[Resenha] A Festa da Insignificância - Milan Kundera - Viaje na Leitura

04/02/2015

[Resenha] A Festa da Insignificância - Milan Kundera

Sinopse: Passados mais de dez anos da publicação de seu último romance, Milan Kundera — um dos maiores escritores vivos — volta à ficção com uma trama breve e espirituosa ambientada em Paris nos dias de hoje.




Quando eu recebi esse livro, fiquei intrigada quando o observei. Capa dura, poucas páginas, uma pintura como capa, uma sinopse curta e muitos elogios ao autor, Milan Kundera. Apesar disso não o li de imediato, mas ao separar as leituras para esse ano, ele novamente me chamou a atenção e resolvi dar uma chance.

Não é o tipo de história que estou acostumada. O livro não fala sobre um romance, uma aventura, um mistério, ou algo do tipo. Apenas um pouco do cotidiano e os pensamentos de quatro amigos: Alain, Ramon, Charles e Calibã.


“No meu vocabulário de ateu, uma única palavra é sagrada: a amizade. Os quatro companheiros que lhes apresentei: Alain, Ramon, Charles e Calibã, eu os amo”. Pág. 30

Em um momento o narrador – um amigo dos quatro personagens – nos mostra conversas entre eles, em outro aprofunda mais na vida de algum. O real e o imaginário se encontram em meio a situações do cotidiano.

Há aquele que está intrigado com um livro de histórias sobre Stálin, o que fica imaginando desculpas para sua mãe ter o abandonado na infância, o que disserta sobre a sedução feminina e aquele que tenta encontrar diversão fingindo ser outra pessoa.

O livro, como mencionado anteriormente, é pequeno e aconselho que seja lido de uma vez, ou pelo menos sem muitos intervalos, para não se confundir com a história. Muitas vezes eu acabei voltando, porque não lembrava exatamente quem era quem, ou o que tinha acontecido. O autor acaba colocando um fato de uma maneira sutil, mas que mais para frente se revela importante.

Quando terminei, fiquei me perguntado se havia gostado. Foi algo intrigante, o final principalmente deu um nó na minha cabeça: Aquilo era real? Será que eu entendi a história?


Mas não há como negar, ela te faz refletir. Seja sobre mães, perdizes, umbigos, amizade... Ah, e o livro possui ótimas citações, não há dúvidas quanto a habilidade do autor.

3 comentários

  1. O livro me pareceu bem razoável, acho que não leria.

    ResponderExcluir

  2. legal, nunca tinha lido livros que abordasse esse : cotidiano, a historia deve ser bem levinha mais como vc disse tem que prestar atençao, é bem diferente dos livros de ficçao que eu to acostumada

    ResponderExcluir
  3. lendo sua resenha tive a impressão que esse é um daqueles livros que dão aquele ‘choque’ na gente e nos fazem refletir sobre nós mesmos. Adorei e vou colocar na lista infinita de leitura!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!