[Resenha] Paixão ao Entardecer - Os Hathaways # 05 - Lisa Kleypas - Viaje na Leitura

16/03/2015

[Resenha] Paixão ao Entardecer - Os Hathaways # 05 - Lisa Kleypas


Sinopse - Mesmo sendo uma família nada tradicional, quase todos os irmãos Hathaways se casaram, até mesmo Leo, que era o mais avesso a essa ideia. Mas para a caçula Beatrix, parece não haver mais esperança. Dona de um espírito livre, apaixonada por animais e pela natureza, Beatrix se sente muito mais à vontade ao ar livre do que em salões de baile. E, embora já tenha frequentado as temporadas londrinas e até feito algum sucesso entre os rapazes, nunca foi seriamente cortejada, tampouco se encantou por nenhum deles.  Mas tudo isso pode mudar quando ela se oferece para ajudar uma amiga.  A superficial Prudence recebe uma carta de seu pretendente, o capitão Christopher Phelan, que está na frente de batalha. Mas parece que a guerra teve um forte efeito sobre ele, e seu espírito, antes muito vivaz, se tornou bastante denso e sombrio.  Prudence não tem a menor intenção de responder, mas Beatrix acha que ele merece uma palavra de apoio – mesmo depois de tê-la chamado de estranha e dito que a jovem é mais adequada aos estábulos do que aos salões. Então começa a escrever para ele e assina com o nome da amiga. Beatrix só não imaginava o poder que as palavras trocadas teriam sobre eles.  De volta como um aclamado herói de guerra, Phelan está determinado a se casar com a mulher que ama. Mas antes disso vai ter que descobrir quem ela é. 

Minha opinião - "Paixão ao entardecer" é o livro de despedida da incrível família Hathaway. Beatrix é considerada "excêntrica" até mesmo dentro de seu próprio clã, pois possui um amor incondicional pelos animais e falta de entrosamento social. Beatrix é fofa mas também introspectiva. Ela é amiga de Prudence, o modelo ideal das mulheres da época: bonita, jovem, insossa, preocupada apenas com o status social e uma das jovens mais cobiçadas para casar. Prudence foi brevemente cortejada pelo capitão Christopher Phelan, um homem de grande status social. 

Quando Phelan está em terras estrangeiras, em meio à guerra, encontra sossego ao enviar cartas ao seu anjo. Só que Prudence é superficial ao extremo e não vê vantagem em trocar cartas com alguém que está tão longe. Em um desses dias Prudence autoriza Beatrix a ler a carta recebida e a história realmente começa.
Beatrix percebe que Phelan está sofrendo, que a guerra está mexendo com ele e acaba trocando diversas cartas com Phelan em nome de Prudence.
Um bom tempo se passa e o filho pródigo retorna como um herói repleto de glória e fama. Junto com Phelan está Albert, um terrier que salvou muitos soldados, mas que encontra dificuldades em se adaptar a vida tranquila da sociedade. Phelan está à procura de Prudence, a tábua de salvação dele nos piores momentos de sua vida. 
Phelan antes da guerra era um homem da aristocracia: arrogante, mulherengo e até mesmo um pouco vazio. O pós guerra o deixou mais contemplativo e amargurado. Poderíamos até dizer que um pouco quebrado, dado as atrocidades vistas. 
A interação entre Phelan e Beatrix não é das melhores. Ele fica abismado com a maneira dela de agir, a excentricidade da família e a maneira como ele mesmo reage à jovem. Beatrix está fascinada pelo Phelan ao mesmo tempo que consegue realmente enxergá-lo: sua dor, seus traumas e seu coração.
A história de Beatrix é tão arrebatadora quanto as histórias de seus irmãos. A autora traz todo o clã Hathaway de volta nesse último livro, para que possamos nos despedir dessa família amorosa e engraçada.
A autora também conseguiu fazer com que os animais do livro ganhassem destaque com suas histórias. Albert é um ótimo exemplo disso. Ele foi à guerra, salvou vidas e voltou transtornado. Em muitos aspectos ele e Phelan são parecidos e por isso a interação entre os dois é deliciosa de se presenciar. Até mesmo a maneira como Beatrix lida com Albert é um indício de como ela sabe lidar com Phelan.
Lisa Kleypas possui uma escrita envolvente. Seus diálogos são românticos na dose certa, as mocinhas são impertinentes e fortes e os homens teimosos e sagazes.

"Não posso mais escrever para você.
Não sou quem acha que sou.
Não tinha a intenção de enviar cartas de amor, mas foi isso que elas se tornaram. No caminho até você, as palavras se transformaram nas batidas do meu coração gravadas em papel.
Volte, por favor, volte para casa e descubra quem sou." (p.38)


Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413557
Ano: 2015
Páginas: 272
Skoob: aqui
Avaliação: 5/5



8 comentários

  1. oi minha linda! sua resenha só me deixa com mais vontade de ler! os Hathways me conquistaram de primeira e agora ter que dar tchau da um aperto no coração, mas eu to louca pra ler a história da Bea!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila, tudo bem?
      Eu fiquei com um aperto no coração ao finalizar essa série. Não queria me despedir dessa família rs.
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi, Carol.
    Eu definitivamente preciso ler essa série, mas antes tenho que dar atenção para os romances de época que já tenho aqui! rs... Está na lista de desejados! Vou ver se consigo os livros fazendo trocas e quando tiver a coleção completa sento para ler! hehehe
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem com você?
      Espero que leia essa série, principalmente agora que ela chegou ao fim. Essa família é muito fofa e traz um sentimento de união incrível.
      Bjkas

      Excluir
  3. Já devo ter lido umas 7 resenhas desse livro, e muito mais dessa série. Preciso demais ler Os Hathaway, parece ser uma série daquelas que nos conquistam do início ao fim. Gosto de romances de época, mas não sei o motivo, não leio muito. Espero ler essa série assim que possível. Fiquei com vontade de saber se essa relação entre Beatrix e Phelan vai dar certo, parece que ele não vai dar muita abertura para ela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tarsila, tudo bem?
      Os fãs de romances históricos precisam ler essa série!! rs
      Phelan tem os seus momentos frustrantes, mas quanto mais entendemos o que ele passou, fica mais fácil compreendê-lo.
      Bjkas

      Excluir
  4. Vi algumas resenhas desse livro, mas apesar da chuva de elogios, não me chama atenção. Não curto romances de época, sabe?

    Mas gostei da resenha.

    Abs.

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhonatan, tudo bem?
      Se você não é fã dos romances históricos, essa série realmente não irá chamar a sua atenção, mas fico feliz por ter curtido a resenha ;)
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!