[Resenha] BH Contos - Rodrigo Bastos - Viaje na Leitura

18/04/2015

[Resenha] BH Contos - Rodrigo Bastos




Sinopse
Sonho, devaneio, imaginação, lembrança e criação são elementos que se entrelaçam no desenrolar das tramas deste livro e na fronteira entre ficção e realidade na vida dos personagens. Um escritor do Rio de Janeiro fica intrigado com um poema que começou a escrever. Uma atriz de Brasília é abordada por um sujeito aparentemente desconhecido em um festival de cinema. Uma garota de São Paulo tenta desvendar um mistério relacionado a um livro abandonado em um ônibus. Uma moradora de Campinas mistura recordações com especulações após o acidente de um amigo. Uma professora universitária vai a um congresso em Belo Horizonte, mas sua cabeça está em constante divagação.


 Minha Opinião

BH contos (Multifoco, Janeiro de 2015, 124 páginas) é uma coletânea que possui cinco contos: Lígia, O sorriso da gata, Rihaku, Domingo e BH. Este último deu nome ao livro. Todos são contos bastante sucintos, mas alguns mais surpreendentes do que outros.


Lígia conta a história de Fernando, um poeta transtornado pelos seus versos, neste conto o autor mistura a narrativa e conforme o leitor aprecia a história não sabe se está lendo a vida de Fernando ou se está sonhando junto com o personagem, bem intrigante.

O sorriso da gata é um conto interessante, Fabrício aborda Alice que aparentemente o desconhece para adentrar sem convite um festival, os acontecimentos são inesperados e o final surreal.

Rihaku é um dos contos que mais gostei, não sei se porque ele contava a história do livro abandonado à procura do dono ou pela engenhosidade da trama, o final não foi como eu esperava, porém me surpreendi grandemente.
 
Domingo é o conto que menos gostei, retratou a história de um homem concomitante ao seu trágico acidente de ciclismo. Histórias entrelaçadas, divórcios pendentes. 

BH retrata a coletânea em geral, apesar de focar em um conto específico ele nomeia o livro e isso por si só faz dele especial.

Os contos foram muito bem escritos e elaborados, não esperem uma história com início, meio e fim. Mas, podem acreditar que é uma leitura desestressante e poética, a rotina dos personagens, seus devaneios, medos, pensamentos e sonhos, trespassam ao leitor sentimentos de nostalgia.

Contos são um dos gêneros literários que mais gosto, que infelizmente possuem um defeito irremediável, terminam rápido demais.

Boa leitura!

Saiba mais sobre o autor e acompanhe suas redes sociais:

    
O autor


Rodrigo Bastos nasceu em Anápolis (GO) em 1972 e se mudou para Brasília aos dez anos de idade. Viveu na capital do país por quinze anos, acompanhou o florescimento das bandas de rock de Brasília, viu a cidade ser sitiada durante a votação da emenda Dante de Oliveira, que propunha as eleições diretas para presidente, foi treinado em categorias de base do basquete por José Carlos Vidal, que viria a ser, anos mais tarde, tricampeão do Novo Basquete Brasil como técnico do Brasília, teve aula de teoria musical com o professor theco Bohumil Med na UnB e trabalhou no Banco do Brasil, tendo participação no destino de atletas campeões olímpicos de vôlei que atuavam no exterior, repatriados com o patrocínio do banco. Mudou-se para Campinas (SP) em 1997, onde estudou linguística na Unicamp e fez especialização em jornalismo científico. Desde 2000, atua na revista ComCiência, primeiro como repórter e depois como editor, função que exerce atualmente. Fez mestrado em comunicação social e doutorado em linguística aplicada. Além de editor, é pesquisador do Laboratório de Jornalismo da Unicamp desde 2003. Foi um dos organizadores de três coletâneas de textos de divulgação científica publicadas em livro. Participou, como autor, de uma coletânea de artigos acadêmicos. BH é seu livro de estreia na literatura de ficção.


2 comentários

  1. Thais!
    Também sou fascinada pelos contos e talvez por ser rápidos e dinâmicos, nos dando um visão fictícia onde podemos analisar diversos aspectos dos fatos que ocorrem.
    Achei o livro com contos interessantes.
    Bom final de semana!
    “O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros.” (Alexandre Herculano).
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thaís!
    Como curto bastante contos, achei interessante esse livro. Os contos reunidos nele parecem bastante legais. Infelizmente não são muitos os livros de contos lançados.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!