[Resenha] Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven - Viaje na Leitura

10/01/2015

[Resenha] Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven


Sinopse - "Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los."


Minha opinião - Antes de começar a falar do livro, vale a pena ressaltar que recebemos a prova antecipada para divulgação. Por conta disso não comentaremos sobre revisão e layout já que o exemplar recebido encontrava-se em revisão.
A história é narrada em primeira pessoa e os capítulos apresentam as perspectivas de Violet e Finch e o local é Bartleet, Indiana, uma cidade com apenas 14.983 habitantes.
Violet é uma das garotas populares da escola, é inteligente, popular, seu ex-namorado é um dos garotos mais cobiçados do colégio, mas tudo isso deixou de ser importante para ela após um grave acidente de carro. Qual o sentido em estudar, falar bobagens ou até mesmo sorrir, se Eleonor, sua querida irmã não está mais ao seu lado?
Finch é visto como o garoto esquisito, um pouco excêntrico e até mesmo um bad boy. Ele não segue os padrões esperados, está sempre se metendo em confusões e fica ausente por longos períodos na escola. Na superfície ele é apenas um garoto encrenqueiro, mas ao conhecermos a cada página um pouco mais de sua alma, vemos que ele é um jovem atormentado não só pela estrutura familiar disfuncional, mas também por uma mente talentosa que está cheia de ideias mórbidas. Entre essas ideias, estão as pesquisas constantes d de diferentes métodos de suicídio.
Visto dessa maneira, temos a impressão de que o livro é mórbido: dois jovens que estão procurando o sentido da vida e sem muitas perspectivas para o futuro. Mas é exatamente ao contrário. A autora Jennifer Niven trouxe uma escrita delicada e sensível que aborda o tema de forma que a história fale sobre a busca por motivos para sorrir, cantar, amar e viver.
"Você me faz feliz...Você me faz especial....Você me faz adorável..." (p. 316)
Violet tem pais incríveis que se tornam muito protetores após a perda de Eleonor. Ela foi feliz até o momento em que a tragédia tocou o seu lar. Finch nunca conheceu a felicidade domiciliar. Seu pai é um homem abusivo que tem suas próprias batalhas e sua mãe vive desligada do cuidado aos filhos.Juntos, os protagonistas irão perceber que não existe uma fórmula ou situação que garanta a felicidade e que são pequenos momentos que acabam mudando uma vida inteira.
Quem poderia dizer que dois jovens que tem um inusitado encontro na torre do sino do colégio podem ensinar tanto um para o outro? A partir dessa primeira interação, Finch tentará se aproximar de Violet através de um trabalho de geografia que tem como objetivo falar das maravilhas existentes em Indiana. Ele a convida a ir a cada um desses lugares e em cada viagem, uma descoberta inusitada será realizada.
O enredo é delineado de forma espetacular. Desde o início do livro temos a impressão de que é um assunto que toca o coração da autora e temos isso confirmado no final, onde ela faz um desabafo pessoal. É impossível ler "Por lugares incríveis" e não chorar. Em algumas cenas iremos chorar de felicidade e em outras, ao desabafarmos nossa própria dor.
Uma leitura imperdível que tem tudo para se tornar um dos melhores livros de 2015.

"- O que eu faço com as coisas que não são exatamente más, mas só desagradáveis? ...- Tire as desagradáveis também." (p. 143)

Edição: Prova do Livro
Editora: Seguinte
ISBN: 8565765571
Ano: 2015
Páginas: 336

Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5

22 comentários

  1. Oi, Carol! Desculpa o sumiço, vou tentar comentar mais aqui, tá?
    Esse livro parece ser muito bom, gosto quando um livro nos faz chorar e trata de problemas familiares e a dor da perda, que é o que os dois personagens estão passando.
    Amei a resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilza, tudo bem?
      Estávamos sentindo saudades dos seus comentários aqui no blog!
      Esse livro é bom mesmo, tem uma lição muito forte e emocionante.
      Fico feliz em saber que curtiu a resenha.
      Bjkas
      Ps: não some viu? rs

      Excluir
  2. Só pela resenha esse livro já me tocou. Que frase mais linda: "... que são pequenos momentos que acabam mudando uma vida inteira." Creio que um livro profundo e uma bela lição de vida e superação. Livros assim são perfeitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem com você?
      A autora consegue trabalhar uma temática forte de forma delicada. Esse livro entrou como um dos meus favoritos do ano.
      Bjkas

      Excluir
  3. Parece um livro incrível demais mesmo, bem tocante!!
    Gosto de histórias que fazem sentir e pensar. Gosto de histórias sobre família, dificuldades e felicidade. Aprender a ser feliz seja lá qual for a situação é algo complicado, mas necessário e recompensador. Os pequenos momento é que fazem a diferença!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, tudo bem?
      Seu comentário acertou em cheio!
      Bjkas

      Excluir
  4. Esse livro parece ser um daqueles livros perfeitos, de emoções muito fortes que ti fazem chorar como uma manteiga derretida...
    Li um livro uma vez que também aborda o tema suicídio, ele é de Paulo Coelho chamado Veronika decidi morrer, conhece? Se não leu e tiver a oportunidade de o ler, leia, é muito bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, tudo bem?
      Olha, o leitor chora mesmo. Eu cheguei a ficar com os olhos inchados kkk
      Eu já li o livro do Paulo Coelho e é uma história muito forte também. Cheguei até mesmo a assistir a adaptação para as telinhas e amei.
      Bjkas

      Excluir
  5. Oi, Carol.
    O livro parece ser muito bonito mesmo!
    Vou anotar a dica!!!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      O livro é lindo, do tipo em que você prende a respiração durante algumas cenas, com medo de alterar alguma coisa.
      Bjkas

      Excluir
  6. Ai Carolzinha... Me apaixonei por esse livro no primeiro capitulo. E aqui estou, desesperada para conseguir comprá-lo e fazê-lo chegar na minha casa o qto antes.
    A narrativa me cativou, sei que talvez seja precipitado em dizer, mas como sua palavras disseram, ele tem tudo para ser o melhor. Agora é segurar a ansiedade e esperar recebe-lo e diante mão saber que passarei algumas noites em claro.

    Beijo,
    Paty - Mix Literário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, você vai amar esse livro!!! Conhecendo o seu gosto literário, posso garantir que vai amar e ainda chorar bastante rsrs.
      Bjkas

      Excluir
  7. Oi Carol,
    Foi amor à primeira vista rsrs, amo esse jogo retratado na capa haha. Já sou derretida e ainda me falam que o livro faz chorar mesmo O.o , mas diante das dificuldades e da carga de sentimentos tem que ficar emocionado mesmo. Quero lê-lo, afinal, tem tudo para ser uma das melhores leituras de 2015.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem?
      Apesar de ser um dos primeiros lançamentos do ano, esse livro se tornou um dos meus favoritos!
      Bjkas

      Excluir
  8. Li a sinopse e detestei pq foi exatamente como vc disse, achei tudo mórbido.
    Mas a resenha da outra dimensão do que é a história, de como tudo muda qdo se tem alguém com quem conversar e dividir medos e dúvidas.
    Minha vó dizia "cabeça vazia, oficina do diabo" e acho que isso se encaixa na história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois, tudo bem?
      Em alguns casos a sinopse não tem como fornecer toda a profundidade do livro. Esse é um dos casos.
      Bjkas

      Excluir
  9. Gostei muito do livro, pelo jeito deve ter muita história neste livro. Pela última linha vi que não posso perder essa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Esse livro tem uma grande carga emocional e uma sensibilidade incrível.
      Bjkas

      Excluir
  10. Esse livro é com certeza um dos que mais desejo ler em 2015. Desde que li a sinopse pela primeira vez fiquei com vontade de ler e depois de ler sua resenha tenho a impressão de que vou gostar muito da história.
    "Por Lugares Incríveis" parece ser o tipo de livro que aborda a tristeza que todos nós sentimos em alguns momentos da vida para mostrar meios de superá-la e de ter momentos felizes para tornar a vida melhor. Quero muito mesmo ler e devo dizer que achei essa capa muito bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danny, tudo bem?
      Espero que você leia esse livro e nos conte o que achou dele. Eu particularmente fiquei muito sensibilizada por toda emoção que senti com ele.
      Bjkas

      Excluir
  11. Parece um livro bem marcante.
    Estou colocando nos meus desejados. ver que a história e os personagens envolvem tanto o leitor, com tantas emoções assim, é um ponto positivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, tudo bem?
      É um livro bem marcante mesmo!
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!