[Resenha] Quando eu me Perdi de Mim - Vanessa Amado - Viaje na Leitura

24/05/2015

[Resenha] Quando eu me Perdi de Mim - Vanessa Amado


Sinopse
Com 21 anos e vivendo dias aparentemente perfeitos, Emily, vê o seu castelo desabar diante do tão temido Transtorno do Pânico. Agora sua vida, antes tão independente, parece não pertencer mais a sua vontade e suas atitudes são ditadas pelo medo de ter medo. O relacionamento já conturbado com sua mãe, Anna, atinge o ápice revelando segredos que ela jamais poderia imaginar. Entre dois amores, e no meio desse vendaval que assolou sua vida e da sua família, Emily terá que reunir forças para descobrir não apenas o caminho de volta para si mesma, mas também entender o que se passa no seu coração. De uma forma romanceada, tendo um triângulo amoroso como pano de fundo, “Quando eu me perdi de mim” descreve os principais desafios de quem vê a sua vida e atitudes modificadas pelo medo de ter medo. A escrita do livro foi acompanhada por uma psicóloga que trabalha diretamente com Transtorno do Pânico, tornando todo processo pelo qual passa a personagem o mais verossímil possível.



Minha opinião

Quando eu me perdi de mim (207 páginas. Editora Baraúna. Maio, 2015) é um romance arrebatador que possui uma história de superação como pano de fundo.  

O leitor irá conhecer a história de Emily, que com apenas 21 anos tem sua vida transformada após um dia fatídico, um dia comum como tantos outros, mas para ela o pior da sua vida, o dia em que ela perdeu-se de si mesma.

Emily estava no cinema com André, seu namorado. Sua vida estava perfeita, tinha uma boa família, estudava o que gostava e tinha um namorado atencioso e dedicado que além de tudo era um futuro cardiologista. Mas, repentinamente ela se sentiu mal e a partir de então, as crises seriam frequentes e ela começaria a se perguntar o que teria, ela iria morrer? Teria um problema fisiológico? Por que se sentia tão mal?

Emily é a personagem perfeccionista neste romance, uma das características que é comum nas pessoas  com a Síndrome do Pânico. Sem a aceitação da mãe, sem o apoio do namorado, ela fica mais próxima de seus amigos, em especial de Antoniel, que pede para a mesma conversar com a irmã. Que aparentemente passou por algo semelhante.

- Ei, acredite em mim! Tudo na vida passa, e isso é que é maravilhoso, tudo tem seu ciclo, nenhum sofrimento é para sempre. " (pág. 58)

Um triângulo amoroso. Amor ou gratidão? Paixão ou dependência psicológica? Por que sua mãe não aceita sua doença? Estaria ela ficando louca? O que estaria passando em sua mente e coração?

André convence a mãe de Emily a levá-la a um Psiquiatra, pois é certo de que ela precisa de medicamentos que a ajudarão com os neurotransmissores. Antoniel e Ananda a indicam uma psicóloga, pois Ananda se curou e hoje vive bem. Sem saber ao certo o que fazer, Emily se vê em um filme, noites maldormidas, dias em que parece viver fora da realidade e ainda tendo que escolher a quem amar.

"Assim como você disse, acho muito triste, e por vezes desesperador, percebermos que não temos controle de nada e ao mesmo tempo nos darmos conta que somos tão pequenos diante da imensidão (...)" (pág. 59)

Quando eu me Perdi de Mim, é o primeiro livro que leio que mistura ficção com uma reflexão tão importante nos dias atuais, o leitor poderá se identificar com um ou mais personagens, aquele que possui o transtorno de ansiedade/pânico, aquele que convive com alguém que o possua ou até mesmo aquele que não acredita que esta doença realmente exista. É um livro interessante e que, com certeza ajudará a muitas pessoas a entenderem o que se passa em suas mentes em algum momento da vida ou até mesmo para auxiliar um amigo que precise.

A história foi escrita com o auxílio de uma psicóloga, o que tornou os sentimentos e emoções assim como a vivência da personagem mais realista. Quem possui a Síndrome com certeza se identificará com a precisão da autora em narrar os sentimentos de medo, tristeza, impotência, desânimo e baixa estima de Emily.

Além de tudo isso, o romance delineou com características leves e envolvente uma história de autoconhecimento, de superação e deixou ao final aquela interrogação. E se? 

Quem Emily escolherá? Poderá viver bem e sem sintomas ruins afinal? Podemos ter uma vida saudável e comum mesmo com o transtorno do pânico? Poderá ela se reencontrar?

 Você precisa ler o livro para saber! Recomendo muito!

Você poderá ADQUIRIR O LIVRO AQUI.


SOBRE A AUTORA


Vanessa Amado é baiana e tornou-se atriz teatral aos doze anos. Desde então, apaixonou-se por dramaturgia. Viciada em romances, começou a escrever pequenos textos na escola de teatro e alguns roteiros de web-série. Após trabalhar durante um ano no setor de Serviço Social de uma instituição e presenciar diariamente a intensidade do sofrimento psicológico, percebendo como a ansiedade pode limitar uma pessoa, resolveu se aprofundar no assunto e escrever seu primeiro romance, “Quando eu me perdi de mim”.


BOOK TRAILER



14 comentários

  1. Oi, Thaís!
    Achei interessante o livro abordar a Síndrome do pânico - uma doença difícil que você precisa de ajuda para superar, pois você não conseguirá sair dessa sozinha - , mas confesso que desanimei ao ler que havia um triângulo amoroso, detesto isso numa história e evito ler livros que o tenha.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. O livro é muito bom! A autora foi extremamente inteligente ao escrever a história desta jovem, envolvendo o leitor em toda narrativa! Me sentir parte da história, parte do cenário e apesar de nunca ter passado por essa situação, estudei sobre o transtorno e o seu tratamento. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), abordada no livro de fato é a mais indicada para esses casos uma vez que trabalha com identificação e resolução dos problemas trazidos direto ou indiretamente pelo paciente, é super eficaz e de curta duração exceto casos em que demande mais tempo de acompanhamento. O livro traz o dia a dia de uma moça responsável e feliz que fica totalmente perdida ao tentar realizar tarefas que antes fazia com a maior naturalidade. Perdida em todos os sentidos, ao mesmo tempo que a doença ocupa um lugar significante na vida de Emily, ela se ver sozinha, abandonada, ate que a luz no fim do túnel aparece... Indico a leitura e espero pelo próximo romance! Escritora muito sábia! Marilia

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do livro, principalmente por envolver perfeccionismo, o que pode acabar virando uma doença! Além da história em si, eu adorei saber que o livro passa para o leitor uma reflexão, pois é ótimo ler um livro que ele nos passem algo importante que pode conter na vida de todos!

    ResponderExcluir
  4. Particularmente, não gosto de histórias que tenham como pano de fundo doenças. Por mais que a história seja ótima, fica a tensão e a angustia. Acabei de ler um livro no estilo e chorei feito uma louca! E triângulos amorosos me incomodam muito... não consigo imaginar alguém gostar de duas pessoas e se envolver com essas pessoas ao mesmo tempo. Eu tava curtindo até chegar a esta parte.

    ResponderExcluir
  5. Recebi o livro ontem e não consegui parar de ler. Adorei a história, parecia sentir o mesmo da personagem. Não sabia que quem tinha pânico passava por isso. Adorei as sessões de terapia aprendi muito com elas...Mas sobre o final...Ainda to de boca aberta..será que saberemos ao certo num segundo livro?

    ResponderExcluir
  6. gostei do livro, nunca li nenhum que aborde esse tem e por isso fiquei interessada, gosto de livros que nos faz entender um pouco sobre determinados assuntos.

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fã de livros onde há triângulos amorosos poque, pelo menos eu, desde o início já consigo saber com qual personagem a protagonista vai ficar kkkk
    Mesmo assim, esse livro já entrou para minha listinha!! Sempre me interessei por livros com uma abordagem psicológica e esse parece ser ótimo!
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  8. Não sei muito o que dizer do livro, não costumo gostar de livros que incluem doenças e tal...Bom, acho que não leria ele mesmo tendo 5 estrelas.

    ResponderExcluir
  9. Hello!
    Lendo apenas a sinopse, confesso que nao tinha me interessado pela estória. Foi apenas depois de ler a resenha que vi que o livro poderia dar certo para mim. Acho que a autora ter abordados temas atuais vai nos ajudar a ter uma ligação maior com o livro.
    Conheci pessoas que passaram pela Síndrome do Pânico e não é algo fácil.
    Com certeza vou ler o livro, curiosa com essa obra.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Thaís!
    Gosto de livro que abordada os fatores psicológicos que levam a determinadas doenças e aqui parece que o embasamento foi completo porque uma psicóloga acompanhou toda formação do livro e mostra como deve a análise na protagonista.
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do livro, leitura muito boa, aprendi muito com ele....super indico!

    ResponderExcluir
  12. É horrível essa síndrome, sofremos demais e nem sempre temos alternativa, vou procurar o livro na minha cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.saraiva.com.br/quando-eu-me-perdi-de-mim-8888438.html

      Excluir
  13. Tenho síndrome do pânico, então achei muito legal a abordagem do livro, com sua resenha recomendando me interessei bastante :)

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!