[Dica] Como escrever uma resenha de livro - Viaje na Leitura

17/12/2015

[Dica] Como escrever uma resenha de livro


Olá leitores,

Estava conversando com uma amiga, quando ela me perguntou: "Como escrever uma resenha de um livro?" A primeira coisa que pensei antes de respondê-la foi em escrever um post sobre isso aqui no Viaje na Leitura. Muitos leitores têm dúvida, não sabem por onde começar, o que escrever, o que não escrever, o que é permitido e o que não é, entre outros pontos importantes que direi informalmente nesta postagem.
Importante: Academicamente uma resenha deve conter: apresentação, descrição, avaliação e recomendação.
1 - Apresente o livro ao leitor 

Inicie a resenha apresentando ao leitor a obra que será resenhada. Aqui não é obrigatório você colocar a sinopse, eu particularmente gosto de colocar, pois ela é a apresentação do autor da obra ao público-alvo, ou seja, ela por si só começa a apresentar o livro. Você pode também informar o tópico geral do livro, tema, dar referências sobre o autor, fazer generalizações em geral.


2 - Descreva o livro
Você pode dar agora uma ideia geral do que os leitores poderão encontrar no livro, dar uma ideia geral da organização do livro, como ele foi dividido, o que encontraremos em determinado capítulo.

3- Avalie o livro
Realce pontos específicos, além de informar, o resenhista tem por objetivo externar sua opinião sobre a obra, recomendá-la – ou não – para seu leitor, ele deve utilizar argumentos que comprovem seu ponto de vista e justifiquem a indicação positiva ou negativa.

4 - Recomende ou não o livro
A última parte da resenha é muito importante, aqui você irá recomendar o livro aos seus leitores enalteça os pontos positivos, se necessário os negativos, diga também porque você recomenda a obra apesar dos pontos negativos. Desqualifique o livro criticamente, não adianta você escrever uma resenha e no final dizer "recomendo", "não presta" ou "uma merda". Saiba que ao escrever uma resenha, o resenhista retém total autonomia sobre o que escreve, no entanto, é importante compreender que ao avaliar um livro, você deve estar atento as normas cultas da Língua, escrever com respeitabilidade.

Portanto, o resenhista deve empreender uma leitura atenta da obra que se propôs resenhar, observar as ideias nela veiculadas assim como a estrutura que as enforma. Além disso, é preciso que ele o resenhista tenha conhecimento preliminar acerca das linhas gerais do tema tratado (ficção? fantasia? chick-lit?). Essas providências se fazem necessárias tanto na leitura propriamente dita quanto ao posicionamento que o resenhista assumirá no comentário, na avaliação e na recomendação da obra.
Relacionarei abaixo, mais algumas dicas:

  • Faça anotações durante a leitura
É de extrema importância fazer anotações enquanto realiza a leitura de um livro, você pode usar tags, post-its ou notas autoadesivas, não importa a capacidade de memória que você possua, sempre esqueceremos de mencionar um ou outro detalhe importante quando não fazemos anotações. Academicamente essa técnica é intitulada como marginália, onde o leitor vai anotando, no próprio texto as palavras, as frases que julga interessante ao longo da leitura, isso facilita a localização posterior de suas anotações, no entanto, recomendo utilizar notas autoadesivas, para que seu livro fique intacto e preservado. Nossas anotações podem ser feitas, também, por meio de frases-resumo, nas quais procuramos registrar as ideias-chave do texto em uma folha ou caderno à parte para depois transcrevermos ou utilizarmos em nossa resenha.

  • Anote seus quotes preferidos
Além das anotações, vale marcar também seus quotes e trechos favoritos, eles podem ser citados em sua resenha e dão maior credibilidade para ela. Eles enfeitam a resenha, estimulam o leitor através da sua citação a compreender o que poderão encontrar durante a leitura.

"Toda vez que você se encontrar do lado da maioria, é hora de parar e refletir." (Mark Twain)

  • Atente-se as Normas padrões da Língua Portuguesa
 É de suma importância escrever bem, observe se a sua resenha está de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa. Seu texto precisa estar agradável para a leitura do público em geral, observe se existe coesão, coerência, fluência, grafia correta, se o seu texto não possui erros ortográficos entre outras informações importantes.


  •  Cuidado com "spoilers"

Spoiler origina do verbo spoil, que significa estragar, é um termo de origem inglesa. Spoiler é quando alguma fonte de informação revela informações sobre o conteúdo de algum livro, ou filme, sem que a pessoa tenha visto.
O spoiler é uma espécie de estraga-prazeres, pois ele é aquele indivíduo que conta os finais, ou o que vai ocorrer com determinado personagem em filmes, séries, livros, sem saber se a outra pessoa realmente quer saber. Fonte

  • Opinião crítica

Você é o autor daquilo que escreve, mas, direta ou indiretamente somos influenciados pela leitura de uma obra. Jamais utilize trechos de outros resenhistas sem autorização dos mesmos, plágio é crime. Referencie devidamente, dê os devidos créditos se necessário. O mais importante da resenha, além de um texto bem elaborado, é a sua opinião. Como disse lá em cima,  essa postagem reúne meus conhecimentos e tudo que aprendi, mas ainda assim, é informal. Escrevi este post para auxiliar e ajudar aqueles que querem aprender como escrever uma resenha. A sua opinião sobre aquilo que leu é importante, mas saiba transcrevê-la com propriedade e autonomia, sem usar vocabulários inapropriados e ofensivos. A leitura constrói um elevado espírito crítico e observador. Seja sábio.


"O mais difícil não é escrever muito: é dizer tudo, escrevendo pouco." (Júlio Dantas)


Espero que tenham gostado! Se quiserem sugerir ou solicitar algum conteúdo, não hesitem em comentar!



9 comentários

  1. Olá, bem legal esse post. Quando ensino resenha para meus alunos eu sigo mais ou menos essa mesma sequência.
    Só uma dica: no texto você diz "norma culta" da língua portuguesa, mas o correto é "norma padrão", ok? ;)

    Beijinhos ^^
    leiturasegatices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena,

      Que bom que curtiu o post!
      Obrigada por me fazer atentar a essa dica, corrigido e alterado na postagem <3

      Volte sempre!

      Beijos!

      Excluir
  2. oi flor, acho interessante postar essas dicas pra que quem escreve resenhas esteja sempre melhorando a qualidade do texto e para quem quer começar um blog ter noção do que implica ler e resenhar

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thaís.
    Gostei bastante da sua postagem de hoje.
    Algumas pessoas me perguntam também como consigo resenhar um livro e eu sempre respondo: não faço resenhas técnicas!! rs... Não consigo seguir esses padrões e gosto mais de uma estrutura diferente. Para mim funciona melhor!! kkkk
    Mas acho que o mais importante é que uma boa resenha deve ter um pouco da personalidade de quem a escreve, para que o leitor tenha com o que se identificar!! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,

      Isso eu não mencionei e é muito importante: a resenha deve conter a personalidade de quem a escreve.

      Obrigada por acrescentar com a sua opinião!

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Thaís.

    Faz tempo que não comento por aqui, mas não podia deixar de expor minha opinião. Muitos leitores me perguntam a respeito e sempre dou essas dicas.

    São poucos os blogs que acompanho atualmente, mas tem sido cada vez mais raro por causa do meu trabalho.

    Independente de uma resenha ser técnica ou não, hoje em dia é imprescindível ter um bom português, o que, infelizmente, está cada vez mais difícil.

    Adorei sua dica, e que todos possam se espelhar nela.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,

      Sei como é difícil ter tempo em meio a tanto trabalho. Obrigada por comentar, e como você disse, independente da resenha ser técnica ou não, ela precisa ser bem escrita.

      Beijos!

      Excluir
  5. eu sigo quase isso, só que ponho os personagens(como eles são, quem e o que fazem)... como acabei de começar um blog isto me ajudou!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!