[Resenha] Alif, O Invisível - G. Willow Wilson - Viaje na Leitura

18/09/2015

[Resenha] Alif, O Invisível - G. Willow Wilson


SinopseAutora de graphic novels aclamadas e criadora da primeira heroína muçulmana dos quadrinhos, pela Marvel Comics, além do livro de memórias A leitora do Alcorão, a norte-americana convertida ao islamismo G. Willow Wilson dá vida a um jovem hacker vivendo num estado de exceção no Oriente Médio em seu premiado romance de estreia, Alif, o invisível. Primeiro lançamento de 2015 do selo Fantástica Rocco, o livro conquistou o World Fantasy Award e rendeu à autora comparações com escritores como Philip Pullman, Neil Gaiman e J.K. Rowling. Na trama, teologia islâmica, vigilância eletrônica e os acontecimentos da Primavera Árabe se mesclam para tecer uma rica narrativa, na qual o cotidiano colide com o fantástico e o mundo físico com o digital.



Alif é o nome de um talentoso hacker na web, que tem uma longa lista de clientes que ele mantêm a salvo da "Mão". A Mão é um órgão do governo que tem como objetivo censurar e controlar a população. 

Só que a Mão utiliza todos os meios possíveis para encontrar Alif, inclusive Intisar. Intisar é a garota que Alif conhece pela internet e se apaixona, mas não faz ideia de que ela está prometida a alguém importante da Mão. Quando desiludido, Alif tenta excluir Intisar de sua vida cibernética e é quando as coisas começam a dar errado. 

Ele precisa fugir, mas agora não é só no meio cibernético, sua identidade é comprometida e as pessoas de quem ele gosta, como Dina, sua amiga de infância também estão em perigo. Juntos, Alif e Dina irão fugir e se deparar com uma grande aventura. 

O interessante da escrita da autora é que, apesar da premissa simples, existe um grande discurso político por trás de sua obra. As críticas foram construídas de formas sutis, mas deixam claras sua posição e sua visão.

Não é uma história simples e de fácil compreensão, pois tem muitas alegorias presentes. Personagens que personificam "monstros" com suas deformações mas que representam instituições arcaicas e defeituosas; o comportamento dos personagens, que alternam entre a luta pelo idealismo e a realidade e muito mais.

"Alif se aproximou um pouco da tenda como se abordasse uma bomba não detonada. Pensou ter visto movimento dentro dela. Semicerrou os olhos: a sombra de um animal de quatro patas, talvez um cachorro grande, moveu-se contra a barreira de tecido." (p. 81)

A sua complexidade se iguala na construção dos personagens. Alif não é o herói perfeito, suas ações se perdem na ingenuidade do mundo real e com a tomada de decisões ruins. Sua visão cibernética idealística também é nublada por um ou outro fato.

A trama não gira em torno apenas desse dois personagens. Vikram é um personagem que surpreende aos leitores e a cada página avançada, comprovamos sua complexidade e inteligência. 

Temos várias histórias sendo contadas, como lendas, contos ou estórias, reforçando uma ou outra lição aprendida em "Alif, o invisível". Uma obra diferente, interessante e totalmente inesquecível.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho excepcional.

" - Viva a vida como se fosse uma aventura." (p. 71)

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788568263068
Ano: 2015
Páginas: 352
Skoob: aqui
Avaliação: 5/5




6 comentários

  1. Oi, Carol!
    Apesar de ter achado a premissa interessante, "Alif, o invisível" não é um livro que eu leiria ou curto, gosto mas de romances mais simples, sem discursos político por trás da história.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, tudo bem?
      É um livro bem complexo e interessante, mas vi que alguns leitores o acham denso demais.
      Bjkas

      Excluir
  2. Gostei do livro, apesar de não ser muito fã desse tipo de história, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser bem diferente mesmo.
    Uma leitura bem complexa. Como no momento estou querendo leituras mais leves, o livro não me interessou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karoline, tudo bem?
      Concordo com você é diferente, é complexa e também é denso. Precisa estar com a cabeça tranquila para realizar a leitura.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!