[Resenha] Vida e Sentido - Joaquim Barros - Viaje na Leitura

16/01/2016

[Resenha] Vida e Sentido - Joaquim Barros



Sinopse
Vida e Sentido, livro de poesias, é fruto de 18 meses de dedicação para proporcionar ao leitor uma “viagem” mágica que flutua do abstrato ao concreto e do real ao surreal. Apesar das flutuações entre contraditórios, as poesias buscam tratar de temas que marcam as inquietudes humanas, compreender o significado delas e propor reflexões e sentimentos.



ONDE COMPRAR?
Editora Multifoco | Livraria Cultura | Direto com o autor



Minha Opinião

O livro Vida e Sentido do autor nacional Joaquim Barros, reúne 26 poesias que nos levam a refletir sobre as nossas inquietudes e produz diversas emoções.

"E o sentido da vida
Volta e meia alguém explica
Volta e meia alguém confunde
Sensações sei que são vividas
Para delas nos esquecermos no fim dos dias?
Sentindo medo de que não haja esquecimento
Com o intempestivo tempo me aqueço
Sonhando divergente
Como um ser intransigente
Para que tudo seja diferente."

Joaquim Barros conduz o leitor a um espiral de sensações, ao ler os poemas de uma só vez ou apreciando aos poucos, independente da forma de leitura, o livro desperta sentimentos sobre a existência, sua brevidade, indeléveis sentimentos, fé e desesperança, um livro sobre a humanidade para a humanidade. Nessa intertextualidade, as ideias tomam forma em palavras lindas e emocionantes.

"O fim não existe
Dentro de mim
Tenho tanto sentimento assim
Que de tudo, ainda que algo triste
A senda infinita
Fez-me um homem mirim."


Podemos notar também, em sua poesia moderna, traços de sua vivência, perspectivas quanto a finitude e assim, somos levados a uma turbilhão de emoções. Algumas poesias me encantaram mais, outras tem seu brilho, mas como toda obra literária alguns trechos marcam mais do que outros.

A narrativa é coerente e concisa. O vocabulário é intelecto e atraente, impossível não se deixar envolver pelas palavras bem estruturadas e eloquentes.

Porém, o livro é muito curto, infelizmente termina rápido demais, ainda assim, proporciona uma leitura agradável e prazerosa. Recomendo a leitura para todos os leitores!





O Autor
Joaquim Barros nasceu e vive na cidade do Rio de Janeiro. Durante 30 anos foi funcionário do Banco do Brasil, graduado em Marketing Estratégico, pós-graduado em Gestão de Marketing e pós-graduado em Finanças,
Autor do Livro Sensações Despertadas, seu primeiro livro de poesias, publicado no ano de 2013 pela Editora All Print de São Paulo.
O autor é membro nº 4308 da União Brasileira de Escritores - UBE.





Entre em contato com o autor:


22 comentários

  1. Gente, adoro poesias.
    Não conhecia esse autor, mas amei a sensibilidade de suas rimas e versos.
    Adorei o primeiro poema. Realmente tentamos explicar, mas acho que possui um significado próprio para cada um.
    Ótima dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Olá ^^
    Então não sou uma grande apreciadora de poesia, eu gosto de alguns tipos como a poesia épica como as de Homero, e alguns Haikai, mas na maioria eu acabo não compreendendo a totalidade do que é dito, e acabo frustrada.
    Eu acho muito legal as pessoas que não só leem ou compreende a mensagem da poesia, mas que Sente a poesia, e acho que esse é meu problema eu não Sinto a poesia.
    Vou torcer muito pelo autor.
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?

    Amo poesias e amei os quotes que você separou. Eu não conhecia o autor, mas fiquei curiosa para conhecer o livro na íntegra.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amo poesias e posso passar horas caçando por poemas na internet, mas já tem um tempo que não leio um livro com poesias e lendo seu post, me deu uma vontade de ter este livro nas minhas mãos. Geralmente, o único defeito que um livro deste tem, é com certeza ser curto, como você mencionou. Quero poder conferir em breve!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Tha, eu não sou muiiiito de poemas e poesias. Gosto, mas não tenho costume de ler muitos.
    Não conhecia o autor e eu achei muito legal a escrita dele, uma pena que acabou tão rápido assim :( Quando o livro é bom sempre queremos mais.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu amo poesia e é tão bom ler livros que nos fazem refletir!!
    Não conhecia o autor, mas fiquei com vontade conhecer sua obra e passar por todos esses sentimentos.
    Os quotes separados foram perfeitos..
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  7. Olha eu não conhecia a obra desse autor, mas eu gostei bastante desses poeminhas que tu colocou na postagem. Antigamente, quando eu era mais nova adorava ler, escrever cartinhas de amor com poesias sabe? rs...Mas depois foi passando o tempo eu deixei de ler. Eu até ganhei um livro do meu terapeuta de POESIAS da autoria dele e estou gostando. Mas lendo aos pouquinhos sabe? Espero poder ter a chance de ler esse livro também, mas eu pretendo ler sem ter que resenhar, porque falar de poema em resenha é bem complicado de se expressar.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/voce-sabe-o-que-e-amar-6.html

    ResponderExcluir
  8. Que bela resenha! Acho que você, de modo conciso, apresentou a obra muito bem. Fiquei curiosa para conhecer o talento do autor, porque aprecio poesias assim... que nos deixam desejando ler mais e mais. Gosto de poesias inteligentes e sensíveis, que captam a realidade e a transformam por meio dos seus versos. Enfim, anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OLá!!!
    Não curto muito livros de poesia não,pra quem gosta é uma ótima pedida :)
    Não conhecia o autor e mesmo não gostando do gênero até que curti esses poeminhas que vc cito na resenha!!
    Achei essa capa bem cara de "discoteca dos anos 80" =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-seguinte.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Thais, adoro poesia.
    Ainda não conhecia o autor e nem tinha ouvido falar da obra.
    Mas, curti muito a sua resenha e adorei os trechos que você selecionou, poesia é uma arte para poucos, geralmente vejo as pessoas julgarem demais, sem nem se darem ao trabalho de estudarem mais sobre esse gênero que é tão rico.
    Parabéns por valoriza-lo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. É raro eu ler resenhas de livros de poesia nos blogs, por isso me surpreendi bastante quando vi que esse livro era com poesias. Eu adoro ler este tipo de leitura, calmamente, absorvendo tudo aos poucos. Adorei saber sobre Vida e sentido, com certeza lerei quando tiver oportunidade.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas fico feliz que você tenha gostado dele. Não sei se o leria, não gosto muito de livros de poesias e poemas, então provavelmente não *-* Mas para quem curte poesias é uma ótima dica, vou indicar para alguns amigos que gostam :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    É muito bom quando lemos uma poesia concisa e com um bom vocabulário, esses itens são, em minha opinião, indispensáveis para uma boa poesia.
    Particularmente, não gosto muito de ler um livro de poesias, eu prefiro lê-las soltas.
    Apesar disso, os trechos que você trouxe para a resenha me deixaram bastante curiosa com a leitura.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Confesso que não gosto tanto de poesia, já me aventurei em alguns livros, mas não consegui apreciar totalmente. Mas confesso que esse exemplar me chamou a atenção, e quando tiver a oportunidade de ler, ou selecionar uma poesia por dia para ler, refletir e sentir. Uma ótima dica.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Thaís! Que lindas as poesias que você escolheu para colocar na resenha =) Eu adorei! Eu gosto do gênero poesia, mas nem sei porque, quase não leio... Preciso me arriscar mais nesse gênero. Já anotei aqui o nome do livro, pois gostei bastante dos poemas e de todos os elogios que você fez. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito chegada nesse tipo de livro, mas as vezes eu leio algumas poesias e gosto muito. Eu gostei das que você apresentou na resenha e fiquei curiosa para conhecer o livro.

    ResponderExcluir
  17. Oi,

    Eu pretendo ler mais poesias este ano porque em 2015 li apenas um livro de Mario Quintana. Com certeza este autor e este livro já estão na minha lista de 2016.

    Beijos
    Jucimara Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ola tenho alguns livros de poesia mais confesso que não gosto muito , sempre acho que não tenho sensibilidade o suficiente para entender e captar a mensagem que o autor quer passar sabe ,para mim acaba se tornando apenas palavras vazias sem nexo algum. Como disse acho que não tenho tanta sensibilidade ,mais adorei a dica para quem curte deve ser um livro muito bacana

    ResponderExcluir
  19. Gente quando eu era adolescências amava poesia de forma absurda. Principalmente Álvares de Azevedo. Mas de uns anos para cá deixei de ler poesia e só fui me dar conta disso agora lendo seu post.
    Achei o livro incrível pela SUS resenha e quotes, além da capa divertida.
    E vou colocar esss livro na minha lista e quem sabe a poesia volte para a minha vida.
    Bjs
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  20. Oi Thaís,
    Não sou fã de livros de poesia/ poemas mas achei interessante o auto nesse estilo escrever sobre suas vivências.
    Fico feliz por você ter gostado e acho que para quem curte o estilo e um livro imperdível.
    Bjs
    Luana Lima
    http:// blogmundodetinta. blogspot. com

    ResponderExcluir
  21. Oi Thaís, sua linda, tudo bem
    Adorei a forma como você escreveu sua resenha, seu texto está ótimo. Nos tempos da escola eu lia poesia, até me aventurei a escrever algumas, tinha um caderno só para elas. Mas engraçado, depois parei de ler. Não tem como não se interessar pelo o que o autor diz, pois ele está falando da vida e dos sentimentos humanos. Vou deixar a dica anotada, quem sabe eu volto a ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Quando vc mencionou a quantidade de poesias eu já pensei logo que o livro seria curto, mas não acho que seja um problema! Eu amo poesias e pelos quotes que vc selecionou da pra ver como o autor escreve bem e trás emoção em suas palavras! Eu gostaria de ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!