[Resenha] O Ratinho do Violão - Marta Reis - Viaje na Leitura

15/07/2015

[Resenha] O Ratinho do Violão - Marta Reis


Sinopse
A gente fala búlin, mas a palavra é inglesa e até um pouco difícil de escrever: bullying. A história do Chiquinho é uma história de bullying, uma judiação que gente maldosa faz com os outros, com as crianças. O Chiquinho é um menino muito bacana, do bem, que toca violão como ninguém. O que importa se ele manca um pouquinho, né? Se você ficar um pouco triste de ver o menininho encolhidinho de tanta chateação dos amigos, vai ter uma surpresa lá no final do livro. E vai querer gritar: viva o nosso Chiquinho!

Minha opinião


O Ratinho do Violão é um livro destinado ao público infantojuvenil, eu recomendaria para as crianças entre 8 e 14 anos, mas acredito que a história deve ser contada para os menores e apreciada pelos maiores também.


A autora escreve de forma concisa e a narrativa é bem agradável. O tema abordado, bullying, ocorre constantemente nas escolas, nos grupos entre as crianças, onde elas vivem. Abordar de forma tocante e conscientizar esse público a crescer respeitando seus amigos e demais crianças, é o principal foco do livro e a autora faz de forma sábia e reflexiva nesta linda história de vida, a história de Chiquinho, um menino com limitações sim, mas que devia ser respeitado!

São 32 páginas ilustradas, por Thaís Linhares, impossível não se impressionar com tamanho capricho e interpretação dentro do contexto da história. Li para as crianças em casa e elas amaram, incrível como a autora conseguiu fazer com que seus pequenos leitores tenham compaixão e principalmente, entendam a importância de respeitar as diferenças. Muito fofo!

Recomendo a leitura para todas as idades e principalmente para trabalharem e conscientizarem, todos contra o bullying!


(Marta Reis - 2015 / 32 páginas - Geração Editorial)




Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!