[Resenha] Beleza Perdida - Amy Harmon - Viaje na Leitura

30/05/2015

[Resenha] Beleza Perdida - Amy Harmon

Sinopse - Ambrose Young é lindo - alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose... até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas - perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós. 


O local: A história se passa principalmente em Hannah Lake, Pensilvânia, mas existem capítulos em que alguns personagens estão no Afeganistão.

Os personagens: É difícil falar de todos os personagens que se destacam no livro. A autora soube usar muito bem o charme da cidade pequena. Não existe um capítulo onde a comunidade deixa de aparecer. Seja pelos laços familiares e de amizade, seja por um local, como o supermercado ou a padaria ou até mesmo um determinado personagem, que representa um dos pilares dessa comunidade. A história retrata com mais detalhes a vida de quatro personagens: Fern, Ambrose, Bailey e Rita.
Fern é o "patinho feio". Seus pais já tinha mais idade quando a tiveram: a mãe, Rachel, tinha 45 aos quando engravidou e o pai Joshua Taylor, pastor local, tinha 50 anos. É uma personagem amorosa, gentil e determinada, mas ao mesmo tempo frágil e vulnerável. Fern é muito amada e querida, mas algo que a marcou profundamente foi escutar sua mãe conversando com Angie sobre o fato de Fern não ser bonita. Ela sempre foi introspectiva e comportada, mas nunca teve confiança em si mesmo. Desde o primeiro contato com Ambrose, quando eles deveriam ter uns sete anos de idade, ela se apaixonou por ele, mas nunca conseguiu confessar seus sentimos. Para escapar de sua realidade, ela mergulha em romances, devorando um atrás do outro. Fern foi o "milagre" de seus pais e por coincidência, sua tia Angie, engravidou de seu primo e melhor amigo, Bailey, praticamente na mesma época.
Bailey é a luz que acalenta o coração de todos os demais personagens do livro e dos leitores. É um jovem que passou muito pela vida e sofreu imensuravelmente, mas não desistiu e nem ao menos sucumbiu à dor ou a inveja. É aquele personagem que vai marcar o coração do leitor e não importa quantos anos transcorram, ele ainda estará na memória. Bailey nasceu com distrofia muscular de Duchenne. É uma doença que vai deteriorando a qualidade de vida e tem uma expectativa de vida curta. O maior sonho de Bailey era ser um lutador, pois seu pai, Mike Sheen é o treinador do ensino médio. Na verdade, esse é o segundo maior sonho de Bailey. O primeiro, é conquistar o coração de Rita, a garota mais bonita da cidade e amiga dos dois. 
Rita é linda e simpática, mas muitas vezes se deixa levar facilmente pelos elogios e galanteios de rapazes que não valem a pena. Se por um lado Fern nunca atraiu olhares dos rapazes na escolha, Rita foi totalmente o oposto. Mas nem sempre atrair atenção por conta do visual é algo positivo e Rita irá aprender essa lição duramente.
Ambrose é o garoto de ouro da cidade. É um dos principais lutadores da escola e tem um futuro brilhante pela frente, com direito a bolsa na universidade, título de campeonato e inúmeras garotas suspirando por ele. Mas se engana quem acredita que ele é arrogante ou maldoso. Ele tem caráter e é um bom rapaz, mas sofre alguns tormentos pessoais por conta da história de sua mãe e por acontecimentos que irão se desenvolver no enredo. 

Enredo/ Trama/ Narrativa e História: Inicialmente a história é apresentada com dois tempos: 2001, que é o presente e 1994 quando observamos uma Fern e um Bailey ainda crianças, mas com uma visão única do mundo.
Em 2001, ocorreu o ataque às torres, um fato que impactou o mundo, mas que para Ambrose, mudou completamente a sua perspectiva. Então, ele convence seus quatro melhores amigos: Beans, Grant, Paulie e Jessie a se alistarem com ele. E a vida na pacata Hannah Lake nunca mais será a mesma....
Após o alistamento, o leitor acompanha esse grupo de amigos no Afeganistão. Então, enquanto a vida continua na cidade onde eles nasceram, vamos acompanhando as situações perigosas e o cotidiano desses cinco personagens. Meses se passam com eles na missão, até que a guerra leva a melhor e deixa Ambrose por um fio e sozinho no Afeganistão.
O retorno à cidade é fisicamente e emocionalmente doloroso. Ambrose não é mais aquele cara bonito que arrancava suspiros das garotas. Ele está fisicamente diferente, se achando o "monstro" e se refugia em um trabalho noturno, aproveitando que a maior parte da cidade está dormindo para sair.
Fern terá que ser muito forte e mostrar a ele que Ambrose pode comemorar estar vivo ao mesmo tempo que sofre por seus amigos.

A escrita da autora: É simplesmente impossível descrever o impacto que a escrita de Amy Harmon causou . A maneira como ela construiu os diálogos, as sutilezas entre o passado, presente e futuro, as reflexões de Bailey e como tantas vidas estão entrelaçadas.
"Beleza Perdida" não é um simples romance. É uma reflexão profunda sobre a condição humana. É um retrato da dor de uma comunidade, a injustiça e a superação. É um livro que apresenta um protagonista (Bailey) que nasceu com todos os motivos para ser amargurado, mas que serviu de anjo, do início ao fim do livro, para demonstrar que existe sempre algo nos aguardando. É uma história em que a vida é retratada em detalhes, deixando claro que nem sempre há beleza ou dias alegres, mas que enquanto estivermos rodeados daqueles que nos amam, de alguma forma, iremos superar os obstáculos

Revisão/ Diagramação/Layout e Capa: O trabalho da Editora foi impecável. A diagramação é simples, mas levando em conta a complexidade e densidade do texto, é perfeita. A capa é bonita, mas gostaria de ter visto mais elementos se referindo aos protagonistas.

Edição: 1
Editora: Verus
ISBN: 9788576863748
Ano: 2015
Páginas: 332
Skoob: aqui
Avaliação: 5/5 S2





8 comentários

  1. Hello!
    Não conhecia esse livro e fiquei sabendo dele por aqui.
    Ao ler a sinopse, me chamou a atenção e me interessei pela estória, mas vejo que tem muita tristeza. Guerra é um assunto que fascina e é depressivo ao mesmo tempo.
    Mas gostei da obra no geral, vou colocar na minha lista de desejos, quem sabe consigo comprar em uma promoção.
    Adorei a resenha e a dica de leitura!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. essa é a primeira resenha que leio desse livros, já tinha ouvido falar dele mais nao tinha interesse ate entao, da pra ver que é uma historia bem escrita, com personagens bem desenvolvidos, gostei muito e quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Esse "Em 2001, ocorreu o ataque ás torres" me lembrou as torres gêmeas </3 Além disso, eu adorei os personagens, eles parecem ser bem marcantes!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol!
    Não é muitas releituras de um conto de fadas que desperta minha atenção como Beleza Perdida despertou. História envolvente com personagens marcantes, esse livro com certeza é um daqueles livros que te marcam e que te faz ver a vida de uma forma completamente diferente no fim de sua leitura.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Carol!
    Quando o autor consegue conquistar através da forma que escreve seu livro, torna instigante a leitura.
    Imagino que superar todos os fatos e retornar com sanidade mostra o quanto o livro pode ser um aprendizado pessoal.
    Gostei.
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do enredo do livro, tenho um pouco de receio quanto a livros que acontecem em duas épocas, mais este me conquistou, gostei muito.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol.
    Andei vendo algumas fotos do pessoal que recebeu o livro e estava curiosa para saber do que se tratava! Vou colocar na lista de desejados!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia esse livro e ele parece ser muito bom e com personagens bem especiais!
    Eu gosto muito de releituras e com certeza esse já entrou para minha listinha!
    beijinhos :*

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!