[Resenha] Eu Fico Loko – Christian Figueiredo de Caldas - Viaje na Leitura

12/09/2015

[Resenha] Eu Fico Loko – Christian Figueiredo de Caldas



Sinopse: Ele só precisou de uma câmera, muita criatividade e um pouco de coragem para criar um dos vlogs mais acessados do YouTube. O EU FICO LOKO é recordista absoluto de views e inscrições, com mais de 1 milhão e 500 mil assinantes. Para os entendedores, o Christian hoje é um vlogger e um youtuber dos mais bombados. Mas na verdade ele é apenas um cara que gosta de escrever e que transformou o papel em vídeo.
Todos os dias, milhões de jovens procuram pelo Christian em suas redes sociais para saber o que ele está pensando. O porquê desse sucesso fora do normal você vai descobrir neste livro.


Atualmente é inegável o sucesso que algumas pessoas alcançaram fazendo vídeos para o youtube. Você já deve conhecer ou ter ouvido falar do PC Siqueira, Felipe Neto, Kéfera, Luba, Guaxinim, entre outros. Eu acompanho muitos, mas fui conhecer o canal do Christian pela minha irmã que é muito fã.


“Nesse livro tem um pouco de tudo: coisas que aconteceram na minha infância, nas viagens que eu fiz, o que eu acho da minha família. A duuuuura fase da adolescência. Situações constrangedoras para todos os gostos. Tudo verdade (ou verdadeiramente inventado por mim). O resto você vai ter que ler para saber.”


‘Eu Fico Loko’ é uma autobiografia de Christian, um jovem de 21 anos com histórias como a busca do primeiro beijo, as confusões com os amigos, a tentativa de ser ator. Ele é curto, possui 160 páginas e entre o texto há fotos, desenhos, letras maiores em algumas partes, além de outros recursos gráficos, então a leitura foi bem rápida. A capa é bem colorida e achei criativa, chama a atenção. 

Só que algumas coisas me incomodaram. A ordem das histórias não segue uma linha cronológica e eu não sentia uma ligação entre elas, o que fez falta para mim. Ele também é repetitivo em algumas partes, mas gostei da maneira como ele dialoga com o leitor. No final eu fiquei com a sensação de que o livro é na verdade um vídeo e até conseguia imaginar ele contando essas histórias enquanto lia.

Christian também aponta no decorrer do livro alguns erros que cometeu e até aconselha o leitor em algumas situações, como não usar a bebida para ser aceito em um grupo, tomar cuidado com o que você diz de outra pessoa e etc, mas devo dizer que torci um pouco o nariz com algumas opiniões dele e sua generalização: “todo garoto faz isso, toda garota faz aquilo”.

Nesse mês a continuação foi lançada e pretendo dar mais uma chance para ele. E você que acompanha o Christian, ou ficou curioso com o livro, fique de olho aqui no blog \o/



6 comentários

  1. Não gosto muito desse tipo de livro... geralmente odiava quando tinha que ler isso na escola. Agora estou vendo todo muitos jovens com esse livros, sinceramente concordo com a súa nota 2 estrelas ainda é muito. Acho esses livros muitos chatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno! Obrigada pela visita. Eu até gosto desses livros mais leves, com histórias autobiográficas, mas nesse caso o formato não me agradou. Te confesso que até dei uma risada em uma hora ou outra e gostei de uma história - por isso as duas estrelas. Bjs.

      Excluir
  2. Oi, Andressa.
    O livro deve até ser interessante para adolescentes, mas não tenho a menor vontade de ler um livro assim! Nem sei quem é o fulano e nem o que ele já fez na vida!! rs...
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Realmente os adolescentes estão viciados nesses livros, mas realmente não me agradou. Beijos =D

      Excluir
  3. Oi, Andressa!
    Não sou frequentadora de canais do youtube por isso só vim ouvir falar do canal do Christian só depois do lançamento desse livro, e confesso que esse livro não faz meu estilo de leitura, sem falar que não curto autobiografia. Mas acabei ganhando Eu fico Loko então vou dá uma chance ao livro, se eu gostar pretendo ler sua continuação.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro e não gostei.
    Sério, é bem fraco e são poucas as histórias que acrescentam algo ou que ao menos são engraçadas. Achei tudo forçado demais e realmente não indicaria o livro. E uma coisa bem chata é que 80% das histórias são do mesmo tema.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!