[Resenha] Hugo & Rose – Bridget Foley - Viaje na Leitura

04/11/2015

[Resenha] Hugo & Rose – Bridget Foley


Sinopse:
Rose está na meia-idade e tem tudo que poderia desejar: três filhos lindos, um marido bem-sucedido e carinhoso, uma linda casa nos subúrbios do Colorado. Ela entende que sua vida é boa invejável, até! , mas ainda assim está infeliz com a rotina de dona de casa. Nada parece cem por cento: apesar de amar o marido, não consegue mais ver o próprio corpo como desejável; seus filhos são uma fonte de alegria inesgotável, exceto quando Rose sente que seria capaz de matá-los só por um pouquinho de paz e silêncio.Por outro lado, ela sempre pode contar com seus sonhos para se alegrar. Desde os dez anos, quando ficou em coma por uma semana, todas as noites sonha com um rapaz chamado Hugo. Os dois cresceram naquele mundo onírico e, juntos, exploram uma ilha deserta com praias paradisíacas de areias brilhantes e conchas feitas de açúcar.Ela sabe que seus sonhos são bobos, mas tudo muda quando, um dia, Rose esbarra com Hugo na vida real. Face a face com o homem de seus sonhos, ela precisa entender essa conexão fantástica e sente-se tentada a conhecê-lo de verdade. Mas será que tudo será como nos sonhos?
 Minha Opinião:

Hugo e Rose é um romance de aventura e fantasia. Envolvente e misterioso.

Iniciamos a leitura conhecendo Rose, ela não sabe informar ao leitor como era sua vida antes de Hugo, ela cresceu enevoada por ele, e então, jovem ainda casou-se com Josh, teve três lindos filhos e tornou-se mãe em tempo integral. Josh vivia mais no hospital, trabalhando e realizando cirurgias, ela ficava cuidando da casa, dos filhos e de entupir-se de gulodices. Já havia passado da época em que suas perguntas eram “quando vou me casar?”, “quantos filhos terei?” e vivia na idade em que seus temores eram outros. Mas, e Hugo?

"Que importância tem os sonhos?"

Rose tinha seis anos quando conheceu Hugo pela primeira vez. Ela estava andando de bicicleta, sua última recordação era o pai desesperado tentando reanimá-la antes dela perder a consciência.
Então ela acordou, estava em uma ilha fantástica, Hugo era um garoto lindo e disse que a estava esperando por muito tempo, eles viveram dias incríveis. A maior preocupação deles era salvar as pessoas da Cidade do Castelo, porque aparentemente somente eles estavam fora.

Já era hora de você aparecer por aqui.
A praia tinha cheiro de caramelo. E o garoto também. Rose estava confusa.
Aqui onde?
Sei lá. Aqui. Aqui é aqui, acho. É onde estive esperando por você.”

Então ela acordou. Ficara desacordada por cinco dias. Os médicos estavam felizes, seus pais radiantes e ela chorava por Hugo. Será que nunca mais o veria?
Ela começou a partir desse episódio a vê-lo todas as noites. Estava adulta, casada, seus filhos eram perfeitos e ela só lhes falava de Hugo, com quem vivia as maiores aventuras da sua vida.
Mas, até que ponto os limites da inconsciência podem ultrapassar o da consciência? E se sua vida for patética e desprovida de emoção? E se?

“Para Rose, todos eram sonhadores.
Podia imaginá-los seguindo, durante o dia, o caminho que os levaria para suas camas. E todos se rendendo sem ter consciência disso.
Uma nação de protagonistas inconscientes.
Para Rose, havia uma proporção igual de coragem e covardia entre essa gente comum. Todos tinham a própria cota de pequenas vitórias e derrotas no dia a dia.”

Durante toda a leitura, fiquei refletindo sobre os questionamentos de Rose, porque apesar do livro possuir os dois como protagonista, é da visão dela que temos a maior parte da história. Queria saber o que Hugo pensava antes do primeiro encontro, quis entender porque a fantasia idealiza situações que fogem da compreensão humana, e é claro, o livro atingiu seu objetivo, entreteu-me e convenceu-me de que, nós somos meros personagens da nossa mente enquanto estamos inconscientes ou dormindo, acredito que Freud teria se divertido com os protagonistas idealizados por Bridget Foley.

Mas e Josh, esposo de Rose? O que ele, Isaac, Adam e Penny seus filhos pensam da mãe e seu Hugo?

"Rose e Hugo. Partículas binárias. Os dois unidos por algum acidente no universo que fez com que as suas mentes atuassem em positivo/negativo em estado de sono. Os íons do cérebro de ambos acendendo e apagando como vaga-lumes num campo escuro. Seus corpos, com um brilho elétrico, indicando para o outro: 'Estou aqui. Estou aqui. Estou aqui.'"

A narrativa de Hugo e Rose é concisa, apesar do livro compreender e envolver os mistérios dos sonhos e da influência dos mesmos em nossa realidade, o leitor consegue ficar totalmente absorto na trama, que não é complexa e sim, inteligente e instigante. É quase um romance transformando-se em um thriller psicológico.

"Duas mentes sonhando, perdidas no medo, náufragas na praia de uma terra de faz de conta. Os sonhos de crianças aterrorizadas em busca de consolo."

Sem dúvida alguma, Hugo e Rose é um dos melhores livros que li neste ano. Para os leitores ávidos por tramas inteligentes é uma leitura que recomendo muito. Não vou falar sobre o clímax e nem o desfecho, vocês precisam ler!

" — Talvez os sonhos sejam isso. Talvez as pessoas que vemos nos sonhos sejam gente de verdade, que tem algo a nos ensinar, que pode nos ajudar de um jeito ou de outro. Mas todos acordamos dos sonhos. Em princípio, eles estão aí para nos ajudar a levar a vida e não para nos impedir de vivê-la."

Aliás, a Editora Agir caprichou na diagramação, na capa e na aquisição deste título, como fui presenteada por ela com dois exemplares, um irei sortear para vocês que acompanham o Viaje na Leitura.

Ficha do Livro:
  • Categoria:  Romance.
  • Editora:  AGIR
  • Disponível para compra em: Cultura | Saraiva | Submarino
  • Idioma:  PORTUGUÊS
  • Ano de Edição: 2015
  • Ano:  2015 
  • Páginas: 368
  • ISBN:  9788522031610



3 comentários

  1. Oi, Thaís.
    Eu vi a capa desse livro e achei linda! Fiquei curiosa!
    Só faltava mesmo ler uma resenha para decidir se quero ler ou não!
    Problema resolvido! Vai para a lista de compras da Black Friday! rs...
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Thaís!
    Livros inteligentes e que nos causam entretenimento são sempre uma benção para leitura.
    E gostei de ver que aborda um lado psicológico da protagonista, livros assim, me atraem muito.
    Fiquei mesmo instigada para ler.
    “Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que, embora tenha achado a capa um tanto estranha(uma paisagem linda, mas um casal "cansado") por assim dizer. A estória me pareceu interessante e meticulosa. Sem comentar que logo abaixo do titulo vem escrito algo que sempre me pergunto... o que aconteceria se meus sonhos se tornassem real? Achei profundo e enigmático. Gostei de sua Resenha e estou ansiosa para viajar nos sonhos de alguém.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!