[Resenha] Sombras Prateadas - Bloodlines - Livro 05 - Richelle Mead - Viaje na Leitura

28/04/2015

[Resenha] Sombras Prateadas - Bloodlines - Livro 05 - Richelle Mead


Sinopse - Sydney Sage arriscou tudo. Ainda infiltrada na organização, trabalhava contra os alquimistas e vivia um romance secreto com o vampiro Adrian Ivashkov. Qualquer deslize poderia trazer tudo por água abaixo, e foi exatamente o que aconteceu: sua própria irmã descobriu seu relacionamento proibido e a denunciou, fazendo com que Sydney fosse capturada pelos seus pares e mandada para a terrível reeducação. Cercada de inimigos e sem saber onde estava ou como sairia dali, Sydney luta para manter sua identidade, sua capacidade de pensar por si mesma e, principalmente, a esperança de que encontrará Adrian novamente. 

CONTÊM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES






"Sombras Prateadas" é o quinto livro da série bloodlines. Dessa vez, a história é contada de uma maneira um pouquinho diferente. Ao invés das narrações de Adrian e Sidney se complementarem, elas irão contar situações complemente opostas, pois Sidney está no centro de reabilitação dos alquimistas (a irmã mais nova a denunciou pelo seu romance com o Adrian no último livro).
O centro é uma instalação secreta onde todos os alquimistas errantes são levados para passar por uma reeducação. O sofrimento deles está de acordo com a força de vontade de cada um. Sidney fica lá por meses e acaba conhecendo outros doze jovens que estão sendo reeducados. Inicialmente ela fica isolada e ao ser introduzida na rotina, é repudiada pelos demais alquimistas, já que se envolver fisicamente com um vampiro é o ato mais grave de todos. Sidney precisa analisar com cuidado se existe alguém com quem contar para tentar escapar.
No centro de reabilitação, Sidney está sofrendo bastante. A diretora Sheridon está fazendo de tudo para quebrar a garota e transformá-la em um ser acéfalo que obedece cegamente os alquimistas. O que Sheridan não contava, é o amor que Sidney sente pelo Adrian e seus amigos, além de certas habilidades mágicas que ela possui. Pois é, Sidney nesse livro demonstra para todos que não é apenas a garota das informações, mas que também sabe agir e não será derrotada facilmente.
Enquanto vemos Sidney sofrer as torturas no centro, Adrian está caindo na espiral do espírito, bebendo muito e voltando a ter uma vida desregrada. Seu desleixo e esquecimento está deixando seus amigos, principalmente a Jill, muito preocupados. E quando menos se espera, ele receberá uma visita inusitada que o levará de volta à Corte.
Confesso que Adrian me irritou um pouquinho nesse livro. Apesar de entender que o espírito o deixa mais depressivo que o normal, foi difícil observar a vida que ele levava na Corte, quando lia sobre o que estava acontecendo com a Sidney.
É bonito de se observar o quanto a amizade de Sidney é preciosa. Enquanto ela está presa, todos tentam encontrar uma maneira de ajudá-la: Angeline, Eddie, Niel, Jill, Trey e até mesmo o rebelde Marcus Finch, além da querida professora de história. Todos eles estão dispostos a arriscar-se para tirar Sidney desse tormento. 
Temos também uma aparição mais significativa de Carly, a irmã mais velha de Sidney. Carly demonstra ser uma pessoa forte, que não deixou o terror que sofreu no passado marcar sua vida para sempre. E não vai deixar que ninguém machuque a sua irmã...
Para os fãs da série original, esse livro será ainda mais envolvente, pois além de voltarmos à Corte, teremos a presença de Lisa e Rose!
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho. A capa combina perfeitamente com as capas dos livros anteriores e junto com o seu título, tem uma explicação plausível dentro do enredo.
A escrita da Richelle Mead, como já comentei inúmeras vezes, é viciante. Ela consegue criar um clima de antecipação e ao mesmo tempo suavizar as cenas mais tensas, sem deixar perder sua força. 
O enredo é surpreendente. Admito que por ser fã dessa spin-off posso estar sendo tendenciosa, mas esse livro em particular me encantou demais, pois apresentou a força dos protagonistas sobre uma nova perspectiva. A partir desse livro, fica claro que Sidney pode enfrentar qualquer desafio que coloquem em seu caminho.
O final foi totalmente inesperado! Quando determinada situação se desenrola nas últimas páginas o leitor fica atônito. Eu fiquei!

Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765596
Ano: 2015
Páginas: 368
Skoob: aqui
Avaliação: 4/5



6 comentários

  1. Oi, Carol!
    Ainda não li nenhum livro dessa autora, a série Academia de Vampiros está na minha lista de leitura faz tempo, mas são tantos livros pra ler que acaba que a série fica lá no finalzinho da fila. Mas um dia eu leio!!
    A atitude do Adrian é mesmo bastante irritante, enquanto todos lutam pra ajudar a Sidney, ele está lá, bebendo, francamente, não gosto de mocinhos assim! Ele deveria está lutando pela Sidney igual aos amigos dela!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, tudo bem?
      Pelo lado bom, Academia de Vampiros é uma série já finalizada ;)
      Eu acho que por estar lendo os dois lados da história, acabei defendendo mais a Sidney, pois estava passando por uma situação complicada, mas dê uma chance ao Adrian, viu? Ele tem muitas características boas!
      Bjkas

      Excluir
  2. O único livro da Richelle que já li foi o primeiro da série Academia de Vampiros, lembro de ter gostado bastante do livro, mas até agora não peguei os outros livros da série para ler.
    A narrativa da autora é mesmo muito boa, do tipo que é difícil parar de ler enquanto a gente não chega no final. Bloodlines parece ser uma série bem interessante, não só por ter o Adam como um dos protagonistas, mas também porque a Sydney parece ser uma protagonista excelente, do tipo que luta pelo que quer.
    Pretendo ler essa série um dia e espero gostar tanto dos livros quanto você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danny, tudo bem?
      A escrita da autora é ótima, né? Eu geralmente paro tudo o que estou fazendo e acabo lendo os livros dela de uma única vez rs.
      Espero que leia essa série e venha nos contar suas impressões.
      Bjkas

      Excluir
  3. Carol!
    Ammo vampiros e acho a autora a melhor escritora sobre o tema.
    Não li ainda esse, mas pelo visto muitas coisas acontecem e Adrian tem que estar no meio né?
    Quero só ver como será esse final.
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem?
      Eu adoro a autora também. O final desse livro foi ótimo, de verdade. Tudo que eu conseguia pensar era: e agora? Cadê o próximo? rs
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!