O Preço de uma Lição - Federico Devito & Gutti Mendonça - Viaje na Leitura

27/09/2015

O Preço de uma Lição - Federico Devito & Gutti Mendonça


Sinopse: Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.







Nesse livro acompanhamos a vida de um jovem paulista que encontra um grande amor. Desde a primeira vez que coloca os olhos em Juliana, quis estar ao seu lado. Morando em outra cidade e com uma diferença de idade, isso poderia dar certo? Na vida todos pagamos pelas nossas escolhas e decisões, sejam corretas ou erradas e nessa história isso não é diferente...


“Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue.” 

Contado em primeira pessoa pelo protagonista que não possui nome, a história é praticamente sua biografia. Conhecemos amigos, familiares, amores, paixões, as pessoas que passaram na sua vida, e o seu amadurecimento – ou quase isso.

“Os meninos são, sim, capazes de amar” é o que está escrito na capa de trás do livro. A proposta um pouco diferente mostrando a perspectiva de um jovem em relação ao amor é interessante, mas os autores falharam na construção do personagem que se contradiz a todo momento, é superficial e vingativo.

A narrativa do livro é confusa em algumas partes, há muita informação desencontrada. E as coincidências? Muito exageradas. O narrador e seus três melhores amigos fazem aniversário no dia 21, assim como sua namorada e seu cachorro e a namorada de seu amigo. Além disso, existem 4 Marcelas na vida dele: Marcela, irmã de Melissa, Marcela Prado, Marcela Franz e Marcela Keller. Eu tive que anotar para conseguir distinguir quem era quem. Ficou muito confuso todas com o mesmo nome e não havia necessidade.

Também há muita repetição de situações vividas pelo protagonista ao longo da história e de fatos que a todo momento são lembrados. Esse recurso muitas vezes é utilizado para ajudar o leitor a fixar algo, mas no caso dessa história, achei desnecessário. E há até mesmo informações erradas, como uma cena de um filme descrita como sendo a final, mas que na verdade é a inicial.


Não consegui gostar do protagonista, não seria alguém que eu teria como namorado ou amigo. Ele só se mostra preocupado com aparências - uma personalidade legal era apenas um bônus. Seus pensamentos são infantis e muitas vezes desagradáveis. 

Sempre me encantei pela capa desse livro, todos os elementos, as cores... Ele veio junto com um colar aliança muito fofo que eu já usei algumas vezes. Mas infelizmente a história não me agradou de forma nenhuma. Faltou pesquisa, elaborar melhor personagens, coerência. 

No final existe até fato, algo que pode até mesmo transformar alguns defeitos que apontei como feitos propositalmente pelos autores, mas que mesmo assim,  não me deixaria menos incomodada com a leitura.


Edição: 1
Editora: Novo Conceito Jovem
ISBN: 978-85-63219-66-4
Ano: 2011
Páginas: 378
Avaliação: 1/5

Um comentário

  1. Oi, Andressa!
    Confesso que a trama de O preço de uma Lição não me interessou, não curto narração em primeira pessoa ainda por cima confusa em algumas partes, sem falar que a existência de 4 Marcelas deixa qualquer um confuso, e depois da descrição que você fez sobre o protagonista não tenho dúvida que esse livro não é pra mim.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!