu achei a protagonista um pouco chatinha rs, mas se você curte o tema, tente dar uma chance ao livro e venha nos contar o que achou.
      Bjkas

      Excluir
  4. A capa é linda, mas a sinopse um tanto sem graça. partindo pra resenha, ela acabou pra mim no seguinte trecho: "Na verdade, ela tem alguns momentos em que age como uma criança, fazendo birra e não como a adulta que deveria ser. É uma personagem que não desperta uma conexão com o leitor." Desculpa, mas não dá pra levar a sério um livro com uma personagem assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois, tudo bem?
      Essa foi a impressão que eu tive da protagonista durante a leitura, infelizmente, mas concordo com você que a capa é linda!
      Bjkas

      Excluir
  5. Eu gosto de romances sobrenaturais, e a história parece interessante. Mas não fiquei interessada =/
    Como o fato de faltar um amadurecimento dos personagens, é um grande ponto negativo =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, tudo bem?
      Eu achei a protagonista imatura, mas se você gosta do tema, tente dar uma chance ao livro e venha nos contar o que achou.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!