[Resenha] O medo de Virgília - Rosa Mattos - Viaje na Leitura

18/05/2015

[Resenha] O medo de Virgília - Rosa Mattos


Sinopse - Cercada por pessoas desajustadas (psicopatas, neuróticas, depressivas, insanas, obsessivas, fóbicas e inescrupulosas), Virgília luta para manter sua sanidade mental. 
Dividida entre cuidar da própria vida e ajudar seus familiares que precisam dela financeiramente, muda-se de Cristal (pequena cidade gaúcha) e vai morar sozinha em Porto Alegre, num apartamento herdado pela mãe. Assim, poderá ficar mais perto de Marília, sua irmã mais nova, internada numa clínica depois de tentar matá-la, após sofrer um surto psicótico. 
Virgília começa a trabalhar como gerente de uma joalheria. Lá, ela conhece Alex, o entregador de joias e os dois se apaixonam. Em pouco tempo, serão envolvidos por um laço de amor que os manterá unidos, contra todas as adversidades. 
Além de ser um homem apaixonante, Alex possui um dom incomum, que o torna capaz de tirar vidas, ou salvá-las. E este seu dom, terá um papel importante para os rumos desta história. 
Uma trama onde o grande mistério é descobrir como Virgília conseguirá lidar com tantas situações difíceis que a cercam, sem enlouquecer. 

Em "O medo de Virgília" a autora Rosa Mattos decidiu abordar os medos de uma forma mais reflexiva. 
O livro é dividido em duas partes e os capítulos são narrados em primeira pessoa por Virgília e em terceira pessoa pelas perspectivas dos demais personagens.

O local: A história se passa em Porto Alegre, mas existe menção de outros lugares, como por exemplo, o Rio de Janeiro. Dois cenários são os pontos centrais do livro: o apartamento de Virgília e a joalheria onde ela trabalha.

Os personagens: O livro apresenta inúmeros personagens que vão tendo seu espaço na narração. 
Virgília tem 28 anos e lida com diversos medos, o maior deles é o de enlouquecer. Parece um pouco absurdo, mas ao conhecer a família da protagonista é possível compreender melhor o seu temor. Com um pai infiel, uma mãe que se faz de boba, uma irmã com sérios problemas emocionais e um irmão criminoso, manter a normalidade é complicado. Isso sem contar com os demais familiares, como tia e tio.
Os capítulos alternados contam um pouco da história de cada um desses personagens citados para fornecer um embasamento dos medos da jovem.

Alex Sampaio tem 29 anos e desde jovem convive com a brutalidade. Ele viu em primeira mão o assassinato de seu pai e o descaso das pessoas ao seu redor. Teve uma infância sofrida e carrega consigo uma grande mágoa contra as pessoas. Acontece que Alex é especial. Ele possui um dom que pode salvar ou colocar as pessoas em risco. Apesar do seu passado e de ter conseguido dar a volta por cima, ele possui um caráter duvidoso.

Enredo/ Trama/Narrativa e HistóriaVirgília, a protagonista, é uma jovem que está a procura de um emprego e candidata-se como gerência na Joalheria Luc Prado. Lá, além de conhecer a equipe com quem irá trabalhar, conhece Alex Sampaio, um homem de 29 anos de idade que trabalha nos serviços de entrega das jóias. 

Dessa forma, o caminho dos dois se cruzam e se apaixonam perdidamente. Apesar de não ser o foco principal da trama, o relacionamento entre os dois poderia ser um pouco mais desenvolvido. Sem muito contato um com o outro, eles se apaixonam em um curto período de tempo e a aceitação de Virgília sobre o dom de Alex e suas ações é praticamente imediata.

Como cada capítulo conta praticamente a história de vida de cada um dos personagens, a trama ficou um pouco superficial em alguns pontos. Talvez, eliminar algumas histórias, como da prima Celina, por exemplo, poderia dar espaço para focar-se em outros pontos.

A narrativa é concisa e direta. Não há muita enrolação nas descrições e na ambientação. A história em si é boa, mas precisa de certa lapidação.

A escrita da autora: A autora Rosa Mattos tem uma escrita envolvente e consegue criar um texto coeso e linear. Porém, a inserção de tantos personagens  secundários (Celina, Emiliano, Dora, Alan, Marília, Anne, Jéssica e tantos outros) faz com que o fluxo da leitura se alterne.

Revisão/ Diagramação/ Layout e Capa: Foi realizado um bom trabalho de revisão, porém foram encontrados erros, como por exemplo, na página 166. A construção de alguns parágrafos poderia ter sido realizada de forma diferente, para dar uma maior agilidade ao texto. A diagramação é simples, porém agradável. No início de cada capítulo existe uma rosa e a capa, apesar de ter flores no fundo e uma cor chamativa, poderia ter elementos que fornecessem alguma conexão com a obra.

O livro é um drama psicológico e aborda diversos temas envolvendo a família e os medos que cada um de nós temos em nosso interior.

Edição: 1 
Editora: Selo Jovem
ISBN: 9788566701265
Ano: 2014
Páginas: 200
Avaliação: 3/5
Skoob: clique aqui



9 comentários

  1. Oi, Carol!
    Apesar de ter achar a sinopse interessante junto com o dom do Alex, achei o romance do casal protagonista sem graça, sem emoção, sabe?! E não curto muito livros com muitos personagens secundários, penso que a história perde o foco de onde deveria permanecer...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. A capa do livro é bem chamativa, por conta desse tom de vermelho e preto! O que mais gostei de saber sobre o livro é que ele contém duas narrações e também por conter vários personagem, pois sempre é bom incrementar novos personagens para a história ficar ótima!

    ResponderExcluir
  3. Já tinha lido uma resenha sobre esse livro e após ler essa sua, fiquei ainda com mais vontade de comprar esse livro. Como adoro romances policiais, tenho certeza que irei adorar

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas fiquei curiosa pela história por causa desse medo de enlouquecer da protagonista!
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  5. Hello!
    Não conhecia o livro, mas pela sinopse não me interessei muito. E olha que gosto de romances. Mas alguma coisa me incomodou, acho que foi esses temas de loucuras, depressão... Nao gosto de ler.
    Mas boa resenha, deu pra dar uma ideia do livro.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Gostei do livro, o drama que ele tem de alguma forma me vez crer que a história pode ficar um pouco interessante. Aposto nele, espero ter a chance de ler, ele é bem pequeno, mas parece ter bastante conteudo que de alguma forma "meche" com o meu pensamento.

    ResponderExcluir
  7. Achei a capa linda, mas os problemas com os quais a personagem tem de lidar são tantos que pra mim a história se tornou pesada. Não é um tema que me agrade.

    ResponderExcluir
  8. hum bem interessante, livro nacional é tudo, gostei da resenha que por sinal é a primeira que eu leio do livro, a capa é bem bonita.

    ResponderExcluir
  9. Carol!
    Gosto dos dramas psicológicos e se forem bem desenvolvidos, ainda melhor.
    Li algumas boas resenhas, como a sua, sobre o livro e fiquei bem interessada.
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!