[Resenha] Minha Vida Mora ao Lado - Huntley Fitzpatrick - Viaje na Leitura

25/12/2015

[Resenha] Minha Vida Mora ao Lado - Huntley Fitzpatrick


Sinopse - “Minha mãe nunca ficou sabendo de uma coisa, algo que ela reprovaria radicalmente: eu observava os Garrett. O tempo todo.”
Os Garrett são tudo que os Reed não são. Barulhentos, caóticos e afetuosos. São de verdade. E, todos os dias, de seu cantinho no telhado, Samantha sonha ser uma deles, ser da família. Até que, numa noite de verão, Jase Garrett vai até lá e...
Quanto mais os adolescentes se aproximam, mais real esse amor genuíno vai se tornando. Contudo, precisam aprender a lidar com as estranhezas e maravilhas do primeiro amor. A família de Jase acolhe Samantha, apesar dela ter que esconder o namorado da própria mãe. Até que algo terrível acontece, o mundo de Samantha desmorona e ela é repentinamente forçada a tomar uma decisão quase impossível, porém definitiva. A qual família recorrer? Ou, quem sabe, Sam já é madura o bastante para assumir suas próprias escolhas? Será que está pronta para abraçar a vida e encarar desafios?
Quem você estaria disposto a sacrificar pela coisa certa a se fazer? O que você estaria disposto a sacrificar pela verdade?

A história é narrada em primeira pessoa pela Samantha. Conforme a sinopse explica, a trama inicialmente gira ao redor da fascinação de Samantha pelos seus novos vizinhos, os Garrett.
Enquanto Sam vive em uma casa silenciosa e excessivamente limpa e organizada, os Garrett vivem em eterna bagunça. A começar pelas inúmeras crianças que perambulam na casa, com idades próximas ou o quintal bagunçado, cheio de brinquedos e os risos e discussões. Todo esse universo desperta um fascínio em Sam, que espia por anos a fio essa família e em alguns momentos, se imagina fazendo parte dela. 
Anos se passam e Sam continua sua observação. A sua mãe, que nunca foi exatamente carinhosa, começa a trilhar seu próprio caminho na política, deixando a jovem cada vez mais sozinha. Sua irmã mais velha Tracy está mais preocupada com a própria vida e em ser "rebelde" e até mesmo a melhor amiga de Samantha, a Nan, é tão focada em si mesma que não dá espaço para a jovem desabafar.
Tudo muda quando um dia Samantha é flagrada por Jase Garrett e começa a interagir com essa enorme família. Jase é o tipo de cara certinho, que ama sua família e detesta os comentários malvados que a cidadezinha faz de sua família. É inteligente, perceptivo e muito, muito carismático. Os dois começam uma linda amizade que acaba levando Samantha até a casa dos Garrett, deixando-a ainda mais apaixonada por essa família.
Algo que fica bem claro durante a leitura é que os Garrett não são perfeitos: são muitos filhos, a casa está sempre um caos e financeiramente não é fácil, porém o que existe de sobra na família é o amor. E para Samantha isso é simplesmente maravilhoso. Sua própria família consiste em três estranhas ocupando o mesmo teto e que dificilmente sentam-se juntas e conversam de verdade.
A trama é muito bem desenvolvida e vai gradualmente amadurecendo os sentimentos dos personagens, principalmente o relacionamento entre Samantha e Jase. A protagonista precisa de um bom amigo e Jase se torna o que ela precisa. Com o tempo os dois começam a enxergar que existe algo mais, mas nada na trama é apressado, o que faz com que o leitor curta o relacionamento.
Como se pode esperar, existe um determinado acontecimento que fará com que Samantha precise se posicionar e defender aquilo que acredita. É interessante observar que a obra possui vários desses pequenos momentos que trazem grande impacto na vida dos outros, como por exemplo, o que acontece com o Tim e a Nan.
São essas lições de vida, junto com o sentimento de amor que vai sendo despertado na protagonista que torna a obra tão real e inesquecível. Esses pequenos momentos que são preciosos mas que geralmente não damos valor.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora realizou um ótimo trabalho. 

ISBN-13: 9788565859707
ISBN-10: 8565859703
Ano: 2015 
Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Valentina
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 4/5



Um comentário

  1. Oi, Carol.
    Quase comprei esse livro na Festa do Livro da USP, mas acabei optando pelo Obsidiana. Agora fico pensando se deveria ter comprado os dois...
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!